Língua Portuguesa II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos:
Consolidar o domínio da língua portuguesa – entendida como o meio primordial para atingir os diversos fins comunicativos – aos níveis da compreensão, da produção e da explicitação das regras subjacentes ao seu funcionamento.
Competências a adquirir:
No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
- apresentar uma produção linguística correcta, nos seus modos oral e escrito;
- descodificar de forma adequada todos os tipos de actos comunicativos, em todos os registos e meios;
- reconhecer e produzir instâncias de explicitação dos processos subjacentes ao funcionamento da língua nos seus diferentes níveis.
Conteúdos Programáticos
O conhecimento da língua: aspectos gramaticais da Língua Portuguesa.
1. Aspectos de naturezas lexical e morfológica.
1.1 Constituintes da palavra.
1.2 Classes de palavras e respectivas propriedades distribucionais e flexionais.
1.3 Processos de formação de palavras.
1.3.1 Derivação.
1.3.2 Composição.
1.3.3 Outros processos.
2. Aspectos de natureza sintáctica.
2.1 As classes de palavras enquanto categorias sintácticas.
2.2 As funções sintácticas.
2.2.1 Os termos essenciais da oração.
2.2.2 Os termos integrantes da oração.
2.2.3 Os termos acessórios da oração.
2.3 Da estrutura frásica simples à complexa.
2.3.1 A coordenação.
2.3.2 A subordinação.
2.4 Processos de alteração da ordem básica de constituintes de naturezas gramatical e estilística.
3. Aspectos de natureza semântica.
3.1 A palavra enquanto unidade significativa.
3.1.1 Relações associativas, campos semânticos e famílias de palavras.
3.2 Da palavra ao texto – propriedades semânticas contextuais.
3.3 Organização discursiva – aspectos macro e micro-estruturais.
4. Aspectos de natureza pragmática.
4.1 Actos de fala.
4.2 Princípios subjacentes ao uso da língua.
4.3 Implicaturas convencionais e conversacionais.
Métodos de Ensino
Exposição teórica e discussão com participação activa dos alunos dos diferentes tópicos do programa, com apoio dos materiais considerados adequados: escritos, em power-point ou outros; realização de pequenos trabalhos, individuais ou em grupo, em aula ou em casa.
Bibliografia
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Sítios na Internet:
BIBLIOTECA NACIONAL DE LISBOA, Fontes da Linguística Portuguesa: http://bnd.bn.pt/memorias/ecrans/lingua.html.
INSTITUTO CAMÕES - CENTRO VIRTUAL CAMÕES: http://www.institutocamoes.pt/cvc/hlp/index.html. INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS (IEB): http://www.ieb.usp.br.
MUSEU DALÍNGUA PORTUGUESA: http://www.estacaodaluz.org .
DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO PARA CONSULTA EM LINHA: http://dt.dgidc.min-edu.pt/
Equipa Docente
- Ana Alexandra Lázaro Vieira da Silva [responsável]