2023
Projeto
Nome: Projeto
Cód.: ZOO12377L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Zootecnia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Teoria e prática de elaboração e análise de viabilidade de planos de exploração / projectos de investimento de explorações agrícolas em início de actividade ou em processo de reestruturação / reconversão
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos:
- Conhecer os conceitos e os princípios fundamentais relativos à elaboração e análise de projectos,
incidindo particularmente no domínio dos planos de exploração associados a opções de investimento de
empresas agropecuárias
Compreender a necessidade e a oportunidade de dominar e de aplicar matérias e princípios de natureza
técnica e económica, assim como perceber as vantagens de colaboração com técnicos de outros ramos
do conhecimento.
Competências:
- Saber identificar e equacionar problemas e propor soluções nos domínios da elaboração e análise de
planos de exploração / projectos de investimento para empresas agropecuárias.
- Conhecer os conceitos e os princípios fundamentais relativos à elaboração e análise de projectos,
incidindo particularmente no domínio dos planos de exploração associados a opções de investimento de
empresas agropecuárias
Compreender a necessidade e a oportunidade de dominar e de aplicar matérias e princípios de natureza
técnica e económica, assim como perceber as vantagens de colaboração com técnicos de outros ramos
do conhecimento.
Competências:
- Saber identificar e equacionar problemas e propor soluções nos domínios da elaboração e análise de
planos de exploração / projectos de investimento para empresas agropecuárias.
Conteúdos Programáticos
1. Conceito e modelos de projectos no âmbito geral e no âmbito específico do sector agrícola.
2. Custos e benefícios de projectos nas ópticas privada e social.
3. Os projectos agrícolas no quadro do empreendedorismo e agronegócio factores potenciadores e
principais condicionamentos.
4. A análise de viabilidade/exequibilidade financeira de projectos empresariais agropecuários.
5- Análise de sensibilidade sobre projectos empresariais agropecuários.
6. Concepção e elaboração de projectos agro-pecuários na óptica empresarial através do método dos orçamentos
7. Problemáticas de natureza técnica e económica associadas ao planeamento de empresas agropecuárias.
8. Estudo de casos de análise de viabilidade de projectos agropecuários na óptica empresarial.
2. Custos e benefícios de projectos nas ópticas privada e social.
3. Os projectos agrícolas no quadro do empreendedorismo e agronegócio factores potenciadores e
principais condicionamentos.
4. A análise de viabilidade/exequibilidade financeira de projectos empresariais agropecuários.
5- Análise de sensibilidade sobre projectos empresariais agropecuários.
6. Concepção e elaboração de projectos agro-pecuários na óptica empresarial através do método dos orçamentos
7. Problemáticas de natureza técnica e económica associadas ao planeamento de empresas agropecuárias.
8. Estudo de casos de análise de viabilidade de projectos agropecuários na óptica empresarial.
Métodos de Ensino
A unidade curricular organiza-se em aulas teóricas, aulas práticas e tutoriais.
As aulas teóricas têm por objectivo a exposição de conceitos e princípios, incentivando a pesquisa e
interpretação de informação. As aulas práticas destinam-se à realização de estudo de casos e de
resolução de problemas relativos às matérias leccionadas. O trabalho de projecto, realizado por grupos de
dois alunos, será acompanhado pelos docentes em trabalho de gabinete específico para cada grupo de
trabalho.
Procurar-se-á que os alunos tenham participação activa, promovendo a análise e discussão de temas.
Métodos de avaliação:
1- Teste escrito: 60% da classificação final
2- Trabalho de projecto: 40% da classificação final
As aulas teóricas têm por objectivo a exposição de conceitos e princípios, incentivando a pesquisa e
interpretação de informação. As aulas práticas destinam-se à realização de estudo de casos e de
resolução de problemas relativos às matérias leccionadas. O trabalho de projecto, realizado por grupos de
dois alunos, será acompanhado pelos docentes em trabalho de gabinete específico para cada grupo de
trabalho.
Procurar-se-á que os alunos tenham participação activa, promovendo a análise e discussão de temas.
Métodos de avaliação:
1- Teste escrito: 60% da classificação final
2- Trabalho de projecto: 40% da classificação final
Bibliografia
Abecassis, F. Cabral, N., 2010. Análise Económica e Financeira de Projetos. 6ª Ed., Fund. C. Gulbenkian, Lisboa.
Avillez, F., et al. 2006. Análise de Investimentos.Manual Técnico C. Formação Global Gestão Agrícola, Módulo III, 1ª Ed.
Gittinger, J. P.1984. Economic Analysis of Agricultural Projects. Economic Development Inst., The World Bank.
Horta, P. et al 2014. Avaliação Económica de Tecnologias de Produção de Bovinos com Base na Raça Mertolenga Região Évora. Actas do 20º Congr. APDR Renaissance of the Regions of Southern Europe:1286-1293.
IFAP Modelos de projectos de candidatura a programas/acções/medidas de apoio financeiro.
Project Management Institute, 2013. Guide Project Management Body of Knowledge, 5th Ed.
Diversa documentação fornecida pelos docentes para aulas teóricas e práticas.
Avillez, F., et al. 2006. Análise de Investimentos.Manual Técnico C. Formação Global Gestão Agrícola, Módulo III, 1ª Ed.
Gittinger, J. P.1984. Economic Analysis of Agricultural Projects. Economic Development Inst., The World Bank.
Horta, P. et al 2014. Avaliação Económica de Tecnologias de Produção de Bovinos com Base na Raça Mertolenga Região Évora. Actas do 20º Congr. APDR Renaissance of the Regions of Southern Europe:1286-1293.
IFAP Modelos de projectos de candidatura a programas/acções/medidas de apoio financeiro.
Project Management Institute, 2013. Guide Project Management Body of Knowledge, 5th Ed.
Diversa documentação fornecida pelos docentes para aulas teóricas e práticas.
Equipa Docente
- Fernando Paulo de Sousa e Sá Correia Marques [responsável]