2025

Eventos Desportivos

Nome: Eventos Desportivos
Cód.: DES15031L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A organização de eventos desportivos assume uma enorme e crescente importância, com repercussões sociais, económicas, turísticas e mediáticas de elevado significado local, regional, nacional e internacional, implicando um processo de planeamento e implementação de múltiplas ações de superior complexidade. Pretende-se:
1) Dominar os instrumentos e as técnicas de planeamento, organização, liderança, controlo e avaliação dos diferentes tipos de eventos desportivos;
2) Adquirir os conhecimentos necessários para classificar, estruturar, gerir, financiar e avaliar os impactos e os legados dos eventos desportivos;
3) Apresentar estudos de caso de diversos eventos desportivos;
4) Capacitar para a análise de casos práticos de sucesso na gestão de eventos desportivos;
5) Adquirir a capacidade crítica de recolher, interpretar e comunicar ideias, informações e conhecimentos científicos, de forma escrita e oral, organizadas de modo coerente e lógico, sobre temas inseridos nesta unidade curricular.

Conteúdos Programáticos

1. Classificação dos Eventos
1.1. As características dos eventos
1.2. Os tipos de eventos desportivos
2. Estrutura e Organização de Eventos Desportivos
2.1. As fases dos eventos desportivos
2.2. Os modelos de organização de eventos desportivos
2.3. As áreas de organização e de trabalho
3. Financiamento e Impacto dos Eventos Desportivos
3.1. Os benefícios socioeconómicos e sociopolíticos dos eventos desportivos
3.2. A repercussão na imagem das cidades
3.3. O impacto sobre o turismo
3.4. O sistema de apoio do Estado aos eventos internacionais
3.5. O patrocínio de eventos desportivos
4. Estudo de casos
4.1. Apresentação de casos práticos relativos à organização de competições desportivas
internacionais, tais como competições nacionais, europeias, mundiais e jogos olímpicos e paralímpicos, entre outras.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são plenárias e eminentemente expositivas. As aulas teórico-práticas procuram aplicar conhecimentos teóricos e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Modelo de ensino centrado no estudante, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacamos:
a) exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates e visionamento de vídeos;
b) articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos;
c) utilização de recursos digitais interativos;
d) abordagem colaborativa baseada no team-based learning;
e) articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos;
f) aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação.

Avaliação

A avaliação considera na classificação final os seguintes parâmetros:

Contínua:
» 20% para participação e assiduidade (superior a 75%);
» 30% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.

Por exame final:
» 50% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.

Em ambos os processos, nota mínima de 9,5 valores na(s) tarefa(s) e no trabalho.

Bibliografia

Barros, C., & Teixeira, M. (2008). The Measurement of Efficiency in Sports Organizations. In B. R. Humphreys & D. R. Howard (Eds.), The Business of Sports (Vol. 3, pp. 129–145). Praeger, Greenwood Publishing Group.

Camarada, R., Machado, M., & Teixeira, M. (2021). Sport Management and Fight Against Doping: Football doping and global socio-economic indicators. India: Our Knowledge Publishing – Sciencia Scripts.

Damo, L., Sesinando, A., & Teixeira, M. (2023). Sports Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans. London, United Kingdom: Novas Edições Acadêmicas.

Gomez-Rodriguez, J., Segui-Urbaneja, J., Cabello-Manrique, D., & Teixeira, M. (2024). How countries compete for success in elite sport: a systematic review. Social Sciences, 12(1), 1-16.

Urbaneja, J., Mendonça, C., & Teixeira, M. (2023). The Portuguese gamer: characterization and sports habit (gender perspective). Retos, 47, 352-358. https://doi.org/10.47197/retos.v47.94508