2025
Didática da Atividade Desportiva
Nome: Didática da Atividade Desportiva
Cód.: PED14897L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender os princípios de abordagem didática e metodológica para o ensino de conteúdos nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no âmbito da Atividades Física e Desportiva (AFD);
2. Demonstrar conhecimento sobre os modelos de ensino utilizados em modalidades desportivas coletivas (DC) e modalidades desportivas individuais (DI);
3. Analisar a evolução metodológica no ensino das modalidades DC e DI;
4. Comparar as semelhanças e diferenças estruturais entre os conteúdos das AEC e as diversas modalidades desportivas que compõem os DC e DI;
5. Capacitar para planificar, intervir e avaliar a ação pedagógica no ensino dos DC e DI;
6. Elaborar análises e reflexões fundamentadas sobre as decisões e comportamentos de ensino associados ao sucesso pedagógico em DC e DI, discutindo-as com os colegas
2. Demonstrar conhecimento sobre os modelos de ensino utilizados em modalidades desportivas coletivas (DC) e modalidades desportivas individuais (DI);
3. Analisar a evolução metodológica no ensino das modalidades DC e DI;
4. Comparar as semelhanças e diferenças estruturais entre os conteúdos das AEC e as diversas modalidades desportivas que compõem os DC e DI;
5. Capacitar para planificar, intervir e avaliar a ação pedagógica no ensino dos DC e DI;
6. Elaborar análises e reflexões fundamentadas sobre as decisões e comportamentos de ensino associados ao sucesso pedagógico em DC e DI, discutindo-as com os colegas
Conteúdos Programáticos
I. Análise do processo ensino-aprendizagem em DC e DI
1. Enquadramento conceptual dos DC e DI
2. Caracterização estrutural e funcional das modalidades desportivas
3. Evolução metodológica do processo ensino-aprendizagem das modalidades desportivas
4. O ensino através da abordagem baseada nos constrangimentos
5. Um modelo sistémico para o ensino do jogo em DC
II. Planeamento e avaliação do ensino e das aprendizagens
6. Os DC e DI nas AEC
6.1. Orientações programáticas
6.2. Objetivos das modalidades desportivas
6.3. Estratégias de intervenção
7. Aspetos práticos da preparação do plano de aula/sessão
7.1. A estrutura das sessões
7.2. A conceção da tarefa
7.3. A gestão e regulação durante da tarefa
8. Instrumentos reguladores da ação pedagógica
III. Intervenção pedagógica em contexto de ensino-aprendizagem de DC e DI
9. A liderança, organização e controlo das atividades
10. A instrução e a comunicação
11. A mobilização dos praticantes para a atividade
12. A capacidade de auto-observação
1. Enquadramento conceptual dos DC e DI
2. Caracterização estrutural e funcional das modalidades desportivas
3. Evolução metodológica do processo ensino-aprendizagem das modalidades desportivas
4. O ensino através da abordagem baseada nos constrangimentos
5. Um modelo sistémico para o ensino do jogo em DC
II. Planeamento e avaliação do ensino e das aprendizagens
6. Os DC e DI nas AEC
6.1. Orientações programáticas
6.2. Objetivos das modalidades desportivas
6.3. Estratégias de intervenção
7. Aspetos práticos da preparação do plano de aula/sessão
7.1. A estrutura das sessões
7.2. A conceção da tarefa
7.3. A gestão e regulação durante da tarefa
8. Instrumentos reguladores da ação pedagógica
III. Intervenção pedagógica em contexto de ensino-aprendizagem de DC e DI
9. A liderança, organização e controlo das atividades
10. A instrução e a comunicação
11. A mobilização dos praticantes para a atividade
12. A capacidade de auto-observação
Métodos de Ensino
Exposição oral da problemática e questões subjacentes aos pressupostos teóricos, seguida de análise de textos apoio e discussão em grupo. Sínteses conclusivas pelo docente e/ou estudantes. Pesquisa individual/grupo (bases bibliográficas/internet/outros recursos), autónoma ou orientada, seguida de apresentação das principais aprendizagens.
