2024
Economia da Cultura
Nome: Economia da Cultura
Cód.: ECN12118L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Economia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular de Economia da Cultura tem como objetivo contribuir para a compreensão da
importância e o papel da cultura e do patrimonio na análise económica. Bem como, fornecer um referencial
teórico e analítico oriundo da ciência económica para suporte ao planeamento e gestão de estratégias de
desenvolvimento dos territórios, que salvaguardem e protejam, mas também promovam e rentabilizem, a
cultura, o patrimonio e as especificidades dos lugares. Esta unidade curricular procura assegurar as
seguintes principais competências: i) Um sólido conhecimento sobre a dimensão espacial do
funcionamento da atividade económica e das suas implicações na performance da economia dos países e
dos territórios que os compõem; ii) O domínio do corpo teórico, e das metodologias e aplicações práticas
mais relevantes, da teoria económica no que diz respeito à economia da cultura, e iii) O domínio de
metodologias e procedimentos de diagnóstico de realidades e problemáticas territoriais específicas.
importância e o papel da cultura e do patrimonio na análise económica. Bem como, fornecer um referencial
teórico e analítico oriundo da ciência económica para suporte ao planeamento e gestão de estratégias de
desenvolvimento dos territórios, que salvaguardem e protejam, mas também promovam e rentabilizem, a
cultura, o patrimonio e as especificidades dos lugares. Esta unidade curricular procura assegurar as
seguintes principais competências: i) Um sólido conhecimento sobre a dimensão espacial do
funcionamento da atividade económica e das suas implicações na performance da economia dos países e
dos territórios que os compõem; ii) O domínio do corpo teórico, e das metodologias e aplicações práticas
mais relevantes, da teoria económica no que diz respeito à economia da cultura, e iii) O domínio de
metodologias e procedimentos de diagnóstico de realidades e problemáticas territoriais específicas.
Conteúdos Programáticos
1. A economia da cultura e da criatividade.
2. Cultura e património e as teorias do valor em economia.
3. Criatividade, inovação e regeneração urbana.
4. Cultura e património, e a identidade e plasticidade dos territórios e dos seus processos de
desenvolvimento.
5. As indústrias culturais e criativas.
6. Cultura, mercados e desenvolvimento económico.
7. A economia da cultura em Portugal e na União Europeia.
8. Políticas públicas de suporte à cultura e ao património.
2. Cultura e património e as teorias do valor em economia.
3. Criatividade, inovação e regeneração urbana.
4. Cultura e património, e a identidade e plasticidade dos territórios e dos seus processos de
desenvolvimento.
5. As indústrias culturais e criativas.
6. Cultura, mercados e desenvolvimento económico.
7. A economia da cultura em Portugal e na União Europeia.
8. Políticas públicas de suporte à cultura e ao património.
Métodos de Ensino
O modelo de ensino e o regime de avaliação desta a unidade curricular estão organizados de modo
assegurar uma sólida articulação entre as suas componentes teórica e a aplicada/prática. Para além das
aulas, que são teórico-práticas, o trabalho prático desenvolvido pelos alunos, ao longo do regime de
avaliação contínua, tem por isso como objetivo a aplicação, a um território local ou regional concreto, de
um trabalho de diagnóstico e caracterização com enfoque na cultura e património. O regime de avaliação
da u.c. é o seguinte: a) Em regime de avaliação contínua: Uma prova escrita com peso de 40% e um
trabalho prático com peso de 60% na nota final da unidade curricular. O regime de avaliação contínua está
organizado de modo a que seja assegurado um acompanhamento presencial em aula e online aos alunos;
b) Em Regime de Exame: Uma prova escrita (Exame) com peso de 100% na nota final da unidade
curricular. No exame escrito é também avaliada a componente prática da unidade curricular.
assegurar uma sólida articulação entre as suas componentes teórica e a aplicada/prática. Para além das
aulas, que são teórico-práticas, o trabalho prático desenvolvido pelos alunos, ao longo do regime de
avaliação contínua, tem por isso como objetivo a aplicação, a um território local ou regional concreto, de
um trabalho de diagnóstico e caracterização com enfoque na cultura e património. O regime de avaliação
da u.c. é o seguinte: a) Em regime de avaliação contínua: Uma prova escrita com peso de 40% e um
trabalho prático com peso de 60% na nota final da unidade curricular. O regime de avaliação contínua está
organizado de modo a que seja assegurado um acompanhamento presencial em aula e online aos alunos;
b) Em Regime de Exame: Uma prova escrita (Exame) com peso de 100% na nota final da unidade
curricular. No exame escrito é também avaliada a componente prática da unidade curricular.
Bibliografia
DESAI, S.; NIJKAMP, P.; STOUGH, R. (eds) (2011) New Directions in Regional Economic Development,
Edward Elgar, Cheltenham.
GINSBURGH, V.A. and THROSBY, D. (Eds) (2014) Handbook of the Economics of Art and Culture, North-
Holland, Elsevier, Oxford.
LICCIARDI, G. and AMIRTAHMASEBI, R. (Eds) (2012) The Economics of Uniqueness: investing in historic
city cores and cultural heritage assets for sustainable development, The World Bank, Washington DC.
NETO, P. e SERRANO, N.M. (Coord.) (2015) Políticas Públicas, Economia e Sociedade. Contributos para a
definição de políticas no período 2014-2020, Nexo Literário, Alcochete.
SAUNDERS, T. and BAECK, P. (2015) Rethinking Smart Cities From the Ground Up, NESTA, London.
SERRANO, M.M. e NETO, P. (Coord) (2013) Espaço. Perspetivas Multidisciplinares sobre a Construção dos
Territórios, Sílabo, Lisboa.
TOWSE, Ruth (2011) Handbook of Cultural Economics, Edward Elgar Publishing, Cheltenham
Edward Elgar, Cheltenham.
GINSBURGH, V.A. and THROSBY, D. (Eds) (2014) Handbook of the Economics of Art and Culture, North-
Holland, Elsevier, Oxford.
LICCIARDI, G. and AMIRTAHMASEBI, R. (Eds) (2012) The Economics of Uniqueness: investing in historic
city cores and cultural heritage assets for sustainable development, The World Bank, Washington DC.
NETO, P. e SERRANO, N.M. (Coord.) (2015) Políticas Públicas, Economia e Sociedade. Contributos para a
definição de políticas no período 2014-2020, Nexo Literário, Alcochete.
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SERRANO, M.M. e NETO, P. (Coord) (2013) Espaço. Perspetivas Multidisciplinares sobre a Construção dos
Territórios, Sílabo, Lisboa.
TOWSE, Ruth (2011) Handbook of Cultural Economics, Edward Elgar Publishing, Cheltenham