2025
Património Arqueológico
Nome: Património Arqueológico
Cód.: HIS02467L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Arqueologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta unidade curricular fornece uma perspetiva geral do Património Arqueológico, da investigando à valorização, privilegiando o existente no Sul de Portugal.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer as diferentes tipologias de património arqueológico e a legislação nacional e internacional aplicável ao património arqueológico.
Reconhecer possibilidades de valorizar o património arqueológico.
Elaborar projectos e actividades para incrementar a divulgação e salvaguarda do património arqueológico ligando a arqueologia aos vários modelos de comunicação e promoção sustentada.
Reconhecer possibilidades de valorizar o património arqueológico.
Elaborar projectos e actividades para incrementar a divulgação e salvaguarda do património arqueológico ligando a arqueologia aos vários modelos de comunicação e promoção sustentada.
Conteúdos Programáticos
1. Do interesse e curiosidade pela Arqueologia à constituição da Arqueologia enquanto ciência.
2. Legislação e documentação sobre o Património em geral e arqueológico, em particular
2.1. As instituições que tutelam o Património Cultural
3. Os diferentes tipos de Património(s)
4. Do trabalho arqueológico de campo à recuperação, valorização e divulgação do Património Arqueológico
5. O Património Arqueológico de recurso produto cultural e económico
2. Legislação e documentação sobre o Património em geral e arqueológico, em particular
2.1. As instituições que tutelam o Património Cultural
3. Os diferentes tipos de Património(s)
4. Do trabalho arqueológico de campo à recuperação, valorização e divulgação do Património Arqueológico
5. O Património Arqueológico de recurso produto cultural e económico
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino são diversificadas, combinando a exposição oral realizada pelo professor com o desenvolvimento das capacidades dos alunos para a construção de pensamento crítico sobre os conteúdos programáticos, autonomia no processo de ensino-aprendizagem e de autoavaliação. Valoriza-se uma aprendizagem participativa que investe na intervenção e debate em sala de aula, na autonomia da investigação e na demonstração da capacidade de organização, sistematização e análise da informação realizada através da aplicação dos conhecimentos.
Metodologia de ensino com recurso à análise de textos, imagens, sítios e monumentos.
Regime de avaliação contínua (uma prova de avaliação e/ou um trabalho prático: 50%+50% ou 100%) ou regime de exame (prova semestral única: 100%)
Metodologia de ensino com recurso à análise de textos, imagens, sítios e monumentos.
Regime de avaliação contínua (uma prova de avaliação e/ou um trabalho prático: 50%+50% ou 100%) ou regime de exame (prova semestral única: 100%)
Avaliação
Dois testes ou um trabalho de grupo ou individual e um teste.
Bibliografia
LOPES, F; CORREIA, M. B. (2004) Património Arquitectónico e Arqueológico. Cartas, Recomendações e Convenções Internacionais, Lisboa, Livros Horizonte.
MANNONI, T.; GIANNNICHEDDA, E. (2007), Arqueologia: Materias, objetos y producciones, Barcelona, Ariel.
PEREIRA, P. (coord.): Intervenções no Património. Nova Política 1995-2000 (1997) Lisboa, Ministério da Cultura, Instituto Português do Património Arquitectónico.
PÉREZ-JUEZ GIL, A. (2006), Gestíon del Patrimonio Arqueológico, Ariel, Barcelona
ROCHA, L; BRANCO, G. (2020) Turismo cultural alentejano como rentabilizar? Scientia Antiquitatis. n. 1/2020, Évora, p. 5-16.
ROCHA, L. (2018) - Museu Interativo de Mora: o primeiro museu de megalitismo em Portugal. Anuário do Património. 3. Lisboa: Canto Redondo, p. 247-251.
MANNONI, T.; GIANNNICHEDDA, E. (2007), Arqueologia: Materias, objetos y producciones, Barcelona, Ariel.
PEREIRA, P. (coord.): Intervenções no Património. Nova Política 1995-2000 (1997) Lisboa, Ministério da Cultura, Instituto Português do Património Arquitectónico.
PÉREZ-JUEZ GIL, A. (2006), Gestíon del Patrimonio Arqueológico, Ariel, Barcelona
ROCHA, L; BRANCO, G. (2020) Turismo cultural alentejano como rentabilizar? Scientia Antiquitatis. n. 1/2020, Évora, p. 5-16.
ROCHA, L. (2018) - Museu Interativo de Mora: o primeiro museu de megalitismo em Portugal. Anuário do Património. 3. Lisboa: Canto Redondo, p. 247-251.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Ana Catarina Salgado Basílio
- Nelson José Oliveira de Almeida [responsável]