2024

Sistemas e Técnicas de Produção de Ruminantes

Nome: Sistemas e Técnicas de Produção de Ruminantes
Cód.: ZOO13892L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Zootecnia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular pretende facultar os conceitos e conhecimentos para a elaboração de um raciocínio alternativo relacionado com a moderna produção animal. Capacitar o estudante para a execução de tarefas no maneio com os animais, de acordo com os procedimentos do "low stress handling".

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

As competências a adquirir desenvolvem-se em duas vertentes: científica e profissional. Na vertente científica, pretende-se facultar ao estudante os conceitos e conhecimentos para a elaboração de um raciocínio alternativo relacionado com a moderna produção animal. Pretende-se criar condições para que o estudante seja capaz de identificar e compreender situações menos eficientes e elaborar hipóteses de trabalho que estudem os eventuais fatores de ineficiência. Na vertente profissional, pretende-se que o estudante seja capaz de executar tarefas mais comuns no maneio com os animais de acordo com os procedimentos de "low stress handling", de avaliar realidades produtivas, e desenvolver raciocínios que suscitem abordagens diferentes e promovam respostas produtivas alternativas.

Conteúdos Programáticos

Etologia aplicada. Maneio, Instalações e Bem-Estar-Animal. Raças e curvas de crescimento. Fatores abióticos e bióticos condicionantes à organização dos sistemas de produção de carne de bovinos e pequenos ruminantes. Caracterização do ciclo produtivo dos ruminantes. O balanço energético e proteico e a influência no maneio reprodutivo e na produtividade. Maneio reprodutivo e biotecnologias. Suplementação, energética, proteica e mineral. Particularidades da alimentação dos animais de cria, substituição e engorda. Os cruzamentos nos sistemas de produção de ruminantes. Medidas de eficiência produtiva e perspectivas de melhoramento genético. Sistemas e modalidades de produção de leite, estratégias alimentares e particularidades da nutrição da vaca leiteira. Integração do maneio alimentar e reprodutivo. A ordenha: equipamentos e boas práticas. Particularidades do maneio dos vitelos e das novilhas de substituição.

Métodos de Ensino

Condicionados pelos limites temporais da U.C., optou-se por uma distribuição dos conteúdos programáticos que concretizasse o duplo objectivo de apresentar as matérias e posteriormente de as consolidar, revisitando-as ao longo do programa. Desta forma, possibilita-se salientar a importância das interdependências funcionais e a melhor compreensão dos assuntos. Algumas temáticas lecionadas noutras UCs são ainda recuperadas para alicerçar e consolidar as novas matérias a lecionar.
A avaliação é efetuada por 2 provas contemplando cada uma metade das temáticas lecionada. O estudante necessita obter 9,5 em ambas as provas para obter a aprovação na UC. Está prevista igualmente a opção por um exame final, respondendo por toda a matéria.

Bibliografia

Buxadé, C. (1996). Zootecnia. Bases de la Producción Animal. Ed. Mundi-Prensa. Madrid, Espanha.

Gall, C. (1981). Goat Production. Academic Press.

Herring, A.D. (2014). Beef Cattle Production Systems. CABI International

Hemsworth, PH & Coleman, G.J. (2011). Human-Livestock Interactions. CABI

Nunes, A. F. (2004). O leite. Mecanismos de produção.FENALAC.

Simmons, P. & Erakus, C. (2011). Guia de la Cria de Ovejas. Omega.

Artigos específicos dos temas abordados nos vários capítulos.