Didática da Atividade Física
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos a atingir pelos/as estudantes são:
1. Compreender a complexidade do processo de ensino e aprendizagem.
2. Relacionar as fases do processo ensino-aprendizagem.
3. Conhecer e compreender os fatores de eficácia pedagógica no ensino em Atividade Física.
4. Conhecer alguns dos processos mediadores do ensino e aprendizagem em Atividade Física, e compreender a sua importância para a qualidade das aprendizagens.
5. Conhecer os princípios de intervenção pedagógica nas quatro dimensões do ensino (organização, gestão, clima e disciplina) e dominar algumas das técnicas de intervenção pedagógica.
6. Conhecer os estilos de ensino em Atividade Física.
7. Conhecer os vários níveis de decisão e as fontes estruturantes do planeamento nas várias áreas de Atividade Física.
8. Conhecer as características e os níveis dos modelos de planeamento característicos nas várias áreas de Atividade Física.
9. Saber formular objetivos pedagógicos pertinentes para os vários contextos de ensino das Atividades Físicas estudados.
10. Compreender a importância, o papel da avaliação e as funções dos diferentes tipos de avaliação.
11. Conhecer os critérios e indicadores de avaliação pertinentes para os vários contextos de ensino das Atividades Físicas estudados.
12. Saber conceber tarefas motoras diversificadas que atendam às várias áreas de intervenção estudadas.
13. Saber manipular a complexidade das tarefas motoras para poder diferenciar o ensino em função de diferentes níveis de desempenho percetivo-motor.
14. Saber aplicar e justificar decisões estratégicas essenciais para a organização do ensino e sucesso pedagógico.
15. Conhecer e saber aplicar alguns sistemas de observação relevantes para os contextos de prática de Atividade Física estudados.
16. Definir as estratégias mais adequadas para o sucesso da intervenção pedagógica em função de erros e dificuldades diagnosticados.
Competências a desenvolver pelos/as estudantes: Planear, conduzir e avaliar o processo de ensino e aprendizagem em contextos de prática de Atividade Física.
Conteúdos Programáticos
I. Análise do processo ensino-aprendizagem em Atividade Física
1. Relação pedagógica
2. Fases do processo
3. Fatores de eficácia pedagógica
4. Os processos mediadores do ensino e da aprendizagem
5. Dimensões do ensino e princípios de intervenção pedagógica
6. Estilos de ensino
II. Planeamento e avaliação em Atividade Física
1. Níveis de decisão e fontes estruturantes do planeamento.
2. Modelos e níveis de planeamento característicos em várias áreas de Atividade
Física.
3. Definição de objetivos.
4. O objeto, os objetivos e as funções da avaliação.
5. Critérios e indicadores de avaliação.
III. Intervenção Pedagógica em Atividade Física
1. A complexidade das tarefas motoras e a diferenciação do ensino: os componentes
e a tipologia das tarefas motoras; critérios pedagógico-didáticos para a seleção,
hierarquização e adaptação das tarefas motoras ao nível de desempenho
percetivo-motor.
2. Decisões estratégicas essenciais para a organização e sucesso pedagógico.
3. Sistemas de Observação na Atividade Física.
Métodos de Ensino
O estudante tem que presenciar 75% das aulas TP.
A avaliação contínua engloba as seguintes componentes:
A1 (35%) Duas provas de avaliação escrita
A2 (50%) Trabalho em grupo: planeamento, condução em situação simulada de uma sessão de atividade física e respetiva autoavaliação. Será também elaborado um relatório de heteroavaliação sobre um dos trabalhos realizados por outro grupo.
A3 (15%) Pequenos trabalhos práticos propostos durante as aulas.
A avaliação final (nas épocas normal, de recurso, especial ou extraordinária) considera as seguintes componentes:
AF1 (60%) Prova de avaliação escrita a realizar durante o respetivo período de avaliação.
A2 (40%) Trabalho em grupo. Componente comum ao regime de avaliação contínua (c.f.ponto 6 do Artº 102.º do RAUÉ).
Em ambos os regimes, para ser aprovado o estudante tem que obter a nota mínima de 10 val em todas as componentes.
Bibliografia
Sarmento, P.(2004).Pedagogia do Desporto e Observação. Edições FMH.(Bib.UÉ VERNEY 796/799:37.13 SAR p)
Sarmento, P., Veiga, A.,Rosado, A.,Rodrigues, J.,Ferreira, V.(2001).Pedagogia do Desporto: Instrumentos de Observação Sistemática da Educação Física e Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH
Bento,J.(1998).Planeamento e Avaliação em Educação Física.Lisboa:Livros Horizonte
Mosston, M. & Ashworth, S.(1994).Teaching Physical Education. NY: MacMillan
Onofre, M.(1995).Prioridades de formação didáctica em educação física. Boletim SPEF, 12:75-97
Piéron, M.(1996).Formação de Professores:Aquisição de Técnicas de Ensino e Supervisão Pedagógica. Cruz Quebrada.Edições FMH
Rosado, A. & Mesquita, I. (2011). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada:Edições FMH
Siedentop, D.(1991).Aprender a enseñar la educación física. Barcelona:INDE(Bib UÉ:CPF 796:37.02SIEa
Equipa Docente
- Bruno Emanuel Nogueira Figueira
- Clarinda de Jesus Banha Pomar [responsável]