2025
Desenvolvimento Regional do Desporto
Nome: Desenvolvimento Regional do Desporto
Cód.: DES15029L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1) Adquirir os conhecimentos básicos sobre o quadro de referência do desporto nas autarquias locais e responsabilidades legais dos municípios no domínio de desporto;
2) Compreender o enquadramento geral da ação dos municípios no desporto;
3) Analisar os principais modelos de intervenção e de gestão do desporto nos municípios;
4) Dominar ferramentas que permitam desenvolver programas nas múltiplas áreas de intervenção dos municípios, desde a promoção da saúde através do exercício físico até à formação desportiva de base;
5) Identificar alguns casos de sucesso do trabalho das autoridades locais na área do desporto em diferentes contextos geográficos;
6) Caracterizar a realidade atual e futura relativa ao desenvolvimento regional do desporto, à escala nacional e internacional.
7) Adquirir a capacidade crítica de recolher, interpretar e comunicar ideias, informações e conhecimentos científicos, de forma escrita e oral, organizadas de modo coerente e lógico, sobre temas inseridos nesta UC.
2) Compreender o enquadramento geral da ação dos municípios no desporto;
3) Analisar os principais modelos de intervenção e de gestão do desporto nos municípios;
4) Dominar ferramentas que permitam desenvolver programas nas múltiplas áreas de intervenção dos municípios, desde a promoção da saúde através do exercício físico até à formação desportiva de base;
5) Identificar alguns casos de sucesso do trabalho das autoridades locais na área do desporto em diferentes contextos geográficos;
6) Caracterizar a realidade atual e futura relativa ao desenvolvimento regional do desporto, à escala nacional e internacional.
7) Adquirir a capacidade crítica de recolher, interpretar e comunicar ideias, informações e conhecimentos científicos, de forma escrita e oral, organizadas de modo coerente e lógico, sobre temas inseridos nesta UC.
Conteúdos Programáticos
1. Desporto e Municípios
1.1. O sistema desportivo português
1.2. O papel das autarquias locais
1.3. As políticas públicas de desporto dos municípios
1.4. As missões dos órgãos representativos dos municípios
1.5. As funções sociais das câmaras municipais
2. Responsabilidades Legais dos Municípios
2.1. Regime de competências e atribuições dos municípios
2.2. Legislação aplicado ao desporto nos municípios
3. Modelos de Intervenção dos Pelouros de Desporto
3.1. Áreas de intervenção no desporto
3.2. Serviços e empresas municipais de desporto
3.4. Casos de sucesso
4. Gestão do Desporto nos Municípios
4.1. Instrumentos de ação municipal
4.2. Planos Estratégicos de Desenvolvimento Desportivo
4.3. Atlas Desportivos Municipais e Cartas Municipais
4.4. Redes Municipais de Equipamentos Desportivos Artificiais
4.5. Programas Municipais de Apoio ao Associativismo Desportivo
5. Perspetivas Futuras e Internacionais
5.2. A regionalização administrativa do desporto em Portugal
1.1. O sistema desportivo português
1.2. O papel das autarquias locais
1.3. As políticas públicas de desporto dos municípios
1.4. As missões dos órgãos representativos dos municípios
1.5. As funções sociais das câmaras municipais
2. Responsabilidades Legais dos Municípios
2.1. Regime de competências e atribuições dos municípios
2.2. Legislação aplicado ao desporto nos municípios
3. Modelos de Intervenção dos Pelouros de Desporto
3.1. Áreas de intervenção no desporto
3.2. Serviços e empresas municipais de desporto
3.4. Casos de sucesso
4. Gestão do Desporto nos Municípios
4.1. Instrumentos de ação municipal
4.2. Planos Estratégicos de Desenvolvimento Desportivo
4.3. Atlas Desportivos Municipais e Cartas Municipais
4.4. Redes Municipais de Equipamentos Desportivos Artificiais
4.5. Programas Municipais de Apoio ao Associativismo Desportivo
5. Perspetivas Futuras e Internacionais
5.2. A regionalização administrativa do desporto em Portugal
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são plenárias e eminentemente expositivas. As aulas teórico-práticas procuram aplicar conhecimentos teóricos e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Modelo de ensino centrado no estudante, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacamos:
a) exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates e visionamento de vídeos;
b) articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos;
c) utilização de recursos digitais interativos;
d) abordagem colaborativa baseada no team-based learning;
e) articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos;
f) aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação.
Modelo de ensino centrado no estudante, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacamos:
a) exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates e visionamento de vídeos;
b) articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos;
c) utilização de recursos digitais interativos;
d) abordagem colaborativa baseada no team-based learning;
e) articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos;
f) aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação.
Avaliação
A avaliação considera na classificação final os seguintes parâmetros:
Contínua:
» 20% para participação e assiduidade (superior a 75%);
» 30% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.
Por exame final:
» 50% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.
Em ambos os processos, nota mínima de 9,5 valores na(s) tarefa(s) e no trabalho.
Contínua:
» 20% para participação e assiduidade (superior a 75%);
» 30% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.
Por exame final:
» 50% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.
Em ambos os processos, nota mínima de 9,5 valores na(s) tarefa(s) e no trabalho.
Bibliografia
Coelho e Silva, M., Casas de Melo, E., Gonçalves, C., Albuquerque, E., Oliveira, H., Teixeira, M., Carmo Freitas, N., & Mortágua, P. (2004). Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Concelho de Cantanhede. Município de Cantanhede.
Teixeira, M. (2004). Modelo Organizacional para os Serviços Municipais de Desporto. In M. Coelho e Silva, E. Casas de Melo, C. Gonçalves, E. Albuquerque, H. Oliveira, M. Teixeira, M. Carmo Freitas & P. Mortágua (Eds.), Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Concelho de Cantanhede (pp. 3742). Município de Cantanhede.
Teixeira, M. (2019). Gestão do Desporto: Desenvolvimento Desportivo Regional e Municipal. Media XXI.
Teixeira, M., Nunes, V., García-Fernández, J., & Sesinando, A. (2023). Sports Management in Local Authorities: a conceptual analysis of Municipal Sports Companies. Motricidade, 19(2), 1-10. https://doi.org/10.6063/motricidade.28309
Teixeira, M. (2004). Modelo Organizacional para os Serviços Municipais de Desporto. In M. Coelho e Silva, E. Casas de Melo, C. Gonçalves, E. Albuquerque, H. Oliveira, M. Teixeira, M. Carmo Freitas & P. Mortágua (Eds.), Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Concelho de Cantanhede (pp. 3742). Município de Cantanhede.
Teixeira, M. (2019). Gestão do Desporto: Desenvolvimento Desportivo Regional e Municipal. Media XXI.
Teixeira, M., Nunes, V., García-Fernández, J., & Sesinando, A. (2023). Sports Management in Local Authorities: a conceptual analysis of Municipal Sports Companies. Motricidade, 19(2), 1-10. https://doi.org/10.6063/motricidade.28309