2025
Elementos de Sociologia do Desporto
Nome: Elementos de Sociologia do Desporto
Cód.: SOC14922L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Descrever, interpretar e analisar as condições de evolução do desporto com as condições socioeconómicas e culturais da pós-modernidade
Discutir, interpretar e aplicar teorias/conceitos sociológicas sobre desporto
Reconhecer as funções sociais do desporto, os agentes de socialização e analisar e interpretar o seu papel na formação de uma cultura desportiva
Identificar mudanças sociais e relacionar o desenvolvimento de novas práticas desportivas com os estilos de vida e modelos de desenvolvimento sustentável
Analisar e relacionar o desporto e manifestações político-económicas, culturais e tecnológicas das sociedades globalizadas
Descrever, discutir e interpretar a relação entre o desporto e desigualdades sociais
Identificar e relacionar oportunidades/ameaças associadas aos códigos de ética e fair-play nos desportos contemporâneos
Descrever, interpretar, relacionar e analisar a temática de desporto e violência
Sistematizar e elaborar um trabalho, metodologia PBL, sobre um tema da UC
Discutir, interpretar e aplicar teorias/conceitos sociológicas sobre desporto
Reconhecer as funções sociais do desporto, os agentes de socialização e analisar e interpretar o seu papel na formação de uma cultura desportiva
Identificar mudanças sociais e relacionar o desenvolvimento de novas práticas desportivas com os estilos de vida e modelos de desenvolvimento sustentável
Analisar e relacionar o desporto e manifestações político-económicas, culturais e tecnológicas das sociedades globalizadas
Descrever, discutir e interpretar a relação entre o desporto e desigualdades sociais
Identificar e relacionar oportunidades/ameaças associadas aos códigos de ética e fair-play nos desportos contemporâneos
Descrever, interpretar, relacionar e analisar a temática de desporto e violência
Sistematizar e elaborar um trabalho, metodologia PBL, sobre um tema da UC
Conteúdos Programáticos
1. Perspectiva sociológica do desporto
A sociologia: origens, objecto de estudo, métodos e técnicas
Conceito(s) de desporto
Surgimento e evolução do desporto moderno
Pluralismo do pensamento sociológico no desporto
2. Desporto, socialização e Cultura
Socialização e cultura desportiva
O desporto escolar e os valores da cultura desportiva
Funções sociais do desporto
3.Desporto, tempo livre e estilos de vida
Desporto no meio natural
Prática desportiva e consciência ecológica
Desporto, tempo livre e estilos de vida nas das sociedades pós-modernas
4.Desporto e Desigualdade
Género e desporto
Idade e desporto
Estratificação social e desporto
5.Desporto e globalização
O espectáculo desportivo
Jogos olímpicos, universalidade e nacionalismos
Economia, política e desporto
O desporto e os mass media
As tecnologias da informação e da comunicação e o desporto
6.Violência, Ética e Fair-Play no Desporto
Ética e fair-play no desporto
O doping e a verdade desportiva
A violência associada ao desporto
A sociologia: origens, objecto de estudo, métodos e técnicas
Conceito(s) de desporto
Surgimento e evolução do desporto moderno
Pluralismo do pensamento sociológico no desporto
2. Desporto, socialização e Cultura
Socialização e cultura desportiva
O desporto escolar e os valores da cultura desportiva
Funções sociais do desporto
3.Desporto, tempo livre e estilos de vida
Desporto no meio natural
Prática desportiva e consciência ecológica
Desporto, tempo livre e estilos de vida nas das sociedades pós-modernas
4.Desporto e Desigualdade
Género e desporto
Idade e desporto
Estratificação social e desporto
5.Desporto e globalização
O espectáculo desportivo
Jogos olímpicos, universalidade e nacionalismos
Economia, política e desporto
O desporto e os mass media
As tecnologias da informação e da comunicação e o desporto
6.Violência, Ética e Fair-Play no Desporto
Ética e fair-play no desporto
O doping e a verdade desportiva
A violência associada ao desporto
Métodos de Ensino
Aulas expositivas: apresentação de conteúdos estruturados que promovam uma visão geral sobre o tema, apresentação de teorias e conceitos fundamentais.
Aprendizagem ativa: promoção de grupos de trabalho (em sala de aula e fora deste ambiente) que estimule a análise, discussão e debate sobre as temáticas. Visa o aprofundamento e sistematização dos temas.
Aprendizagem baseada em projetos: desenvolvimento de projetos baseados em desafios relacionados com a UC. Pretende-se dinamizar a concretização de diferentes etapas do projeto para a criação de produtos que respondam aos problemas/desafios. O objetivo é estimular a pesquisa, a solução de problemas e a colaboração entre pares, proporcionando uma aprendizagem integrada.
