2025
Didática da Equitação
Nome: Didática da Equitação
Cód.: DES15030L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta disciplina, através da prática - pedagógica, tem como principal objetivo:
Desenvolver nos alunos os conhecimentos que lhes permitam orientar aulas de iniciação à Equitação,
Dinamizar trabalho de ensino base de um cavalo.
Proporcionar aos alunos um nível de prática numa primeira fase do ensino da Equitação, através da consolidação da colocação em sela e da condução do cavalo nos três andamentos, tanto no picadeiro como no exterior.
Conhecer as bases das três disciplinas olímpicas da Equitação.
Em termos teóricos o principal objetivo desta disciplina é desenvolver nos alunos o conhecimento sobre os diferentes temas das aulas práticas:
Analisar o perfil do profissional de docência da equitação.
Saber os princípios do ensino em equitação.
Compreender o ensino e o treino do cavalo.
Identificar os aspetos específicos das modalidades olímpicas da Equitação.
Conhecer os princípios do treino adaptados ao desporto equestre.
Desenvolver nos alunos os conhecimentos que lhes permitam orientar aulas de iniciação à Equitação,
Dinamizar trabalho de ensino base de um cavalo.
Proporcionar aos alunos um nível de prática numa primeira fase do ensino da Equitação, através da consolidação da colocação em sela e da condução do cavalo nos três andamentos, tanto no picadeiro como no exterior.
Conhecer as bases das três disciplinas olímpicas da Equitação.
Em termos teóricos o principal objetivo desta disciplina é desenvolver nos alunos o conhecimento sobre os diferentes temas das aulas práticas:
Analisar o perfil do profissional de docência da equitação.
Saber os princípios do ensino em equitação.
Compreender o ensino e o treino do cavalo.
Identificar os aspetos específicos das modalidades olímpicas da Equitação.
Conhecer os princípios do treino adaptados ao desporto equestre.
Conteúdos Programáticos
I.Volteio com Cilhão e Volteio com Sela (sem estribos).
II. Volteio com Sela (com estribos).
III. Ginástica a Cavalo.
IV. Condução do Cavalo.
V. Condução do Cavalo no Exterior.
VI. Orientação de uma Sessão de Treino.
VII. A Dressage.
VIII. Saltos de Obstáculos.
IX. Os Perfis dos Docentes de Equitação.
X. A Iniciação ao Ensino da Equitação e a Pedagogia Equestre.
XI. A Ginástica Base do Cavalo.
XII. O Ensino do Cavalo.
XIII. A Teoria do Treino na Equitação.
II. Volteio com Sela (com estribos).
III. Ginástica a Cavalo.
IV. Condução do Cavalo.
V. Condução do Cavalo no Exterior.
VI. Orientação de uma Sessão de Treino.
VII. A Dressage.
VIII. Saltos de Obstáculos.
IX. Os Perfis dos Docentes de Equitação.
X. A Iniciação ao Ensino da Equitação e a Pedagogia Equestre.
XI. A Ginástica Base do Cavalo.
XII. O Ensino do Cavalo.
XIII. A Teoria do Treino na Equitação.
Métodos de Ensino
Perante a especificidade desta Unidade Curricular, a metodologia de ensino baseada nas directrizes do modelo pedagógico, procurará que os alunos realizem não só, trabalho autónomo, mas também em grupo. Tal como referido, a especificidade da equitação, requer que o Docente realize momentos de comunicação oral, promovendo discussão e capacidade de argumentação com a turma.
O aluno consiga desenvolver o seu espírito critico, apresentando competência de pesquisa, para sustentar os seus argumentos.
Utilizar recursos digitais como a internet, aplicações, softwares e vídeos, que permitam demonstrar alguns dos conteúdos pretendidos; e o método sofisticada e tecnológico que esta área aproveita na gestão de diversos temas.
