2024

História de Portugal I

Nome: História de Portugal I
Cód.: HIS14543L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Através do conhecimento da evolução política e institucional de Portugal, visto através do confronto com diferentes autores, os alunos serão capazes de identificar as questões-chave dos processos históricos de mudança e da participação política.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O Programa de História de Portugal tem como principal propósito providenciar aos alunos uma visão abrangente, diacrónica e complementar da história nacional em torno de grandes temáticas da história económica e social, politica e cultural com abordagens de sensibilização a diferentes tipologias de património cultural.
Conhecimentos
-Conhecer as dinâmicas políticas e os fundamentos da organização socioeconómica da História de Portugal
- Conhecer os principais fenómenos culturais e os seus impactos sociais
- Conhecer os debates historiográficos sobre os temas em estudo
- Compreender e usar corretamente os conceitos apropriados
Aptidões
- Desenvolver o pensamento histórico, tendo em conta a análise das conjunturas e das mudanças
-Dominar o vocabulário conceptual utilizado nas diversas áreas temáticas.
-Conhecer as noções básicas relativas às recentes problemáticas historiográficas
Competências
-Desenvolver autonomamente conhecimento
-Desenvolver competências de escrita e exposição oral.

Conteúdos Programáticos

1.O que é Portugal? Fatores e mitos identitários
2.A formação de Portugal e a definição do território: contextos geográficos, étnicos, culturais, políticos e administrativos
3. As alterações do século XIV e a Dinastia de Avis
4. Políticas expansionistas e reforço do poder real. “Portugal no tempo dos Filipes”
5.O Humanismo e o Renascimento. A “revolução da imprensa”
6. As reformas religiosas. A sociedade portuguesa pós-Concílio de Trento. O Barroco
7. A Revolução Científica: racionalismo e método científico.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são diversificadas, combinando a exposição oral realizada pelo professor com o desenvolvimento das capacidades dos alunos para a construção de pensamento crítico sobre os conteúdos programáticos, autonomia no processo de ensino-aprendizagem e de autoavaliação. Valorizam uma aprendizagem participativa que investe na intervenção e debate em sala de aula e na demonstração da capacidade de organização, sistematização e análise da informação.
A plataforma moodle será usada para o desenvolvimento das atividades letivas e para a execução das tarefas propostas aos estudantes.

Avaliação

I - Avaliação contínua:
1. Frequência no final do semestre, com toda a matéria da disciplina (55%).
2. Apresentação de três trabalhos escritos (1300 a 1500 palavras) (30%)
3. Apresentação oral de um tópico do programa (15%)

II - Avaliação Final:
Exame (100%).

Bibliografia

BOUZA, Fernando (2000), Portugal no tempo dos Filipes: política, cultura, representações (1580-1668), Lisboa: Cosmos.
COELHO, Maria Helena da Cruz e Homem, Armando Luís de Carvalho (1996), “Portugal em definição de fronteiras. Do Condado portucalense à crise do século XIV (1096-1325)”, in Nova História de Portugal, vol.III, Lisboa: Ed. Presença.
COSTA, L. Freire; LAINS, P.; MIRANDA, S. M. (2011), História Económica de Portugal:1143-2010, Lisboa: Esfera dos Livros.
LAY, Stephen (2011), Os Reis da reconquista portuguesa, Lisboa: Texto Editores.
MATTOSO, José (1985), Identificação de um país, 2 vols, Lisboa: Estampa.
PINTO, A. C. e MONTEIRO N. G. (2013-2015). História Contemporânea de Portugal: 1808-2010, Lisboa / Madrid: Fundación Mapfre / Editora Objectiva / Penguin Random House.
RAMOS, Rui (coord.) (2010), História de Portugal, Lisboa: A Esfera dos Livros.

SITES:
- O Portal da História - http://www.arqnet.pt