Sala de aula invertida: Os alunos estudam o material antes da aula e durante o tempo de aula são promovidas, atividades práticas e esclarecimento de dúvidas.
Avaliação formativa: promover o feedback contínuo aos/às estudantes sobre as temáticas em desenvolvimento.
Aprendizagem ativa: promoção de grupos de trabalho (em sala de aula e fora deste ambiente) que estimule a análise, discussão e debate sobre as temáticas. Visa o aprofundamento e sistematização dos temas.
Aprendizagem baseada em projetos: desenvolvimento de projetos baseados em desafios relacionados com a UC. Pretende-se dinamizar a concretização de diferentes etapas do projeto para a criação de produtos que respondam aos problemas/desafios. O objetivo é estimular a pesquisa, a solução de problemas e a colaboração entre pares, proporcionando uma aprendizagem integrada.
Sala de aula invertida: Os alunos estudam o material antes da aula e durante o tempo de aula são promovidas, atividades práticas e esclarecimento de dúvidas.
Avaliação formativa: promover o feedback contínuo aos/às estudantes sobre as temáticas em desenvolvimento.
Avaliação
Avaliação Contínua
A1 (15%) Pequenos trabalhos práticos realizados durante as aulas, exercícios de análise e debate de textos e/ou a dinamização de parte das sessões pelos alunos.
A2 (35%) Uma prova de avaliação escrita
A3 (50%) Trabalho em grupo: com recursos à aprendizagem baseada em projetos, desenvolvimento de um conjunto de etapas, ao longo do semestre, com vista à concretização de produtos que respondam ao desafio inicial.
Avaliação Final (em épocas normal, de recurso, especial ou extraordinária)
AF1 (70%) Uma prova de avaliação escrita
A3 (30%) Trabalho em grupo: com recursos à aprendizagem baseada em projetos, desenvolvimento de um conjunto de etapas, ao longo do semestre, com vista à concretização de produtos que respondam ao desafio inicial.
A1 (15%) Pequenos trabalhos práticos realizados durante as aulas, exercícios de análise e debate de textos e/ou a dinamização de parte das sessões pelos alunos.
A2 (35%) Uma prova de avaliação escrita
A3 (50%) Trabalho em grupo: com recursos à aprendizagem baseada em projetos, desenvolvimento de um conjunto de etapas, ao longo do semestre, com vista à concretização de produtos que respondam ao desafio inicial.
Avaliação Final (em épocas normal, de recurso, especial ou extraordinária)
AF1 (70%) Uma prova de avaliação escrita
A3 (30%) Trabalho em grupo: com recursos à aprendizagem baseada em projetos, desenvolvimento de um conjunto de etapas, ao longo do semestre, com vista à concretização de produtos que respondam ao desafio inicial.
Bibliografia
Bourdieu, P. (1987). Programme pour une sociologie du sport in Choses Dites. Paris: Éditions Minuit.
Coakley, J. (2009). Sports in Society: Issues and Controversies. McGraw Hill (10th edition)
Costa, A. da S. (2017). Desporto e análise social. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 101-109.
Cunha, A. (2017). Desporto, Cultura e Estilos de Vida: Relações de Influência. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra (04), 161-164.
Defrance, J- (1995). Sociologie du sport. La Decouverte
Devis, J. (Coord.), (2001). La Educación Física - El deporte y da salud en el siglo XXI. Marfil
Elias, N. (1992). A Busca da excitação. Difel.
Ferrando, M. et al (2017). Sociología del Deporte. Alianza Editorial (4ªEd.)
Marivoet, S. (1998). Aspectos sociológicos do desporto. Livros Horizonte.
Vieira, J. (2003). A Violência Associada ao Desporto: as opções legislativas no contexto histórico e sociológico. Instituto de Desporto de Portugal.
Coakley, J. (2009). Sports in Society: Issues and Controversies. McGraw Hill (10th edition)
Costa, A. da S. (2017). Desporto e análise social. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 101-109.
Cunha, A. (2017). Desporto, Cultura e Estilos de Vida: Relações de Influência. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra (04), 161-164.
Defrance, J- (1995). Sociologie du sport. La Decouverte
Devis, J. (Coord.), (2001). La Educación Física - El deporte y da salud en el siglo XXI. Marfil
Elias, N. (1992). A Busca da excitação. Difel.
Ferrando, M. et al (2017). Sociología del Deporte. Alianza Editorial (4ªEd.)
Marivoet, S. (1998). Aspectos sociológicos do desporto. Livros Horizonte.
Vieira, J. (2003). A Violência Associada ao Desporto: as opções legislativas no contexto histórico e sociológico. Instituto de Desporto de Portugal.