2025

Desporto e Desenvolvimento

Nome: Desporto e Desenvolvimento
Cód.: DES15028L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

É fundamental que futuros profissionais do desporto conheçam e dominem os problemas do desenvolvimento aplicados ao mundo do desporto. Em termos de objetivos de aprendizagem, pretendemos que os alunos consigam:

1) Compreender o fenómeno desportivo na sua dinâmica social, económica e política;
2) Descrever a problemática epistemológica da motricidade humana aplicada ao desenvolvimento, organização e gestão do desporto;
3) Analisar as implicações conceptuais, operacionais e organizacionais da gestão do desporto nas atividades físicas e desportivas;
4) Conhecer a atitude e instrumentos de gestão do desporto que possibilitem uma integração de conhecimentos facilitadores do estudo da dinâmica de desenvolvimento e organização do desporto moderno;
5) Adquirir a capacidade crítica de recolher, interpretar e comunicar ideias, informações e conhecimentos científicos, de forma escrita e oral, organizadas de modo coerente e lógico, sobre temas inseridos nesta unidade curricular.

Conteúdos Programáticos

1. Desporto e Sociedade
1.1. Contexto global das atividades desportivas
1.2. Modelos de análise social do desporto

2. Desporto e Desenvolvimento
2.1. Conceito de desporto
2.2. Justificações para o desenvolvimento desportivo
2.3. Desenvolvimento vs. crescimento
2.4. Conceito de desenvolvimento desportivo
2.5. Políticas de desenvolvimento desportivo
2.6. Princípios do desenvolvimento desportivo
2.7. Ciclo de desenvolvimento desportivo
2.8. Etapas de desenvolvimento desportivo
2.9. Modelo FNI
2.10. Fatores de desenvolvimento desportivo
2.11. Desporto ao serviço do desenvolvimento e da paz

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas procuram aplicar conhecimentos teóricos e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Modelo de ensino centrado no estudante, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacamos:
a) exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates e visionamento de vídeos;
b) articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos;
c) utilização de recursos digitais interativos;
d) abordagem colaborativa baseada no team-based learning;
e) articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos;
f) aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação.

Avaliação

A avaliação considera na classificação final os seguintes parâmetros:

Contínua:
» 20% para participação e assiduidade (superior a 75%);
» 30% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.

Por exame final:
» 50% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.

Em ambos os processos, nota mínima de 9,5 valores na(s) tarefa(s) e no trabalho.

Bibliografia

Barros, C., & Teixeira, M. (2008). The Measurement of Efficiency in Sports Organizations. In B. R. Humphreys & D. R. Howard (Eds.), The Business of Sports (Vol. 3, pp. 129–145). Praeger, Greenwood Publishing Group.

Barros, C., & Teixeira, M. (2008). The Measurement of Efficiency in Sports Organizations. In B. R. Humphreys & D. R. Howard (Eds.), The Business of Sports (Vol. 3, pp. 129–145). Praeger, Greenwood Publishing Group.

Coelho e Silva, M., Casas de Melo, E., Gonçalves, C., Albuquerque, E., Oliveira, H., Teixeira, M., Carmo Freitas, N., & Mortágua, P. (2004). Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Concelho de Cantanhede. Município de Cantanhede.

Figueira, T. M. N., & Teixeira, M. R. C. (2021). Sports public policy: sports activities in the first cycle in the municipalities of the metropolitan area of Lisbon. Journal of Physical Education, 32(1), Article e3275.

Mackintosh, C. (2021). Foundations of Sport Development (1st ed.). Routledge.