Planeamento de intervenções práticas com(na) turma, decorrente de tarefas propostas pelo docente.
Análise e discussão das intervenções práticas usando recursos audiovisuais.
Durante o semestre: realização de sessões prática simulada de ensino, com modalidades DC e DI escolhidas pelos estudantes, incorporando progressivamente os conteúdos lecionados - pesquisa, planeamento de aula, intervenção/dinamização na turma com registo audiovisual, relatório de autoavaliação e heteroavaliação, com critérios acordados previamente.
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão da comunicação, dos recursos, propostas de aprendizagem e avaliação formativa.
Planeamento de intervenções práticas com(na) turma, decorrente de tarefas propostas pelo docente.
Análise e discussão das intervenções práticas usando recursos audiovisuais.
Durante o semestre: realização de sessões prática simulada de ensino, com modalidades DC e DI escolhidas pelos estudantes, incorporando progressivamente os conteúdos lecionados - pesquisa, planeamento de aula, intervenção/dinamização na turma com registo audiovisual, relatório de autoavaliação e heteroavaliação, com critérios acordados previamente.
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão da comunicação, dos recursos, propostas de aprendizagem e avaliação formativa.
Avaliação
A avaliação contínua é o regime aconselhado e considera as seguintes componentes:
AC1. 30%. Tarefas de aulas: trabalhos teórico-práticos, individuais/grupo, realizados e discutidos nas aulas ou decorrentes dos conteúdos das aulas.
AC2. 50%. Sessões de micro-Ensino: planificação, intervenção/dinamização na turma e posterior análise critica fundamentada de uma aula/sessão de atividades desportivas. Os critérios de avaliação serão discutidos com os estudantes.
AC3. 20%. Relatório da sessão micro-ensino.
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Prova escrita.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC2 e AC3. Estas componentes de avaliação são comuns ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 9,5 valores.
AC1. 30%. Tarefas de aulas: trabalhos teórico-práticos, individuais/grupo, realizados e discutidos nas aulas ou decorrentes dos conteúdos das aulas.
AC2. 50%. Sessões de micro-Ensino: planificação, intervenção/dinamização na turma e posterior análise critica fundamentada de uma aula/sessão de atividades desportivas. Os critérios de avaliação serão discutidos com os estudantes.
AC3. 20%. Relatório da sessão micro-ensino.
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Prova escrita.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC2 e AC3. Estas componentes de avaliação são comuns ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 9,5 valores.
Bibliografia
1. Araújo, D. (2005). O contexto da decisão - A acção táctica no desporto. Visão e Contextos das Ciências do Desporto.
2. Davids, K., Button, C., & Bennett, S. (2008). Dynamics of Skill Acquisition: a constraints-led approach. Human Kinetics Publishers.
3. Griffin, L., & Butler, J. (2005). Teaching Games for Understanding. Human Kinetics Publishers.
4. Hodges, N.J., & Williams, A.M. (Eds.). (2019). Skill Acquisition in Sport: Research, Theory and Practice (3rd ed.). Routledge.
5. Maria, A., & Nunes, M. (2007). Actividade Física e Desportiva: 1º ciclo do ensino básico - orientações programáticas. Lisboa: Ministério da Educação
6. Teodorescu, L (2003). Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. 2ª edição. Lisboa: Livros Horizonte.
2. Davids, K., Button, C., & Bennett, S. (2008). Dynamics of Skill Acquisition: a constraints-led approach. Human Kinetics Publishers.
3. Griffin, L., & Butler, J. (2005). Teaching Games for Understanding. Human Kinetics Publishers.
4. Hodges, N.J., & Williams, A.M. (Eds.). (2019). Skill Acquisition in Sport: Research, Theory and Practice (3rd ed.). Routledge.
5. Maria, A., & Nunes, M. (2007). Actividade Física e Desportiva: 1º ciclo do ensino básico - orientações programáticas. Lisboa: Ministério da Educação
6. Teodorescu, L (2003). Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. 2ª edição. Lisboa: Livros Horizonte.