Turismo Internacional
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conteúdos Programáticos
1.1. Considerações introdutórias
1.2. Fatores de localização da atividade turística
1.3. Tendências do turismo
2. Organizações internacionais no turismo
3.1. Caracterização
3.2. Políticas, iniciativas e projetos em destaque
3. Distribuição espacial da atividade turística a nível mundial
3.1. Metodologias associadas à análise dos dados
3.2. Caracterização dos fluxos turísticos
3.2.1. Turismo receptor - Inbound Tourism
3.2.2. Turismo emissor - Outbound Tourism
3.3. Caracterização e tendências da actividade turística mundial por regiões
3.3.1. Ásia e Pacífico
3.3.2. África
3.3.3. Américas
3.3.4. Europa
3.3.5. Médio Oriente
4. Mercados Emissores para Portugal
4.1. O turismo português no panorama internacional
4.2. Principais mercados emissores
Métodos de Ensino
Avaliação
A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores em qualquer modalidade de avaliação, de acordo com as normas em vigor na Universidade de Évora para o presente ano lectivo (Regulamento Escolar Interno | Ordem de Serviço nº 7/2008).
Modalidades de Avaliação
A.1. Regime de Avaliação Contínua: trabalho sobre regiões (70%) + trabalhos individuais apresentados na aula (30%).
Âmbito dos trabalhos individuais:
- Exercício 1: Apresentação de um organismo internacional. (10%)
- Exercício 2: Apresentação de uma carta, código, guia ou agenda. (10%)
- Exercício 3: Apresentação de um mercado emissor. (10%)
- Trabalho prático: caracterização da actividade turística numa dada região geográfica. (60%)
A.2. Regime de Avaliação por Exame, em Julho: prova escrita individual (70%) e estudo de caso direccionado [individual] (30%).
A.3. Avaliação Época Especial: Setembro, em data e horário a afixar, de acordo com Calendário Escolar.
Bibliografia
Boniface, B., Cooper, R., & Cooper, C. (2016). Worldwide destinations: The geography of travel and tourism. Routledge.
Buhalis, D., & Costa, C. (2006). Tourism management dynamics: trends, management and tools. Butterworth-Heinemann
Burton, R. (1995). Travel geography. Pitman
Conrady, R. & Buck, M. (2010). Trends and issues in global tourism 2010. Springer
Edgell, D.L. & Swanson, J.R. (2018). Tourism policy and planning: Yesterday, today, and tomorrow. Routledge
Hall, C.M. & Page, S. J. (2002). The geography of tourism and recreation: Environment, Place and Space. Routledge
Nelson, V. (2017). An Introduction to the geography of tourism. 2.ª Ed. Rowman.
Reisinger, Y. (2009). International tourism: Cultures and behavior. Butterworth-Heinemann
Stephen, W. & Lew, A. (2015). Tourism geography: Critical understandings of place, space and experience. Routledge
WTO (2003). Turismo Internacional: Uma perspetiva global. OMT
Equipa Docente (2023/2024 )
- Jaime Manuel Moleiro Serra [responsável]
- Mónica Belchior Morais de Brito