2024
Inglês Técnico
Nome: Inglês Técnico
Cód.: LLT10687L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Líguas Estrangeiras
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
(Nível QECR A2/B1) É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma
linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (área de Desporto e
Saúde); é capaz de ler textos objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua
área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão; usa, com uma correção
razoável, um repertório de rotinas e de expressões frequentemente utilizadas e associadas a
situações mais previsíveis.
linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (área de Desporto e
Saúde); é capaz de ler textos objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua
área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão; usa, com uma correção
razoável, um repertório de rotinas e de expressões frequentemente utilizadas e associadas a
situações mais previsíveis.
Conteúdos Programáticos
1. Ler para orientação geral
2. Ler para obter informações e argumentos:
2.1. para compreender o essencial;
2.2. para obter informações específicas
2.3. para compreender pormenores
2.4. para compreender as questões implícitas
3. Ler e seguir instruções
2. Ler para obter informações e argumentos:
2.1. para compreender o essencial;
2.2. para obter informações específicas
2.3. para compreender pormenores
2.4. para compreender as questões implícitas
3. Ler e seguir instruções
Métodos de Ensino
De acordo com os descritores estabelecidos para os níveis B1 no QECR para as línguas, a
metodologia adoptada irá incidir na aquisição e desenvolvimento de competências de receção
escritas, gramática e vocabulário: exposição directa ao uso autêntico da língua (através de
materiais como: vídeos, textos escritos jornais, revistas, etc. Internet, CD-ROM, entre
outros); participação directa em interacção comunicativa; apresentações, explicações,
exercícios/actividades de exploração; versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
trabalho individual, em pares, em grupo; participação em discussões formais/informais; estudo
acompanhado; de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) Avaliação contínua: duas
frequências escritas (50% + 50%); ou (2) Avaliação por exame: Exame escrito (100%).
metodologia adoptada irá incidir na aquisição e desenvolvimento de competências de receção
escritas, gramática e vocabulário: exposição directa ao uso autêntico da língua (através de
materiais como: vídeos, textos escritos jornais, revistas, etc. Internet, CD-ROM, entre
outros); participação directa em interacção comunicativa; apresentações, explicações,
exercícios/actividades de exploração; versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
trabalho individual, em pares, em grupo; participação em discussões formais/informais; estudo
acompanhado; de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) Avaliação contínua: duas
frequências escritas (50% + 50%); ou (2) Avaliação por exame: Exame escrito (100%).
Bibliografia
(1995) Collins Cobuild English Grammar. London: Harper Collins.
(1998). Dicionário de Português-Inglês. Porto: Porto Editora
(1998). Dicionário de Inglês-Português. Porto: Porto Editora.
EASTWOOD, J. (2008). Oxford Practice Grammar - Intermediate. Oxford: Oxford University
Press.
GLENDINNING, E. & B. HOLMSTROM. (2004). Study Reading: a course in reading skills for
academic purposes. Cambridge: Cambridge University Press.
SWAN, M. (2005). Practical English Usage. Oxford: Oxford University Press.
SOARS, L. & J. SOARS. (2011). New Headway Academic Skills Level 1. Oxford: Oxford
University Press.
(1998). Dicionário de Português-Inglês. Porto: Porto Editora
(1998). Dicionário de Inglês-Português. Porto: Porto Editora.
EASTWOOD, J. (2008). Oxford Practice Grammar - Intermediate. Oxford: Oxford University
Press.
GLENDINNING, E. & B. HOLMSTROM. (2004). Study Reading: a course in reading skills for
academic purposes. Cambridge: Cambridge University Press.
SWAN, M. (2005). Practical English Usage. Oxford: Oxford University Press.
SOARS, L. & J. SOARS. (2011). New Headway Academic Skills Level 1. Oxford: Oxford
University Press.