2025

Avaliação e Controlo da Performance Desportiva

Nome: Avaliação e Controlo da Performance Desportiva
Cód.: DES15027L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer e sistematizar os fundamentos da avaliação e controlo da performance desportiva;
2. Aplicar as metodologias e os instrumentos de avaliação da Performance Desportiva;
3. Analisar e interpretar os resultados decorrentes da avaliação;
4. Preparar relatórios ou outras formas de apresentação da informação recolhida;
5. Utilizar a informação compilada para apoiar processos de preparação do treino ou da competição.

Conteúdos Programáticos

Bloco I – Fundamentos da Avaliação e Controlo do Desempenho Desportivo
1. O Modelo Sistemático de Avaliação
2. Fundamentos dos programas de testes
3. As Sessões de Controlo
Bloco II – Metodologias de Observação na avaliação e controlo do treino
1. Meios e Métodos de observação
a. Registo por: erro; check list; Sistemas de categorias; Escalas de relação
b. Softwares de análise cronométrica
c. Procedimentos de Filmagem/Vídeo
d. Softwares de Análise de dados
Bloco III – Avaliação e controlo das capacidades motoras
1. Avaliação da Força
2. Avaliação da Velocidade
3. Avaliação da Agilidade
4. Avaliação da Resistência
Bloco IV – Avaliação e controlo em Jogos Desportivos Coletivos (JDC)
1. A Análise do Jogo como método de Avaliação em JDC
2. Avaliação Fisiológica em JDC
3. A Análise Tempo e Movimento
4. A Análise Tática
5. A Análise Técnica
6. A Análise Multidimensional
Bloco V – Comunicação e apresentação de Resultados
1. Tipologia de dados
2. Tipologia de análise
3. Gráficos e Figuras

Métodos de Ensino

Esta Unidade Curricular utilizará uma metodologia de ensino centrada no estudante, procurando que através da experimentação e aplicação sejam desenvolvidas as competências previstas. Na primeira fase da unidade curricular os conteúdos serão aplicados entre os estudantes, que experimentarão enquanto avaliadores e atletas as diferentes metodologias, dos blocos 3 e 4. Com base na informação recolhida serão criadas sessões de balanço e reflexão, para desenvolvimento dos blocos 1 e 2, bem como a preparação de projetos de apresentação dos diferentes resultados por diferentes grupos de estudantes – bloco 5. Após esta primeira fase, serão preparados projetos de recolha de dados na comunidade, acima de tudo nos clubes desportivos locais onde os estudantes estão ligados nas unidades curriculares de estágio, para a definição, aplicação e análise de uma metodologia de avaliação da performance por parte dos estudantes, em grupo, que será utilizada como a grande tarefa de avaliação.

Avaliação

A avaliação incidirá na aplicação prática dos conteúdos abordados. Será dividida em dois âmbitos: as tarefas de sessão, que terão um caráter contínuo e serão propostas pelos docentes durantes as aulas; e a tarefa final de avaliação, que será aplicada na comunidade, em articulação com outras unidades curriculares que os estudantes estejam a frequentar como estágios em clubes desportivos. Nesta tarefa será majorada a forma de apresentação dos dados, de acordo com o bloco 5. As ponderações serão as seguintes:

Nota Final = Tarefas de Sessão x 40% + Tarefa Final de Avaliação x 60%

Bibliografia

Hughes, M. & Franks, I. The Essentials of Performance Analysis. (Routledge, 2007). doi:10.4324/9780203938065
Hughes, M. Notational analysis – a mathematical perspective. Int J Perf Anal Spor 4, 97–139 (2005).
Morrow, J. R., Jackson, A., Disch, J. G., & Mood, D. (2010). Measurement and Evaluation in Human Performance. Human Kinetics Publishers.
O'Donoghue, P. & Holmes, L. Data Analysis in Sport. (Routledge, 2014). doi:10.4324/9781315816357
O'Donoghue, P. Research Methods for Sports Performance Analysis. (2009). doi:10.4324/9780203878309
Pereira, P., Gonçalves, B., Bravo, J., Fernandes, O. & Folgado, H. (2021) Multidimensional Indicators, in The Use of Applied Technology in Team Sport (eds. Pino-Ortega, J. & Rico-González, M.) 176–189 (Routledge). doi:10.4324/9781003157007-16