2024

Literatura para a Infância

Nome: Literatura para a Infância
Cód.: LLT01643L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dar a conhecer a especificidade do campo literário da literatura de potencial receção infantil


Estabelecer princípios que permitam aos alunos adquirir competências na avaliação literária dos livros para a


Infância Preparar os alunos para o desenvolvimento de um gosto literário no exercício da sua profissão.

Conteúdos Programáticos

1 - A Literatura para a Infância. Reflexões em torno do conceito. Elementos estéticos. Autor/ leitor / ilustrador /


mediador de leitura. Leituras estruturalistas, psicanalíticas e antropológicas. Breve história Literatura para a


Infância.


2 - Os Textos e os Autores. Narrativa para crianças: aspectos de narratologia. Poesia para a Infância:


particularidades do discurso poético.Teatro para a Infância: do texto ao espectáculo, percurso de um género


particular. Leitura e análise de alguns textos de autores de referência.


3 - A Formação de Leitores Literários: tendências actuais para a divulgação da Literatura para a Infância. O


papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura.

Métodos de Ensino

Metodologias - Exposições teóricas dos temas pela docente, as quais integrarão as intervenções e


contribuições individuais dos alunos.


- Leituras orientadas pela docente, seguidas de trabalhos e discussões sobre essas leituras.


- Trabalhos práticos em grupo, seguidos de debate e síntese de conclusões.


Avaliação - Prova de avaliação escrita / Trabalho de grupo

Avaliação

 


Prova de avaliação escrita / Trabalho de grupo

Bibliografia

Azevedo, F.; Mesquita, A.; Balça, A. & Silva, S. (Org.) (2011). Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos


e Imagens. Raleigh, N.C: Lulu Entreprises.


Barreto, A. G. (2002). Dicionário de Literatura Infantil Portuguesa. Porto, Campo das Letras.


Debus, E., Domingues, C. & Juliano, D. (Org.). (2010). Literatura infantil e juvenil. Leituras, análises e


reflexões.Palhoça: Unisul.


Hunt, P. (2001). Children’s Literature. Oxford: Blackwell Publishers.


Propp, V. (1992). Morfologia do Conto. 3ª ed. Lisboa: Vega


Rocha, N. (2001). Breve História da Literatura para Crianças e Jovens. Nova Edição Actualizada até ao Ano


2000. Lisboa: Caminho.


Van Der Linden, S. (2007). Lire l’album. France : L’atelier du poisson soluble.

Equipa Docente (2023/2024 )