O moodle será utilizado como recurso para a organização e acesso aos materiais de aprendizagem, tal como meio de comunicação com o docente e colegas.
O aluno consiga desenvolver o seu espírito critico, apresentando competência de pesquisa, para sustentar os seus argumentos.
Utilizar recursos digitais como a internet, aplicações, softwares e vídeos, que permitam demonstrar alguns dos conteúdos pretendidos; e o método sofisticada e tecnológico que esta área aproveita na gestão de diversos temas.
O moodle será utilizado como recurso para a organização e acesso aos materiais de aprendizagem, tal como meio de comunicação com o docente e colegas.
Avaliação
Avaliação Teórica
Tem um peso de 40% na nota final da disciplina.
Haverá uma Frequências escrita que contemplará toda a matéria abordada (20%) e a realização de um trabalho sobre um tema equestre (20%), onde o aluno tem de obter a nota mínima de 9,5 valores, em cada um destes momentos de avaliação.
Avaliação Prática
Tem um peso de 60% na nota final da disciplina:
O aluno terá a oportunidade de intervir pedagogicamente numa sessão de aula (35%) e a componente prática (colocação nos três andamentos, condução do cavalo, etc.) que será avaliada em todas as aulas que participa (15%), tal como a sua assiduidade e participação (10%).
O aluno tem de participar, montando a cavalo, no mínimo de 75% da carga horária da unidade curricular.
Tem um peso de 40% na nota final da disciplina.
Haverá uma Frequências escrita que contemplará toda a matéria abordada (20%) e a realização de um trabalho sobre um tema equestre (20%), onde o aluno tem de obter a nota mínima de 9,5 valores, em cada um destes momentos de avaliação.
Avaliação Prática
Tem um peso de 60% na nota final da disciplina:
O aluno terá a oportunidade de intervir pedagogicamente numa sessão de aula (35%) e a componente prática (colocação nos três andamentos, condução do cavalo, etc.) que será avaliada em todas as aulas que participa (15%), tal como a sua assiduidade e participação (10%).
O aluno tem de participar, montando a cavalo, no mínimo de 75% da carga horária da unidade curricular.
Bibliografia
British Horse Society and Pony Club (2007). Manual Prático de Equitação. Editorial Presença.
Coronel Netto de Almeida (2011). Equitação: como e porquê. Dinalivro Editora.
Edwards E. (2018). Cavalos um guia ilustrado com mais de 100 raças de cavalos de todo o mundo. Ediouro editora.
Morris, D. (2006). Guia essencial do comportamento do cavalo. Publicações Europa América, 2006
Pombeiro, J., Almeida, E., Sequeira, J. (2005). Manual oficial de formação equestre. Instituto do Desporto de Portugal IDP.
Portas, M. (2010). Identificação de equinos - 2ª edição. Alter do Chão: Serviço Nacional Coudélico (2003). ISBN - 972-95957-1-2
Santos, R. (1981). Equideocultura. J. M. Varela Editores.
Torres, A. e Jardim, W. (1992). Criação de cavalos e outros equinos. 3ª edição - Editora Nobel.
Coronel Netto de Almeida (2011). Equitação: como e porquê. Dinalivro Editora.
Edwards E. (2018). Cavalos um guia ilustrado com mais de 100 raças de cavalos de todo o mundo. Ediouro editora.
Morris, D. (2006). Guia essencial do comportamento do cavalo. Publicações Europa América, 2006
Pombeiro, J., Almeida, E., Sequeira, J. (2005). Manual oficial de formação equestre. Instituto do Desporto de Portugal IDP.
Portas, M. (2010). Identificação de equinos - 2ª edição. Alter do Chão: Serviço Nacional Coudélico (2003). ISBN - 972-95957-1-2
Santos, R. (1981). Equideocultura. J. M. Varela Editores.
Torres, A. e Jardim, W. (1992). Criação de cavalos e outros equinos. 3ª edição - Editora Nobel.