2025

Didática da Equitação

Nome: Didática da Equitação
Cód.: DES15030L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta disciplina, através da prática - pedagógica, tem como principal objetivo:
• Desenvolver nos alunos os conhecimentos que lhes permitam orientar aulas de iniciação à Equitação,
• Dinamizar trabalho de ensino base de um cavalo.
• Proporcionar aos alunos um nível de prática numa primeira fase do ensino da Equitação, através da consolidação da colocação em sela e da condução do cavalo nos três andamentos, tanto no picadeiro como no exterior.
• Conhecer as bases das três disciplinas olímpicas da Equitação.
Em termos teóricos o principal objetivo desta disciplina é desenvolver nos alunos o conhecimento sobre os diferentes temas das aulas práticas:
• Analisar o perfil do profissional de docência da equitação.
• Saber os princípios do ensino em equitação.
• Compreender o ensino e o treino do cavalo.
• Identificar os aspetos específicos das modalidades olímpicas da Equitação.
• Conhecer os princípios do treino adaptados ao desporto equestre.

Conteúdos Programáticos

I.Volteio com Cilhão e Volteio com Sela (sem estribos).
II. Volteio com Sela (com estribos).
III. Ginástica a Cavalo.
IV. Condução do Cavalo.
V. Condução do Cavalo no Exterior.
VI. Orientação de uma Sessão de Treino.
VII. A Dressage.
VIII. Saltos de Obstáculos.
IX. Os Perfis dos Docentes de Equitação.
X. A Iniciação ao Ensino da Equitação e a Pedagogia Equestre.
XI. A Ginástica Base do Cavalo.
XII. O Ensino do Cavalo.
XIII. A Teoria do Treino na Equitação.

Métodos de Ensino

Perante a especificidade desta Unidade Curricular, a metodologia de ensino baseada nas directrizes do modelo pedagógico, procurará que os alunos realizem não só, trabalho autónomo, mas também em grupo. Tal como referido, a especificidade da equitação, requer que o Docente realize momentos de comunicação oral, promovendo discussão e capacidade de argumentação com a turma.
O aluno consiga desenvolver o seu espírito critico, apresentando competência de pesquisa, para sustentar os seus argumentos.
Utilizar recursos digitais como a internet, aplicações, softwares e vídeos, que permitam demonstrar alguns dos conteúdos pretendidos; e o método sofisticada e tecnológico que esta área aproveita na gestão de diversos temas.
O moodle será utilizado como recurso para a organização e acesso aos materiais de aprendizagem, tal como meio de comunicação com o docente e colegas.

Avaliação

Avaliação Teórica
Tem um peso de 40% na nota final da disciplina.
Haverá uma Frequências escrita que contemplará toda a matéria abordada (20%) e a realização de um trabalho sobre um tema equestre (20%), onde o aluno tem de obter a nota mínima de 9,5 valores, em cada um destes momentos de avaliação.
Avaliação Prática
Tem um peso de 60% na nota final da disciplina:
O aluno terá a oportunidade de intervir pedagogicamente numa sessão de aula (35%) e a componente prática (colocação nos três andamentos, condução do cavalo, etc.) que será avaliada em todas as aulas que participa (15%), tal como a sua assiduidade e participação (10%).
O aluno tem de participar, montando a cavalo, no mínimo de 75% da carga horária da unidade curricular.

Bibliografia

• British Horse Society and Pony Club (2007). Manual Prático de Equitação. Editorial Presença.
• Coronel Netto de Almeida (2011). Equitação: como e porquê. Dinalivro Editora.
• Edwards E. (2018). Cavalos – um guia ilustrado com mais de 100 raças de cavalos de todo o mundo. Ediouro editora.
• Morris, D. (2006). Guia essencial do comportamento do cavalo. Publicações Europa América, 2006
• Pombeiro, J., Almeida, E., Sequeira, J. (2005). Manual oficial de formação equestre. Instituto do Desporto de Portugal – IDP.
• Portas, M. (2010). Identificação de equinos - 2ª edição. Alter do Chão: Serviço Nacional Coudélico (2003). ISBN - 972-95957-1-2
• Santos, R. (1981). Equideocultura. J. M. Varela Editores.
• Torres, A. e Jardim, W. (1992). Criação de cavalos e outros equinos. 3ª edição - Editora Nobel.