2024

Nutrição Animal

Nome: Nutrição Animal
Cód.: ZOO12388L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Zootecnia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC estuda os nutrientes, o seu metabolismo e aproveitamento pelos animais para a sua conservação e processos produtivos. Estabelecem-se as necessidades dos animais em energia, proteína e outros nutrientes essenciais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos: Revelar os princípios fundamentais da nutrição dos animais de produção e companhia e aplicação à prática da alimentação. Compreender como os nutrientes podem ser fornecidos pelos alimentos e como os animais os digerem, absorvem e metabolizam. Controle da ingestão de alimentos. Necessidades nutritivas dos animais. Influência da nutrição nas produções e bem-estar animais assim como impacto no ambiente.
Aptidões: Descrever os tipos de alimentos, características e métodos de análise. Explicar a função dos principais nutrientes, conceito de digestibilidade e papel da energia e a utilização metabólica. Descrever os principais sistemas de avaliação energética. Explicar a utilização da proteína e dos ácidos aminados, incluindo a utilização de azoto não proteico pelos ruminantes. Calcular as necessidades de conservação e produção dos animais.
Competências:Diferenciar alimentos, ler boletins de análise e consultar tabelas de valor nutritivo dos alimentos e de necessidades animas

Conteúdos Programáticos

1. Os alimentos dos animais (conceito de alimento e nutriente, análise de alimentos).
2. Nutrientes (os principais grupos de nutrientes, suas propriedades e funções no animal).
3. Digestibilidade e cinética digestiva (biodisponibilidade dos nutrientes e importância da suadeterminação, factores que afectam a digestibilidade dos alimentos).
4. Energia e sistemas de valorização energética [conteúdo energético dos alimentos (energia bruta,digestível, metabolizável e limpa) e sistemas de avaliação energética para ruminantes, monogástricos e animais de companhia.
5. Proteína e sistemas de valorização proteica (qualidade proteica dos alimentos e sistemas de avaliação proteica, ambos para monogástricos e ruminantes). Interacções entre a energia e a proteína.
6. Ingestão e comportamento alimentar. Consequências ambientais
7. Necessidades nutritivas dos animais (necessidades para a manutenção, crescimento e engorda, reprodução, produção de ovos e lactação).

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: Durante as aulas serão transmitidos e explicados os principais conceitos, procurando sempre que se siga a resolução e discussão de casos concretos que permitam a integração dos conhecimentos que vão sendo adquiridos e uma aplicação prática à alimentação dos animais. Alguns temas serão apresentados em forma de perguntas a que o aluno terá que procurar dar resposta, recorrendo a diferentes fontes bibliográficas. Ao longo do tempo os alunos vão resolvendo problemas de cálculo da digestibilidade dos alimentos e de determinação das necessidades dos animais para diversas funções. Avaliação: Dois testes escritos a realizar durante o semestre (50%+50%) ou, alternativamente, um exame final (100 %).

Avaliação

Avaliação: Três testes escritos a realizar durante o semestre ou, alternativamente, um exame final.

Bibliografia


Peter McDonald, JFD Greenhalgh, CA Morgan, R Edwards, Liam Sinclair & Robert Wilkinson (2010). Animal Nutrition . 7 th Ed. Harlow: Pearson.

Jarrige, R. Alimentation des bovins, ovins et caprins. INRA. 1988.

INRA. L’alimentation des animaux monogastriques : porc, lapin, volailles. 1984.