Filosofia para Crianças
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se desenvolver capacidades de ordem cognitiva e dialógica. Busca-se promover competências ao nível da pesquisa autónoma e do trabalho cooperativo. Visa-se alcançar os seguintes objectivos :
Reconhecimento da utilidade de FpC
Identificação dos pressupostos filosóficos subjacentes
Conhecimento dos programas e das metodologias.
Reconhecer a complexidade e a diversidade das situações e temáticas educativas
Realizar exercícios com programas e metodologias
Conteúdos Programáticos
PARTE I
1.º núcleo temático: A afirmação curricular de FpC e suportes teóricos. Críticas e variações
2.º núcleo temático: Articulação do programa de FpC com as áreas filosóficas
3.º núcleo temático: Recursos filosóficos e comunidade de investigação
PARTE II
1.º momento: Exploração do programa de Matthew Lipman
2.º momento: Preparação de uma sessão de FpC e posterior análise
Métodos de Ensino
A metodologia lectiva reparte-se em três modalidades combinadas, de modo a criar dinâmicas diferentes e a facilitar abordagens diferenciadas: exposição, hermenêutica de textos e organização de sessões de FpC. A exposição, da responsabilidade da docente, visa apresentar contextualizadamente um tema; a hermenêutica, base do exercício filosófico, pressupõe o recurso a textos; a organização de sessões segundo a metodologia de FpC, visa conhecimento experiencial.
São dois os recursos metodológicos:
- trabalho individual a partir de textos. Cada estudante é responsável pelo estudo de um conjunto de texto sobre um tema. Esse estudo será dado a conhecer aos colegas da turma e à docente. Posteriormente, e após um encontro com a docente para discussão do que se afigurar pertinente, o trabalho será escrito e circulará entre os colegas.
- organização de sessões em grupo.
Para um seguro acompanhamento do estudo e esclarecimentos necessários convém recorrer à docente no seu horário de atendimento.
Bibliografia
7. Bibliografia
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