2025
Património Científico
Nome: Património Científico
Cód.: HIS12116L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Identificar Património científico em tempo de globalização; reconhecer espaços, instituições e coleções de
património científico; património científico e cidades espelhos de diálogo. Factos, Tempo Longo, Tempo
Curto, Persistência (s), Inovação. Estimular a inquietação científica e historiográfica: como manusear
património científico envolvendo nós e o «outro» ? O papel do público entendimento da História da
Ciência, dos Museus Científicos e das Coleções do século XVIII- XXI?
Pretende-se a) Reconhecer e identificar temas, problemas e correntes historiográficas de património,
instituições e coleções científicas; b) Descentralização da história para uma visão mundial e global da
História, das configurações ideológicas, culturais e de imaginários dos séculos XX e XXI; c) Identificar
agendas de património científico; d) Saber identificar a capacidade de agenciamento nas Ciências Sociais
e Humanas a partir de património científico, numa visão transnacional e global. (978)
património científico; património científico e cidades espelhos de diálogo. Factos, Tempo Longo, Tempo
Curto, Persistência (s), Inovação. Estimular a inquietação científica e historiográfica: como manusear
património científico envolvendo nós e o «outro» ? O papel do público entendimento da História da
Ciência, dos Museus Científicos e das Coleções do século XVIII- XXI?
Pretende-se a) Reconhecer e identificar temas, problemas e correntes historiográficas de património,
instituições e coleções científicas; b) Descentralização da história para uma visão mundial e global da
História, das configurações ideológicas, culturais e de imaginários dos séculos XX e XXI; c) Identificar
agendas de património científico; d) Saber identificar a capacidade de agenciamento nas Ciências Sociais
e Humanas a partir de património científico, numa visão transnacional e global. (978)
Conteúdos Programáticos
1. Visão introdutória da História das Ciências e da Prática Científica do mundo moderno (séculos 18-20).
2. Práticas científicas, práticas culturais e património científico: contexto Europa em diálogo com os eixos
estratégicos do Atlântico e do Índico de trocas e de redes científicas
3. Instituições, atores e redes em torno de património científico: Universidades, Laboratórios, Jardins,
Museus, Congressos, Centros de Ciência.
4. Descobrir, valorizar e investigar coleções científicas. Exibir património científico e coleções.
5. Espaço público e património científico legislação, políticas e debates de utilização e valorização.
6. Papel ativo de património científico na sociedade e na promoção de cultura científica vs.Cultura de
cidadania
7. Partir em busca de estudos de caso de património científico na sociedade portuguesa um exercício em
aberto (856)
2. Práticas científicas, práticas culturais e património científico: contexto Europa em diálogo com os eixos
estratégicos do Atlântico e do Índico de trocas e de redes científicas
3. Instituições, atores e redes em torno de património científico: Universidades, Laboratórios, Jardins,
Museus, Congressos, Centros de Ciência.
4. Descobrir, valorizar e investigar coleções científicas. Exibir património científico e coleções.
5. Espaço público e património científico legislação, políticas e debates de utilização e valorização.
6. Papel ativo de património científico na sociedade e na promoção de cultura científica vs.Cultura de
cidadania
7. Partir em busca de estudos de caso de património científico na sociedade portuguesa um exercício em
aberto (856)
Métodos de Ensino
Ponto prévio. Uso semanal das plataformas de moodle disponibilizadas pela U.E.
A uc funcionará semanalmente sempre com uma mesma modalidade: 1º aulas teóricas lectures; 2º aulas
de laboratório: visita de campo, análise e comentário de um artigo de estado de arte de agendas
diversificadas, em inglês proveniente de internationals journals da especialidade de património científico.
Esta tarefa é obrigatória e sempre feita em grupo pre-organizados, sempre supervisionados pelo docente
em tempo de tutoria ou de apoio de mail.
Vetores abertos: 3 sessões a cargo de experts convidados; levar os estudantes a participarem em
conferências/congressos.
Avaliação privilegiar sempre a avaliação contínua. Elaboração de 3 4 textos individuais (notas de
leitura, ensaios bibliográficos, recensão crítica de livro; ou elaboração de trabalho/ ensaio modalidade
em grupo; uma frequência em tempo de aula. Exame para quem não estiver inserido no modelo de
avaliação contínua.
A uc funcionará semanalmente sempre com uma mesma modalidade: 1º aulas teóricas lectures; 2º aulas
de laboratório: visita de campo, análise e comentário de um artigo de estado de arte de agendas
diversificadas, em inglês proveniente de internationals journals da especialidade de património científico.
Esta tarefa é obrigatória e sempre feita em grupo pre-organizados, sempre supervisionados pelo docente
em tempo de tutoria ou de apoio de mail.
Vetores abertos: 3 sessões a cargo de experts convidados; levar os estudantes a participarem em
conferências/congressos.
Avaliação privilegiar sempre a avaliação contínua. Elaboração de 3 4 textos individuais (notas de
leitura, ensaios bibliográficos, recensão crítica de livro; ou elaboração de trabalho/ ensaio modalidade
em grupo; uma frequência em tempo de aula. Exame para quem não estiver inserido no modelo de
avaliação contínua.
Bibliografia
Aransson, P. Elgenisu, G. (Ed.)(2015), National Museums and Nation-building in Europe 1750-
2010:Mobilization and legitimacy, continuity and change, New York, Routledge
Cambridge (The) History of Science ((2001-3),:Vol. 4, 7; 18th Science, Cambridge U. Press
Granato, M.; Lourenço, M.C.(2010), Coleções científicas luso-brasileiras: património a ser descoberto. R.
Janeiro, MAST
John V. P. (2001), Ways of Knowwing. A new history of science, techbology and medicine, U. Chicago
Press
Lopes, M. M.; Heizer, A.(edits (2011) Colecionismos, práticas de campo e representações, Campinas, Ed.
EDUPEPPB
Matos, A. C.; Gouzévitch, I; Lourenço, M.C. (Editors) (2011), Expositions Universelles, Musées Techniques
et Société Industrielle World Exhibitions, Technical Museums and Industrial Society, Lisboa, Ed. Colibri
Poulot, D. (1998), Patrimoine et Modernité, Paris
Salgueiro, A.; N., M.F; Rollo, M.F; Lopes, Q.(2014), Internacionalização da Ciência.
Internacionalismo científico, Lisboa, Ed. Caleidoscópio
2010:Mobilization and legitimacy, continuity and change, New York, Routledge
Cambridge (The) History of Science ((2001-3),:Vol. 4, 7; 18th Science, Cambridge U. Press
Granato, M.; Lourenço, M.C.(2010), Coleções científicas luso-brasileiras: património a ser descoberto. R.
Janeiro, MAST
John V. P. (2001), Ways of Knowwing. A new history of science, techbology and medicine, U. Chicago
Press
Lopes, M. M.; Heizer, A.(edits (2011) Colecionismos, práticas de campo e representações, Campinas, Ed.
EDUPEPPB
Matos, A. C.; Gouzévitch, I; Lourenço, M.C. (Editors) (2011), Expositions Universelles, Musées Techniques
et Société Industrielle World Exhibitions, Technical Museums and Industrial Society, Lisboa, Ed. Colibri
Poulot, D. (1998), Patrimoine et Modernité, Paris
Salgueiro, A.; N., M.F; Rollo, M.F; Lopes, Q.(2014), Internacionalização da Ciência.
Internacionalismo científico, Lisboa, Ed. Caleidoscópio
Equipa Docente (2024/2025 )
- Maria de Fátima Nunes Ferreira [responsável]
- Sara Manuela de Albuquerque