2025
Cidades e Patrimónios Urbanos
Nome: Cidades e Patrimónios Urbanos
Cód.: HIS14607L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
A UC tem como principal foco destacar a importância das cidades no tempo longo e nas sociedades atuais e, por essa via, sublinhar a relevâncias dos patrimónios urbanos e do seu contributo para a sustentabilidade comunidades urbanas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Objetivos de conhecimento e compreensão
- Conceitos e tópicos relativos ao Património Cultural (PC ), material e imaterial, e suas articulações com as dinâmicas urbanas.
-Conceitos, teorias, técnicas e estratégias de intervenção no âmbito do Património Cultural em meio urbano.
- Instrumentos e textos orientadores e normativos, nacionais e internacionais sobre as cidades históricas e o seu património urbano
2. Competências intelectuais e profissionais
- Identificação genérica das teorias e dos modelos de análise que suportam os conhecimentos no campo do Património Cultural.
- Desenvolvimento de competências cognitivas de pensamento crítico, de análise e de síntese, aplicadas ao Património Cultural, nomeadamente através de estudos de caso relacionados com o objeto da UC.
- Desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação em situações específicas de processos de patrimonialização.
- Comunicar de uma forma clara, coerente e integrada no âmbito de equipas multidisciplinares.
- Conceitos e tópicos relativos ao Património Cultural (PC ), material e imaterial, e suas articulações com as dinâmicas urbanas.
-Conceitos, teorias, técnicas e estratégias de intervenção no âmbito do Património Cultural em meio urbano.
- Instrumentos e textos orientadores e normativos, nacionais e internacionais sobre as cidades históricas e o seu património urbano
2. Competências intelectuais e profissionais
- Identificação genérica das teorias e dos modelos de análise que suportam os conhecimentos no campo do Património Cultural.
- Desenvolvimento de competências cognitivas de pensamento crítico, de análise e de síntese, aplicadas ao Património Cultural, nomeadamente através de estudos de caso relacionados com o objeto da UC.
- Desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação em situações específicas de processos de patrimonialização.
- Comunicar de uma forma clara, coerente e integrada no âmbito de equipas multidisciplinares.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: articulação e complementaridade da perspectiva de abordagem da presente UC com as demais UCs de Património Cultural do curso
2. Apreciação crítica de conceitos - cidades, urbanização, urbanismo, património urbano, paisagem urbana histórica.
3. Cidades e transformações urbanas - uma perspetiva no tempo longo. A europa e o mundo.
5. O património urbano - uma herança e um futuro para as cidades. Memória, identidade e sustentabilidade.
6. Convenções, cartas e recomendações - princípios doutrinários e normativas sobre as cidades, a vida urbana, o património urbano e as paisagens urbanas históricas
7. Processos de atribuição de valor no âmbito do património urbano e das paisagens urbanas histórias. Análise de casos nacionais e internacionais.
2. Apreciação crítica de conceitos - cidades, urbanização, urbanismo, património urbano, paisagem urbana histórica.
3. Cidades e transformações urbanas - uma perspetiva no tempo longo. A europa e o mundo.
5. O património urbano - uma herança e um futuro para as cidades. Memória, identidade e sustentabilidade.
6. Convenções, cartas e recomendações - princípios doutrinários e normativas sobre as cidades, a vida urbana, o património urbano e as paisagens urbanas históricas
7. Processos de atribuição de valor no âmbito do património urbano e das paisagens urbanas histórias. Análise de casos nacionais e internacionais.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: aulas teórico-práticas de exposição de conteúdos, análise de textos e apresentação de trabalhos pelos alunos. Os materiais e recursos usados nas aulas serão disponibilizados na plataforma moodle da Universidade.
O docente fará o acompanhamento dos trabalhos que os alunos devem realizar fora das sessões TP, em horário de atendimento específico para o efeito.
Avaliação contínua:
1. Trabalho individual de investigação, com base num tema proposto pelo estudante, após apreciação e aceitação por parte do docente (40%); apresentação oral do mesmo trabalho (20%). A sua preparação será acompanhada nas tutorias. 2. Frequência (40%).
Exame:
Prova escrita (100%). Nos casos em que o docente assim considerar oportuno a prov escrita de exame poderá ser secundada por avaliação oral (100%). Nesse caso, a nota final do Exame será: (100%+100%)/2.
O docente fará o acompanhamento dos trabalhos que os alunos devem realizar fora das sessões TP, em horário de atendimento específico para o efeito.
Avaliação contínua:
1. Trabalho individual de investigação, com base num tema proposto pelo estudante, após apreciação e aceitação por parte do docente (40%); apresentação oral do mesmo trabalho (20%). A sua preparação será acompanhada nas tutorias. 2. Frequência (40%).
Exame:
Prova escrita (100%). Nos casos em que o docente assim considerar oportuno a prov escrita de exame poderá ser secundada por avaliação oral (100%). Nesse caso, a nota final do Exame será: (100%+100%)/2.
Bibliografia
- Bandarin, F. e Oers, R. van (2014) El paisaje urbano histórico : la gestión del patrimonio en un siglo urbano Madrid : Abada.
- Choay, F. (2000); A alegoria do património. Lisboa : Ed. 70, 2000.
- Clark, P. (ed.) (2015). The Oxford Handbook of Cities in World History. Oxford: Oxford University Press
- Fortuna, C. (org.) (2001). Cidade, cultura e globalização : ensaios de sociologia. Oeiras: Celta
- Labadi, S. and Logan, W. (2015). Urban heritage, development and sustainability : international frameworks, national and local governance. London : Routledge
- Oreja, M. Á. Castillo (2000). Ciudades Históricas: Conservación y desarrollo. Toledo: Fundación Argentaria.
- Peixoto, P. (2003). Centros históricos e sustentabilidade cultural das cidades. In Colóquio: A cidade entre projectos e políticas (30 de Junho de 2003). Porto: Fac. de L. da U. do Porto
- ćitaroci, O.S et al (ed.) (2019). Cultural Urban Heritage. Development, Learning and Landscape Strategies. London: Springer
- Choay, F. (2000); A alegoria do património. Lisboa : Ed. 70, 2000.
- Clark, P. (ed.) (2015). The Oxford Handbook of Cities in World History. Oxford: Oxford University Press
- Fortuna, C. (org.) (2001). Cidade, cultura e globalização : ensaios de sociologia. Oeiras: Celta
- Labadi, S. and Logan, W. (2015). Urban heritage, development and sustainability : international frameworks, national and local governance. London : Routledge
- Oreja, M. Á. Castillo (2000). Ciudades Históricas: Conservación y desarrollo. Toledo: Fundación Argentaria.
- Peixoto, P. (2003). Centros históricos e sustentabilidade cultural das cidades. In Colóquio: A cidade entre projectos e políticas (30 de Junho de 2003). Porto: Fac. de L. da U. do Porto
- ćitaroci, O.S et al (ed.) (2019). Cultural Urban Heritage. Development, Learning and Landscape Strategies. London: Springer
Equipa Docente (2024/2025 )
- Maria Ana Rodrigues Bernardo [responsável]