História da Atividade Física e do Desporto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
A UC tem como objetivo geral o estudo histórico da atividade física do desporto no âmbito do processo civilizacional.
Após terem completado a UC, os alunos devem ser capazes de:
- Situar cronologicamente eventos e atores significativos da história da atividade física e do desporto;
- Conhecer as atividades físicas e desportivas mais relevantes em diferentes épocas e culturas;
- Identificar e analisar os valores atribuídos ao corpo e à atividade física em diferentes períodos da História;
- Integrar os fenómenos, os atores e as dinâmicas referentes à atividade física e ao desporto no contexto social e cultural da respetiva época;
- Integrar a evolução das práticas e do significado da atividade física e do desporto nos processos de mudança social;
- Compreender os fenómenos e as dinâmicas relativas ao desporto de alta competição das sociedades contemporâneas na sua relação com os campos político e económico;
- Analisar o significado cultural, político e socioeconómico da instauração dos Jogos Olímpicos e do Movimento Olímpico na sociedade contemporânea;
- Conhecer e integrar as dinâmicas e os atores da atividade física e do desporto em Portugal na trajetória europeia da atividade físico-desportiva;
- Compreender e analisar de forma crítica as origens históricas das modalidades, funções e usos da atividade físico-desportiva na sociedade contemporânea.
Competências:
- Intelectuais: identificar de um modo genérico as bases teóricas e modelos de análise que suportam os objetivos cognitivos e os conteúdos da UC; desenvolver competências de pensamento crítico, análise e síntese; adquirir hábitos de estudo autónomo a partir do adequado uso de fontes de informação e documentação científica.
- Profissionais e práticas: desenvolver a de capacidade de análise e interpretação de diversos tipos de documentos históricos relativos à atividade física e ao desporto; desenvolver a capacidade de organizar a informação; planear e executar um discurso analítico coerente com base na análise de um texto ou documento;
- Transferíveis: apresentar conclusões de uma forma coerente e integrada no âmbito dos debates da História e Atividade Física e do Desporto e também de outras disciplinas sobre as mudanças políticas e sociais no Mundo Contemporâneo
Conteúdos Programáticos
0 - História da Atividade Física e do Desporto: objetivos e funcionalidades. Conceitos básicos para a História da Atividade Física e do Desporto. Uma História descritiva e/ou interpretativa?
1 – O corpo e a atividade física nas sociedades pré-históricas. Motricidade e evolução humana.
2 - As atividades físicas e desportivas nas civilizações pré-clássicas. Usos sociais e valorização do corpo.
3 - As grandes manifestações da atividade física e desportiva no mundo clássico. Contextos históricos, significados e funções atribuídas à prática das atividades físicas. Do ágon grego ao ludus romano.
4 - Da Idade Média à Revolução Industrial. O papel da atividade física e do desporto na sociedade feudal. O Renascimento europeu: uma nova visão sobre o corpo e atividade física. Racionalismo Iluminismo e Naturalismo: a atividade física e o desporto no quadro do novo pensamento educacional. A afirmação da ideologia do Progresso através da atividade física e do desporto.
5 – Atividade física e desporto nas sociedades contemporâneas. O desporto como instrumento das disputas nacionalistas e bélicas na Europa. Desporto e relações internacionais. Transformações económicas, mudanças institucionais e consolidação do desporto organizado. Mudança social, atividade física e desporto: o desporto profissional e a indústria do lazer; o crescimento do desporto amador; atividade física e desporto nas escolas; as mulheres no desporto; atividade física e desporto na era da comunicação.
– O movimento olímpico moderno: uma manifestação sociocultural relevante da História contemporânea da atividade física e do desporto. O início do olimpismo moderno. Os pioneiros portugueses do olimpismo moderno. Análise crítica das condições e determinantes do movimento olímpico atual
Métodos de Ensino
O processo de ensino aprendizagem referente à UC da História do Desporto compreende sessões de ensino em grupo, de orientação pessoal do tipo tutorial e de avaliação. No total, este processo engloba quinze sessões de trabalho teórico, onde cada aula terá a duração de cento e vinte minutos. Apesar da forte componente teórica desta UC desenvolvem-se trabalhos em grupo, nomeadamente de investigação e sua posterior apresentação, tornando as aulas mais motivantes e interventivas.
As sessões de orientação do tipo tutorial compreendem sessões individuais ou em grupo, previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos lecionados, orientação do estudo ou outras necessidades manifestadas pelos alunos
Bibliografia
· CRESPO, J. (1992). História do Corpo, Lisboa, DIFEL.
· ELIAS, N. (1992) A busca da Excitação, Lisboa, DIFEL.
· HACKENSMITH, C.W. (1966). History of Physical Education. New York: Harper and Row.
· LÓPEZ, J. (2003). Historia del deporte. Barcelona: Inde Publicaciones.
McCOMB, D. G.(2004).Sports in world History, Taylor & Francis, New York.
· MECHIKOFF, R. and ESTES, S.G. (2006). A History and Philosophy of sport and physical education: from ancient civilizations to the modern world, Boston, McGraw-Hill
· SALVADOR, J. L.(2004). El deporte en Occidente: historia, cultura y política. Madrid: Cátedra.
· SÉRGIO, M. (1999). Um corte epistemológico. Da educação física à motricidade humana, Lisboa, Instituto Piaget.
STEARNS, P. ed. (2001). The encyclopedia of the European Social History. From 1350 to 2000, Gale Group, New York.
Equipa Docente
- Fernando Manuel Santos Martins [responsável]