Língua Portuguesa I
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Dar a conhecer traços definitórios da linguagem humana verbal (a unidade na diversidade).
- Apresentar propriedades universais subjacentes a todas as línguas naturais.
- Fornecer um quadro cronológico e factual da história da Língua Portuguesa.
- Refletir sobre aspetos de ortografia e relações entre o plano fónico e o sistema gráfico.
- Fornecer instrumentos de análise fonológica (conceitos operatórios de um nível de análise linguística).
- Praticar o uso de uma terminologia adequada.
Conteúdos Programáticos
Programa
1. Caracterização do objeto de estudo: a linguagem verbal
1.1 Da comunicação à linguagem
1.2 A linguagem verbal e as linguagens não-verbais
1.3 A linguagem verbal
1.3.1 Linguagem, línguas naturais e língua materna
1.3.2 As línguas do mundo: propriedades universais e famílias de línguas
1.3.3 Especificidade e funções da linguagem verbal
2. Breve história da língua portuguesa
2.1 Origem e formação do português
2.2 Alguns elementos sobre a periodização da história da língua portuguesa
2.3 A situação do espaço lusófono no mundo
3. Descrição e análise da Língua Portuguesa
3.1 Representação gráfica da língua portuguesa
3.1.1 Letra e alfabeto. Tipos de correspondência entre o plano fónico e o plano gráfico.
4. Aspetos fonéticos, fonológicos e prosódicos
4.1 O aparelho fonador
4.2 Descrição e classificação dos sons da fala
4.3 O acento, a entoação.
Métodos de Ensino
- Sessões coletivas de ensino: exposição teórica (apoiada em textos ou em outros materiais), seguida de aplicação prática; trabalhos de grupo; realização de exercícios; apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.
- Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correção de trabalhos ou exercícios.
Bibliografia
Bibliografia Geral
AAVV. 1995. Linguagem – Enunciação. Enciclopédia Einaudi, 2. Lisboa: INCM.
AAVV. 1997. Oral / Escrito. Argumentação. Enciclopédia Einaudi, 11. Lisboa: INCM.
Baylon, C. e P. Fabre. 1990. Iniciação à Linguística. Coimbra: Almedina [1ª. ed. 1965]
Barbosa, Jorge Morais. 1995. Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português. Coimbra: Almedina.
Bechara, Evanildo. 1999. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.
Cuesta, Pilar Vázquez e Maria Albertina da Luz. 1983. Gramática da língua portuguesa. Lisboa: Edições 70.
Cunha, Celso e Luís Filipe Lindley Cintra. 1984. Nova gramática do português contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa.
Duarte, Inês. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria, Isabel Hub et al. (orgs). 1996. Introdução à linguística geral e portuguesa. Lisboa: Caminho.
Fromkin, V. e R. Rodman. 1993. Introdução à Linguagem. Coimbra: Almedina.
Galisson, R. e D. Coste. 1983. Dicionário de didáctica das línguas. Coimbra: Livraria Almedina.
Mateus, M.ª Helena Mira e Alina Villalva. 2006. O essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.
Vilela, Mário. 1995. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Livraria Almedina.
Sítios na Internet:
INSTITUTO CAMÕES - CENTRO VIRTUAL CAMÕES: http://www.instituto camoes.pt
INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS (IEB): http://www.ieb.usp.br
MUSEU DALÍNGUA PORTUGUESA: http://www.estacaodaluz.org
DICIONÁRIO PRIBERAM DA PORTO EDITORA: http://www.priberam.pt/DLPO/
LINKS DA LÍNGUA PORTUGUESA: http://links-portugues.blogspot.com
Equipa Docente
- Ana Alexandra Lázaro Vieira da Silva [responsável]