2025

Atividades no Mar

Nome: Atividades no Mar
Cód.: DES15026L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Aprofundar e consolidar conhecimentos adquiridos sobre diversas atividades de recreação e lazer desportivo, mais especificamente as relacionadas com desportos de mar,
• Experienciar atividades de mar como canoagem, vela, surf, widsurf e mergulho;
• Vivenciar a implementação e operacionalização, de forma autónoma, por parte dos alunos, de projetos nesse âmbito (no sector desportivo, educativo ou empresarial), abrindo perspetivas de aplicações futuras no mercado de trabalho de desportos de mar.

Em termos práticos pretendemos que os alunos possam desenvolver competências relacionadas com:
1. Estratégias de planeamento de projetos na área dos desportos de mar;
2. Capacidade técnica e pedagógica de enquadramento de grupos com características diversas (alunos/clientes) sob diferentes enquadramentos (aula/animação/evento).

Conteúdos Programáticos

1- Canoagem
-Interpretação do meio: correntes, marés, vento.
-Equipamento: escolha, transporte, segurança.
-Técnicas: remada, embarque/desembarque.
-Navegação: nomenclatura, controle, emergência.
2- Vela
-Equipamento: segurança, palamenta.
-Condições: vento (Escala de Beaufort), marés.
-Navegação: nomenclatura, conceitos, manobras.
-Preparação: saída, retorno.
3- Surf
-Equipamento: transporte, conhecimento da prancha.
-Técnicas: remada, apanhar onda, manobras.
4- Windsurf
-Equipamento: segurança, nomenclatura.
-Técnicas: navegação, manuseio da prancha, viragens.
-Iniciantes: equilíbrio, direcionamento.
5- Mergulho Livre em Apneia
-Equipamento: tipos, normas.
-Técnicas: apneia, respiração, segurança.
6- Mergulho com Escafandro
-Fundamentos: adaptação, história, respiração.
-Equipamento: comunicação, segurança.
-Navegação: tabelas de mergulho, cursos PADI e FPAS.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular engloba atividades práticas como vela, canoagem, surf, windsurf e mergulho, pelo que a abordagem pedagógica deve ser bastante prática e envolvente. Aqui estão as metodologias de ensino que serão aplicadas:
• Aprendizagem Experiencial: permitir que os estudantes aprendam fazendo. Levando-os para ambientes naturais adequados para cada atividade de modo a experimentarem diretamente as técnicas e práticas.
• Aulas Práticas e Demonstrativas: realizar aulas práticas com instrutores especializados em cada atividade, demonstrando as técnicas, equipamentos e segurança.
• Trabalho em Grupo: promover atividades onde os alunos trabalhem em equipa, planificando e executando atividades náuticas, como a organização de eventos ou aulas simuladas.

Avaliação

A avaliação a esta UC será preferencialmente realizada por um processo de avaliação contínua ou, excecionalmente, pela realização de uma avaliação final no local de realização da componente prática.

Para que o aluno tenha a possibilidade de seguir o processo de avaliação continua, além da percentagem mínima de presenças, deverá ainda cumprir com os requisitos adicionais:
- Ter avaliação positiva (nota superior ou igual a 9.5 valores) na componente teórico-prática;


A Classificação Teórico-Prática tem em consideração a realização de uma prova prática nas diferentes modalidades abordadas e a participação ativa nas aulas. Esta classificação contribui num total de 80% para a nota final ficando os restantes 20% relacionados com outras questões inerentes à participação do aluno (pontualidade, assiduidade, empenho).

Bibliografia

Hernández, José Luís Sánchez, (1997), Iniciación al Piragüismo, Madrid, Editorial Gymnos, ISBN: 84-8013-102-0.
Feuillette, Alain; Lutz, Jean, (1987), Canoa e Caiaque em 10 Liçoes, Mem Martins, Publicações Europa-América.
Dedekam, I. (2004). Vela de recreio – Manual de afinações. Lisboa: Dinalivro.
Ferreira, D.; Martins, J. A. (2002). Navegador de recreio. Lisboa: Dinalivro.
Fitzpatrick, W. (1992). A vela em sete lições - Colecção Habitat. Lisboa: Editorial Presença.
Langley-Price, P.; Ouvry, P. (2004). Tripulação Competente. Mem Martins: Publicações Europa América.
Nicolson, I. (2002). Velas de barcos de cruzeiro e regata – técnicas, conselhos, ideias. Mem Martins:
Edmonds, C. Breath-hold Diving. In: Edmonds, C., Lowry, C., Pennefather, J., Walker, R. Diving and Subaquatic Medicine, 4th Edition, London, Arnold, 2002; 61: 615-618.
Ferrigno, M., Lundgren, C. E. Breath-hold Diving. In: Benett P., Elliot D.The Physiology and Medicine of Diving, 5th Edition, Philadelphia