Introdução à Física
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver o gosto pela Física; Desenvolver competências de observação; Aprender a pensar cientificamente; Compreender a explicação física de alguns fenómenos naturais; Compreender o contributo das Ciências para o desenvolvimento tecnológico; Contactar com a história de alguns conceitos de forma a valorizar os processos de construção do conhecimento científico; Aquisição de conceitos e princípios que permitam desenvolver o pensamento na perspectiva da Física; Aquisição de capacidades de trabalho colaborativo e desenvolvimento da curiosidade.
Conteúdos Programáticos
1. Do arco-íris à composição das estrelas:
O que é a luz? Explorando espelhos, lentes e prismas. Reflexão, refracção e dispersão da luz.
O espectro electromagnético (breve introdução aos fenómenos ondulatórios).
Os espectros de absorção – assinaturas das substâncias – e o conhecimento da composição química das estrelas.
Fenómenos ópticos na natureza e na técnica
2. Do motor eléctrico à energia solar:
Electricidade e Magnetismo.
A descoberta da indução electromagnética.
O motor eléctrico.
O nascimento da lâmpada de tungsténio.
Os painéis fotovoltaicos
3. Do movimento na Terra ao movimento dos astros:
A universalidade das leis do Movimento: da queda dos corpos ao movimento da Lua. Fenómenos associados à dinâmica da rotação.Forças e momentos de Força e seus efeitos.
4. Energia e mundo contemporâneo:
O que é a energia? Conservação da energia e crise energética: dois contextos, duas linguagens. Transferências e conversões de energia.
6. Do átomo ao electrão (optativo)
Histórias do átomo. Os raios X; a radioactividade; as descargas eléctricas nos tubos de raios catódicos. O átomo não é indivisível – núcleo e electrões.
Das descargas eléctricas às trovoadas.
Métodos de Ensino
As temáticas são desenvolvidas recorrendo a uma física, essencialmente, fenomenológica que é o centro de tudo o que se passa na aula. Os momentos expositivos são poucos e decorrrem das questões que não se conseguem resolver através de perguntas colocadas aos dispositivos experimentais e através da interacção entre todos.
Toda a unidade curricular está organizada de forma a desenvolver a capacidade de observação. O recurso à máquina fotográfica é obrigatório para reforçar o exercício do olhar. Os brinquedos, a natureza e os jardins são campos de exercício da observação. Histórias, simulações e vídeos, “mãos na massa” ajudarão a desenvolver e a apreciar o pensamento científico.
Bibliografia
Bloomfield, L. A. (2001). How things work – the physics of everyday life. New York: Wiley.
Carvalho, R. (1995). Física no dia-a-dia. Relógio d’Água.
Lynch, D. K. e Livingston (1995). Color and Light in Nature. Cambridge University Press.
Mackintosh, R., et outros (2003). Núcleo – uma viagem ao coração da matéria. Porto Editora.
Recursos Educacionais Abertos (web) com interesse para os conteúdos e actividades propostas.
Equipa Docente
- Maria da Graça Dias Carraça [responsável]