Literatura e Cultura
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da u.c., pretende-se que o aluno seja capaz de:
- Compreender a especificidade das abordagens teóricas nas áreas da Literatura e da
Cultura
- Relacionar a Literatura com outras expressões artísticas, enquadrando-as nas grandes
correntes culturais e na sua época
- Relacionar as diferenças e semelhanças entre as culturas portuguesa, lusófona e europeia
- Compreender o papel e a relação da Literatura e da Cultura perante os desafios da
sociedade contemporânea
- Refletir criticamente sobre a importância da Literatura e da Cultura no seu desenvolvimento
pessoal, social, moral e profissional
- Refletir criticamente sobre a importância da Literatura e da Cultura no desenvolvimento das
crianças
Conteúdos Programáticos
1. Panorâmica da história da literatura portuguesa. Os binómios estético-culturais:
tradição/rutura, contenção/efusão, e seus derivados. Tradição, modernidade e identidade.
1.1 Identidade e busca de identidade: temas literários e clichés culturais.
2. Os mitos fundadores. Trauma edipiano e legitimação. Conflito e predestinação. Do mito da
decadência à cronicidade da “crise”.
3. Os problemas do espaço. O mar e a terra. A cidade e o campo. Os domínios arcaizantes. A
montanha e a planície.
3.1 Espaços culturais e representações literárias do espaço. Do local ao universal. A
novíssima narrativa portuguesa.
4. Um “problema de expressão”: as heranças formais, temáticas, ideológicas e emocionais do
medievalismo romântico. As mitografias literárias camoniana e inesina.
4.1 “Um adeus português”: o lirismo amoroso contemporâneo.
5. A representação literária do social: denúncia política, ironia e sátira.
6. Cultura portuguesa, cultura europeia. O mercado e as indústrias culturais: modo de usar.
7. Cultura portuguesa, cultura lusófona: conceitos, polémicas, desafios.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas. Leitura de documentos e de textos, seguida de debate, orientado por
linhas de leitura. Trabalhos de grupo (elaborados a partir da reação às leituras e debates).
Mobilização das TIC, nomeadamente da plataforma Moodle.
Bibliografia
COELHO, Eduardo Prado, O Cálculo das Sombras. Porto: Asa, 1997.
COELHO, Eduardo Prado, ”As lógicas da cultura” in Situações de Infinito. Porto: Campo das
Letras, 2004 (117-121).
COELHO, Eduardo Prado, Nacional e Transmissível. Lisboa: Guerra & Paz, 2006.
GIL, José, Portugal, Hoje. O Medo de Existir. Lisboa. Relógio de Água, 2004.
LOURENÇO, Eduardo, Nós e a Europa ou as Duas Razões. Lisboa: INCM, 1994.
LOURENÇO, Eduardo, O Labirinto da Saudade. Lisboa: Gradiva, 2000.
LOURENÇO, Eduardo, A Nau de Ícaro / seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia. Lisboa:
Gradiva, 1999.
MARTINS, Oliveira, História de Portugal, Lisboa: Guimarães, 1986.
QUADROS, António, Portugal - razão e mistério, Lisboa: Guimarães, 1998.
SARAIVA, António José, Para a História da Cultura Portuguesa, Lisboa: Bertrand, 1978/79.
11
PIETERSE, Jan Nederveen, «Fictions of Europe», in GRAY, Ann & MCGUIGAN, Jim, eds. Studying
Culture / An introductory reader. London: Arnold, 1993 (225-231).
IEK, Slavoj, Bem-Vindo ao Deserto do Real, Lisboa: Relógio d’Água, 2006.
Equipa Docente
- Cláudia Maria Ferreira de Sousa Pereira [responsável]