2025
Instalações Desportivas
Nome: Instalações Desportivas
Cód.: DES15024L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC pretende fornecer aos alunos os conhecimentos básicos sobre os espaços e equipamentos desportivos, tendo em conta as várias perspetivas e problemas levantados no planeamento, construção, gestão e manutenção destas instalações. Pretendemos que os alunos consigam:
1) Compreender as tipologias e classificações das instalações desportivas;
2) Adquirir os conhecimentos básicos de enquadramento dos espaços e instalações desportivas;
3) Explicar as formas de otimização dos recursos materiais utilizados na prática desportiva;
4) Analisar as diversas fases do ciclo de vida das instalações desportivas;
5) Dominar as várias perspetivas e problemas levantados no planeamento, construção, gestão e manutenção das instalações desportivas;
6) Identificar os modelos de gestão do apetrechamento desportivo;
7) Adquirir a capacidade crítica de recolher, interpretar e comunicar ideias, informações e conhecimentos científicos, de forma escrita e oral sobre temas inseridos nesta unidade curricular.
1) Compreender as tipologias e classificações das instalações desportivas;
2) Adquirir os conhecimentos básicos de enquadramento dos espaços e instalações desportivas;
3) Explicar as formas de otimização dos recursos materiais utilizados na prática desportiva;
4) Analisar as diversas fases do ciclo de vida das instalações desportivas;
5) Dominar as várias perspetivas e problemas levantados no planeamento, construção, gestão e manutenção das instalações desportivas;
6) Identificar os modelos de gestão do apetrechamento desportivo;
7) Adquirir a capacidade crítica de recolher, interpretar e comunicar ideias, informações e conhecimentos científicos, de forma escrita e oral sobre temas inseridos nesta unidade curricular.
Conteúdos Programáticos
1. As tipologias e classificação de espaços e instalações desportivas
2. Indicadores para ordenamento de instalações desportivas artificiais
3. Metodologias de planeamento de instalações desportivas
4. Etapas do ciclo de vida das instalações desportivas
5. Principais parâmetros de gestão das instalações desportivas
6. Conservação e manutenção de instalações desportivas
7. Gestão de apetrechamento desportivo
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são plenárias e eminentemente expositivas. As aulas teórico-práticas procuram aplicar conhecimentos teóricos e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Modelo de ensino centrado no estudante, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacamos:
a) exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates e visionamento de vídeos;
b) articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos;
c) utilização de recursos digitais interativos;
d) abordagem colaborativa baseada no team-based learning;
e) articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos;
f) aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação.
Modelo de ensino centrado no estudante, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacamos:
a) exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates e visionamento de vídeos;
b) articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos;
c) utilização de recursos digitais interativos;
d) abordagem colaborativa baseada no team-based learning;
e) articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos;
f) aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação.
Avaliação
A avaliação considera na classificação final os seguintes parâmetros:
Contínua:
» 20% para participação e assiduidade (superior a 75%);
» 30% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.
Por exame final:
» 50% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.
Em ambos os processos, nota mínima de 9,5 valores na(s) tarefa(s) e no trabalho.
Contínua:
» 20% para participação e assiduidade (superior a 75%);
» 30% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.
Por exame final:
» 50% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.
Em ambos os processos, nota mínima de 9,5 valores na(s) tarefa(s) e no trabalho.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 141/2009 da Presidência do Conselho de Ministros: regime jurídico das instalações desportivas de uso público. (2009). Diário da República: I série, n.º 114. https://www.parlamento.pt/
Fried, G. (2010). Managing sport facilities (2nd ed.). Human Kinetics.
Mestre, B., Sesinando, A., & Teixeira, M. (2023). Public Public Policies for Sport: Study focusing on a southern European municipality. London, United Kingdom: Novas Edições Acadêmicas.
Teixeira, M. (2008). Portugal, Poder Local e Desporto. Grifos.
Teixeira, M., & Ribeiro, T. (2016). Sport policy and sports development: Study of demographic, organizational, financial and political dimensions to the local level in Portugal. Open Sports Sciences Journal - Sport Management: Human Resources, Economics, Politics, Law, Marketing and Sport Facilities issues, 9(Suppl-1, M4), 26-34. https://doi.org/10.2174/1875399X01609010026
Fried, G. (2010). Managing sport facilities (2nd ed.). Human Kinetics.
Mestre, B., Sesinando, A., & Teixeira, M. (2023). Public Public Policies for Sport: Study focusing on a southern European municipality. London, United Kingdom: Novas Edições Acadêmicas.
Teixeira, M. (2008). Portugal, Poder Local e Desporto. Grifos.
Teixeira, M., & Ribeiro, T. (2016). Sport policy and sports development: Study of demographic, organizational, financial and political dimensions to the local level in Portugal. Open Sports Sciences Journal - Sport Management: Human Resources, Economics, Politics, Law, Marketing and Sport Facilities issues, 9(Suppl-1, M4), 26-34. https://doi.org/10.2174/1875399X01609010026