2024
Património Documental e Identidade
Nome: Património Documental e Identidade
Cód.: HIS12123L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
- Proporcionar ao aluno linhas gerais de reflexão sobre as condições de produção e a evolução das
condições de produção da memória;
- Dotar o aluno de um conhecimento transversal sobre a constituição do arquivo em Historia,
- Dotar o aluno de um pensamento critico sobre a produção e utilização do património documental;
- Pensar criticamente o caráter relativo do património e das fontes da memória.
- Proporcionar ao aluno linhas gerais de reflexão sobre as condições de produção e a evolução das
condições de produção da memória;
- Dotar o aluno de um conhecimento transversal sobre a constituição do arquivo em Historia,
- Dotar o aluno de um pensamento critico sobre a produção e utilização do património documental;
- Pensar criticamente o caráter relativo do património e das fontes da memória.
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos e problemáticas
- Património, identidade e memória
- Os condicionalismos da preservação da memória documental.
2. O arquivo e a História: os limites da memória.
3. Da oralidade ao registo escrito.
4. Tipologias documentais e a visão escrita do passado.
5. Os desafios da era digital.
- Património, identidade e memória
- Os condicionalismos da preservação da memória documental.
2. O arquivo e a História: os limites da memória.
3. Da oralidade ao registo escrito.
4. Tipologias documentais e a visão escrita do passado.
5. Os desafios da era digital.
Métodos de Ensino
Pretende-se uma metodologia ativa baseada no trabalho continuado e orientado dos discentes,
devidamente enquadrado por uma abordagem teórica introduzida pelos docentes. A avaliação contínua
constará de um trabalho de grupo, monitorizado nas aulas tutoriais (50%), de uma frequência (30%) e de
um relatório de visita de estudo ou de comunicação/conferência (20%). Em opção, existe a avaliação por
exame final.
devidamente enquadrado por uma abordagem teórica introduzida pelos docentes. A avaliação contínua
constará de um trabalho de grupo, monitorizado nas aulas tutoriais (50%), de uma frequência (30%) e de
um relatório de visita de estudo ou de comunicação/conferência (20%). Em opção, existe a avaliação por
exame final.
Bibliografia
- CLANCHY, Michael , From Memory to written record. England 1033-1307, 2ª edição, Oxford, Blackwell,
1993;
- FEATHER, J. Managing the documentary heritage: Issues for the present and future. In G. Gorman & S. Shep (Eds.), Preservation Management for Libraries, Archives and Museums, 2006 , pp. 1-18.
- FOUCAULT, Michel, As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências, 2018
- FOUCAULT, Michel, A arqueologia do saber, 2018
- KALELA, Jorma, Making History. The historian and uses of the past, Nova York, Palgrave Macmillan,
2012;
- LAGE, Maria Otilia, Abordar o património documental: territórios, patrimónios e desafios,Guimarães,
NEPS, 2002,
- MEWS, Constant J. e CROSSLEY, John N., The Communities of learning. Networks and the shaping of
intellectual identity in Europe, 1100- 1500, Turnhout, Brepols, 2011;
- MIGUELEZ Gonzalez, Elvira Julieta, Concepto y método del património documental y bibliográfico,
Berceo, nº 128, 1995, pp. 281-290;
1993;
- FEATHER, J. Managing the documentary heritage: Issues for the present and future. In G. Gorman & S. Shep (Eds.), Preservation Management for Libraries, Archives and Museums, 2006 , pp. 1-18.
- FOUCAULT, Michel, As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências, 2018
- FOUCAULT, Michel, A arqueologia do saber, 2018
- KALELA, Jorma, Making History. The historian and uses of the past, Nova York, Palgrave Macmillan,
2012;
- LAGE, Maria Otilia, Abordar o património documental: territórios, patrimónios e desafios,Guimarães,
NEPS, 2002,
- MEWS, Constant J. e CROSSLEY, John N., The Communities of learning. Networks and the shaping of
intellectual identity in Europe, 1100- 1500, Turnhout, Brepols, 2011;
- MIGUELEZ Gonzalez, Elvira Julieta, Concepto y método del património documental y bibliográfico,
Berceo, nº 128, 1995, pp. 281-290;