2025
Teoria e Método do Treino Desportivo Específico
Nome: Teoria e Método do Treino Desportivo Específico
Cód.: DES15022L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer o enquadramento regulamentar da modalidade desportiva específica;
2. Sistematizar os aspetos técnicos e táticos da modalidade desportiva específica;
3. Explica o papel do desporto na formação pessoal, social e desportiva dos praticantes;
4. Testa e avalia os diferentes níveis de desenvolvimento maturacional de jovens praticantes desportivos e sistematiza as etapas de formação desportiva;
5. Desenvolve metodologias de treino e de ensino da modalidade desportiva específica em diferentes níveis de desempenho;
6. Aplica metodologias de avaliação do desempenho em treino e em competição da modalidade desportiva específica.
Estes objetivos serão adaptados para cada uma das modalidades desportivas, em ficha UC específica.
2. Sistematizar os aspetos técnicos e táticos da modalidade desportiva específica;
3. Explica o papel do desporto na formação pessoal, social e desportiva dos praticantes;
4. Testa e avalia os diferentes níveis de desenvolvimento maturacional de jovens praticantes desportivos e sistematiza as etapas de formação desportiva;
5. Desenvolve metodologias de treino e de ensino da modalidade desportiva específica em diferentes níveis de desempenho;
6. Aplica metodologias de avaliação do desempenho em treino e em competição da modalidade desportiva específica.
Estes objetivos serão adaptados para cada uma das modalidades desportivas, em ficha UC específica.
Conteúdos Programáticos
1. Regulamentação da Modalidade Desportiva:
1.1. Estruturas organizacionais nacionais e internacionais.
1.2. Regras e normas em diferentes níveis de prática
2. Fatores de rendimento da modalidade específica:
3. Papel do Desporto na Formação de jovens:
3.1. Impacto do desporto no desenvolvimento pessoal e social.
3.2. O desporto como ferramenta educacional.
3.3. Valores e ética no desporto.
4. Desenvolvimento Maturacional e Etapas de Formação:
4.1. Avaliação do desenvolvimento físico e cognitivo.
4.2. Adaptação do treino ao nível de desenvolvimento.
4.3. Desenvolvimento e especialização desportiva.
5. Metodologias de Treino e Ensino:
5.1. Planificação de sessões e de exercícios de treino.
5.2. Periodização e Planificação da modalidade desportiva específica.
6. Análise do rendimento desportivo:
6.1. Técnicas e metodologias de avaliação em treino e competição.
Estes conteúdos serão adaptados para cada uma das modalidades desportivas, em ficha UC específica
1.1. Estruturas organizacionais nacionais e internacionais.
1.2. Regras e normas em diferentes níveis de prática
2. Fatores de rendimento da modalidade específica:
3. Papel do Desporto na Formação de jovens:
3.1. Impacto do desporto no desenvolvimento pessoal e social.
3.2. O desporto como ferramenta educacional.
3.3. Valores e ética no desporto.
4. Desenvolvimento Maturacional e Etapas de Formação:
4.1. Avaliação do desenvolvimento físico e cognitivo.
4.2. Adaptação do treino ao nível de desenvolvimento.
4.3. Desenvolvimento e especialização desportiva.
5. Metodologias de Treino e Ensino:
5.1. Planificação de sessões e de exercícios de treino.
5.2. Periodização e Planificação da modalidade desportiva específica.
6. Análise do rendimento desportivo:
6.1. Técnicas e metodologias de avaliação em treino e competição.
Estes conteúdos serão adaptados para cada uma das modalidades desportivas, em ficha UC específica
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular contempla aulas de diferentes tipologias, que se pretendem alinhadas com as metodologias de ensino. As aulas teóricas serão destinadas a abordar os conteúdos numa lógica de sala de aula invertida, em que os estudantes deverão aceder à informação previamente, sendo criados grupos de debate e reflexão sobre os temas em sessão conjunta. Com base nesta informação, serão propostas tarefas nas aulas teórico-práticas, em que os estudantes deverão utilizar os seus conhecimentos para apresentar sugestões de estratégias ou métodos para cada um dos conteúdos. As aulas de trabalho de campo servirão para, de forma supervisionada, os estudantes terem contacto com o contexto de aplicação destes conteúdos em clubes desportivos locais.
Esta metodologia será adaptada para cada uma das modalidades desportivas específicas.
Esta metodologia será adaptada para cada uma das modalidades desportivas específicas.
Avaliação
A avaliação será adaptada para cada uma das modalidades desportivas específicas. Ainda assim, é obrigatório que cada um contemple os seguintes elementos:
Frequência escrita (20 a 40% da nota final)
Estágios de observação externos (15 a 35% da nota final)
Intervenções Práticas (20 a 40% da nota final)
Frequência escrita (20 a 40% da nota final)
Estágios de observação externos (15 a 35% da nota final)
Intervenções Práticas (20 a 40% da nota final)
Bibliografia
Adelino, J., Vieira, J., Coelho, O., & Fraga, F. (1999). Treino de jovens: o que todos precisamos de saber!
Bompa, T. O., & Buzzichelli, C. (2019). Periodization-: theory and methodology of training. Human kinetics.
Bompa, T. O., & Sarandan, S. (2022). Training and Conditioning Young Athletes. Human Kinetics.
Raposo, A.V. (2019): Planeamento do treino desportivo Fundamentos, organização e operacionalização. Ed. Visão e contextos.
Sarmento, P., & Universidade Técnica de Lisboa. (2004). Pedagogia do desporto e observação
Bompa, T. O., & Buzzichelli, C. (2019). Periodization-: theory and methodology of training. Human kinetics.
Bompa, T. O., & Sarandan, S. (2022). Training and Conditioning Young Athletes. Human Kinetics.
Raposo, A.V. (2019): Planeamento do treino desportivo Fundamentos, organização e operacionalização. Ed. Visão e contextos.
Sarmento, P., & Universidade Técnica de Lisboa. (2004). Pedagogia do desporto e observação