2025
Turismo Internacional
Nome: Turismo Internacional
Cód.: SOC07807L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Turismo
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Adquirir conhecimentos genéricos sobre a atividade turística à escala mundial, nomeadamente enquanto fenómeno de interação espacial, com um enfoque especial para a caracterização, análise e compreensão dos principais fluxos turísticos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dotar os Alunos de conhecimentos sobre a atividade turística à escala mundial, nomeadamente enquanto fenómeno de interação espacial, com um enfoque especial para a caracterização, análise e compreensão dos principais fluxos turísticos. Especificamente pretende-se desenvolver as competências dos Alunos no sentido de os dotar com conhecimentos que lhes permitam: O1 Conhecer alguns fatores de transformação, temporal e espacial, do sistema turístico internacional e identificar tendências; O2 Reconhecer as principais organizações internacionais e as suas atividades nos diversos domínios de atividade e/ou nas diferentes áreas geográficas; O3 Caracterizar as grandes regiões recetoras e emissoras ao nível do turismo internacional; Reconhecer as ferramentas de recolha de dados e manuseá-las para analisar as informações associadas à caraterização dos fluxos turísticos internacionais; O4 Identificar e analisar as características dos principais mercados emissores para Portugal.
Conteúdos Programáticos
1. Turismo Internacional
1.1. Considerações introdutórias
1.2. Fatores de localização da atividade turística
1.3. Tendências do turismo
2. Organizações internacionais no turismo
3.1. Caracterização
3.2. Políticas, iniciativas e projetos em destaque
3. Distribuição espacial da atividade turística a nível mundial
3.1. Metodologias associadas à análise dos dados
3.2. Caracterização dos fluxos turísticos
3.2.1. Turismo receptor - Inbound Tourism
3.2.2. Turismo emissor - Outbound Tourism
3.3. Caracterização e tendências da actividade turística mundial por regiões
3.3.1. Ásia e Pacífico
3.3.2. África
3.3.3. Américas
3.3.4. Europa
3.3.5. Médio Oriente
4. Mercados Emissores para Portugal
4.1. O turismo português no panorama internacional
4.2. Principais mercados emissores
1.1. Considerações introdutórias
1.2. Fatores de localização da atividade turística
1.3. Tendências do turismo
2. Organizações internacionais no turismo
3.1. Caracterização
3.2. Políticas, iniciativas e projetos em destaque
3. Distribuição espacial da atividade turística a nível mundial
3.1. Metodologias associadas à análise dos dados
3.2. Caracterização dos fluxos turísticos
3.2.1. Turismo receptor - Inbound Tourism
3.2.2. Turismo emissor - Outbound Tourism
3.3. Caracterização e tendências da actividade turística mundial por regiões
3.3.1. Ásia e Pacífico
3.3.2. África
3.3.3. Américas
3.3.4. Europa
3.3.5. Médio Oriente
4. Mercados Emissores para Portugal
4.1. O turismo português no panorama internacional
4.2. Principais mercados emissores
Métodos de Ensino
São privilegiados os métodos ativos de aprendizagem para incentivar os alunos a desenvolver a capacidade de assimilar os conteúdos de maneira autónoma e participativa. A prática pedagógica favorece a análise de informação atual, privilegiando a exploração de estudos de caso (individualmente e/ou entre pares), para que os alunos possam direcionar a sua aprendizagem e explorar os seus conhecimentos refletindo sobre situações reais, preparando-os para a prática profissional neste domínio. Na segunda parte do semestre, a aprendizagem baseia-se no desenvolvimento, apresentação e defesa de um trabalho com o objetivo de os alunos explorarem e adquirirem conhecimento adicional de forma integrada, contemplado os diferentes tópicos do programa. Avaliação: 40% Frequência e 60% Trabalho. Exames: 100% Frequência.
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua: prova escrita individual (50%) + trabalhos práticos de grupo/individuais (50%)
Regime de Avaliação por Exame, em qualquer época: prova escrita individual (100%)
Regime de Avaliação por Exame, em qualquer época: prova escrita individual (100%)
Bibliografia
Boniface, B., Cooper, R., & Cooper, C. (2016). Worldwide destinations: The geography of travel and tourism. Routledge.
Buhalis, D., & Costa, C. (2006). Tourism management dynamics: trends, management and tools. Butterworth-Heinemann
Cook, R.A. et al. (2018). Tourism: The business of hospitality and travel. 6.ª Ed. Global Edition.
Conrady, R. & Buck, M. (2010). Trends and issues in global tourism 2010. Springer
Edgell, D.L. & Swanson, J.R. (2018). Tourism policy and planning: Yesterday, today, and tomorrow. Routledge
Hall, C.M. & Page, S. J. (2002). The geography of tourism and recreation: Environment, Place and Space. Routledge
Nelson, V. (2017). An Introduction to the geography of tourism. 2.ª Ed. Rowman.
Reisinger, Y. (2009). International tourism: Cultures and behavior. Butterworth-Heinemann
Stephen, W. & Lew, A. (2015). Tourism geography: Critical understandings of place, space and experience. Routledge
WTO (2022). Tourism Highlights. WTO.
Buhalis, D., & Costa, C. (2006). Tourism management dynamics: trends, management and tools. Butterworth-Heinemann
Cook, R.A. et al. (2018). Tourism: The business of hospitality and travel. 6.ª Ed. Global Edition.
Conrady, R. & Buck, M. (2010). Trends and issues in global tourism 2010. Springer
Edgell, D.L. & Swanson, J.R. (2018). Tourism policy and planning: Yesterday, today, and tomorrow. Routledge
Hall, C.M. & Page, S. J. (2002). The geography of tourism and recreation: Environment, Place and Space. Routledge
Nelson, V. (2017). An Introduction to the geography of tourism. 2.ª Ed. Rowman.
Reisinger, Y. (2009). International tourism: Cultures and behavior. Butterworth-Heinemann
Stephen, W. & Lew, A. (2015). Tourism geography: Critical understandings of place, space and experience. Routledge
WTO (2022). Tourism Highlights. WTO.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Maria do Rosário Pereira da Silva Borges [responsável]