2025
Web Marketing e Negócio Eletrónico
Nome: Web Marketing e Negócio Eletrónico
Cód.: GES02340L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
As organizações olham hoje para as TIC e para a Internet como mais uma ferramenta para gerirem as suas atividades, os seus negócios e as suas comunicações internas e externas. É neste contexto que surge esta uc para que os alunos conheçam as práticas de implementação de negócios online.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno seja capaz de compreender as principais noções e conceitos associados ao marketing e ao negócio digital. No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
Explicar a importância e as especificidades do mundo digital como instrumento de marketing e de negócio;
Explicar as particularidades do marketing digital;
Identificar e planear diferentes formas de negócio digital.
Com esta unidade curricular o aluno deverá obter as seguintes competências:
Domínio dos conceitos específicos do marketing e do negócio digital;
Capacidade de planear uma ação de marketing na Web;
Capacidade de implementar soluções de negócio eletrónico.
Explicar a importância e as especificidades do mundo digital como instrumento de marketing e de negócio;
Explicar as particularidades do marketing digital;
Identificar e planear diferentes formas de negócio digital.
Com esta unidade curricular o aluno deverá obter as seguintes competências:
Domínio dos conceitos específicos do marketing e do negócio digital;
Capacidade de planear uma ação de marketing na Web;
Capacidade de implementar soluções de negócio eletrónico.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao negócio e aos mercados digitais.
2. Modelos de negócio digital.
3. Estratégia e implementação do negócio digital.
4. Marketing e comunicação no ambiente digital.
2. Modelos de negócio digital.
3. Estratégia e implementação do negócio digital.
4. Marketing e comunicação no ambiente digital.
Métodos de Ensino
As sessões presenciais são teórico-práticas e serão baseadas em metodologias de trabalho ativo com base em ferramentas digitais. Os conteúdos necessários à compreensão dos diferentes tópicos e as leituras recomendadas serão disponibilizados aos alunos antecipadamente na plataforma de e-learning da Universidade, requerendo-se a preparação das sessões fora da sala de aula. Nas aulas será privilegiada a aprendizagem baseada em projetos e na resolução de problemas, individualmente e em grupo, com base em casos reais. Os docentes acompanharão os alunos nestas tarefas e, consoante as necessidades e dificuldades, apresentarão e aprofundarão temas e conceitos indispensáveis à aquisição das competências definidas.
Avaliação
Existem dois regimes de avaliação: contínua e exame.
Em regime de avaliação contínua os trabalhos de projeto e de resolução de problemas, realizados em sala de aula terão um peso de 65% na nota final da unidade curricular. Os alunos realizarão também uma prova escrita individual com um peso de 35%.
Em regime de exame o aluno realizará um trabalho prático individual (30%) e uma prova escrita (60%)
Os alunos serão aprovados à unidade curricular com uma nota global igual ou superior a 10 valores, desde que não tenham uma nota inferior a 7 valores em qualquer das provas de avaliação.
Em regime de avaliação contínua os trabalhos de projeto e de resolução de problemas, realizados em sala de aula terão um peso de 65% na nota final da unidade curricular. Os alunos realizarão também uma prova escrita individual com um peso de 35%.
Em regime de exame o aluno realizará um trabalho prático individual (30%) e uma prova escrita (60%)
Os alunos serão aprovados à unidade curricular com uma nota global igual ou superior a 10 valores, desde que não tenham uma nota inferior a 7 valores em qualquer das provas de avaliação.
Bibliografia
Chaffey, D.; Ellis-Chadwick, F. (2022) Digital Marketing Strategy, Implementation and Practice (8th Edition). Pearson.
Laudon, K.C.; Traver, C. G. (2024) E-commerce 2023: business, technology, society (17th Global Edition). Pearson.
Laudon, K.C.; Traver, C. G. (2024) E-commerce 2023: business, technology, society (17th Global Edition). Pearson.