2025
Itinerários Turísticos
Nome: Itinerários Turísticos
Cód.: SOC12120L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Turismo
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
O objetivo principal é proporcionar ao Aluno conhecimentos básicos sobre o planeamento e gestão de itinerários turísticos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo principal é proporcionar ao Aluno conhecimentos sobre o planeamento e gestão de um dos serviços mais impulsionados pelos diversos intervenientes no sector - itinerários turísticos - nas diferentes formas que pode assumir. No final do semestre o Aluno tem as seguintes competências: Reconhecer a importância da implementação de itinerários para a valorização e dinamização da oferta turística a níveis local, regional, local e internacional; Identificar e aplicar a metodologia mais adequada na elaboração de um itinerário (consoante a sua tipologia), tendo em conta o desenvolvimento sustentável do destino; Gerir e valorizar um projeto-itinerário em diversos contextos organizacionais e territoriais, como por exemplo em empresas de animação, agências de viagens, câmaras municipais, associações de desenvolvimento ou outras de índole cultural e, também, em projetos de cooperação a nível internacional.
Conteúdos Programáticos
1. Itinerários: planeamento e gestão
1.1. Terminologia e importância no âmbito das políticas públicas
1.2. Recursos, regras e procedimentos de desenvolvimento
1.3. Metodologia de elaboração de projeto no âmbito de uma rota turística
1.4. Metodologia de elaboração de projeto no âmbito dos percursos pedestres
2. Itinerários: valorização e contributos para a oferta turística
2.1. Oportunidades e requisitos de mercado
2.2. Capacidade competitiva de Portugal e europeia
2.3. Estratégias de desenvolvimento e impactos
2.4. Estratégias de comercialização
3. Itinerários: estudos de caso
3.1. Estudos de caso por temática e/ou área geográfica
3.2. Análise de propostas de projetos
1.1. Terminologia e importância no âmbito das políticas públicas
1.2. Recursos, regras e procedimentos de desenvolvimento
1.3. Metodologia de elaboração de projeto no âmbito de uma rota turística
1.4. Metodologia de elaboração de projeto no âmbito dos percursos pedestres
2. Itinerários: valorização e contributos para a oferta turística
2.1. Oportunidades e requisitos de mercado
2.2. Capacidade competitiva de Portugal e europeia
2.3. Estratégias de desenvolvimento e impactos
2.4. Estratégias de comercialização
3. Itinerários: estudos de caso
3.1. Estudos de caso por temática e/ou área geográfica
3.2. Análise de propostas de projetos
Métodos de Ensino
As matérias a lecionar serão transmitidas utilizando ambos os métodos expositivos (para transmissão dos conhecimentos essenciais) e ativos, fomentando a reflexão e resolução de problemas, o diálogo e o debate, para que os alunos desenvolvam a capacidade de assimilar os conteúdos de forma mais autónoma e participativa. As reflexões e debates baseiam-se numa visão integradora e cumulativa de todas as matérias abordadas ao longo das aulas. Serão realizados exercícios práticos para uma adequada compreensão de alguns dos conteúdos mais técnicos. O Aluno é incentivado a identificar e a explorar fontes de informação complementares. Com a colaboração de profissionais do sector, prevê-se a participação em visitas de campo e/ou seminários para interpretar diferentes realidades e consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula.
Avaliação
Avaliação contínua: realização de 1 prova individual (50%) e de trabalho prático individual/grupo (50%).
Avaliação exame, em qualquer época: 1 prova individual (100%).
Avaliação exame, em qualquer época: 1 prova individual (100%).
Bibliografia
Borges, M.R. (2022). Tourism Routes as a Tourist Destination. In D. Buhalis (Ed.), Encyclopedia of Tourism Management and Marketing. Edward Elgar Publishing.
Borges, M.R. et al (2020). Creative industrial tourism in Alentejo: The case of the Estremoz Anticlinal Marble Route. In J.V. Carvalho et al (eds.), Advances in Tourism, Technology and Smart Systems. Springer.
Conlin, M.V., & Bird, G.R. (2014). Railway heritage and tourism: Global perspectives. Channel View Publications.
Council of Europe (2011). Impact of European Cultural Routes on SMEs innovation and competitiveness. Conselho da Europa (Ed.).
FCMP (2006). Regulamento de homologação de Percursos Pedestres. Lisboa: FCMP.
Olsen, D.H., & Trono, A. (2018). Religious Pilgrimage Routes and Trails. Sustainable Development and Management. CABI.
Timothy, D.J., & Boyd, S. (2015). Tourism and trails: Cultural, ecological and management issues. Aspects of Tourism. Channel View Publications.
World Tourism Organization (2015). Cultural
Borges, M.R. et al (2020). Creative industrial tourism in Alentejo: The case of the Estremoz Anticlinal Marble Route. In J.V. Carvalho et al (eds.), Advances in Tourism, Technology and Smart Systems. Springer.
Conlin, M.V., & Bird, G.R. (2014). Railway heritage and tourism: Global perspectives. Channel View Publications.
Council of Europe (2011). Impact of European Cultural Routes on SMEs innovation and competitiveness. Conselho da Europa (Ed.).
FCMP (2006). Regulamento de homologação de Percursos Pedestres. Lisboa: FCMP.
Olsen, D.H., & Trono, A. (2018). Religious Pilgrimage Routes and Trails. Sustainable Development and Management. CABI.
Timothy, D.J., & Boyd, S. (2015). Tourism and trails: Cultural, ecological and management issues. Aspects of Tourism. Channel View Publications.
World Tourism Organization (2015). Cultural
Equipa Docente (2024/2025 )
- Maria do Rosário Pereira da Silva Borges [responsável]