2025
Teoria Geral do Treino Desportivo
Nome: Teoria Geral do Treino Desportivo
Cód.: DES15021L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1-Clarificar e caracterizar os conceitos de treino desportivo, preparação desportiva, rendimento desportivo, metodologia de treino;
2-Compreender as leis biológicas de adaptação, os princípios metodológicos e pedagógicos do Treino Desportivo;
3-Conhecer os mecanismos da dinâmica carga-adaptação;
4-Compreender cada um dos fatores de rendimento, dentro da estrutura das diferentes capacidades motoras;
5- Identificar as diferenças estruturais e funcionais entre as modalidades individuais e coletivas.
6-Conhecer e saber aplicar os principais instrumentos e testes de avaliação das capacidades motoras;
7-Dominar as componentes estruturais da carga de treino, operacionalizando sessões para as capacidades motoras especificas de uma dada modalidade;
8-Dominar e aplicar os meios e métodos de treino;
9-Compreender e aplicar os diferentes modelos de periodização do Treino Desportivo, selecionando o mais adequado em função das características especificas do seu contexto de intervenção.
2-Compreender as leis biológicas de adaptação, os princípios metodológicos e pedagógicos do Treino Desportivo;
3-Conhecer os mecanismos da dinâmica carga-adaptação;
4-Compreender cada um dos fatores de rendimento, dentro da estrutura das diferentes capacidades motoras;
5- Identificar as diferenças estruturais e funcionais entre as modalidades individuais e coletivas.
6-Conhecer e saber aplicar os principais instrumentos e testes de avaliação das capacidades motoras;
7-Dominar as componentes estruturais da carga de treino, operacionalizando sessões para as capacidades motoras especificas de uma dada modalidade;
8-Dominar e aplicar os meios e métodos de treino;
9-Compreender e aplicar os diferentes modelos de periodização do Treino Desportivo, selecionando o mais adequado em função das características especificas do seu contexto de intervenção.
Conteúdos Programáticos
Os grandes blocos de matéria a abordar na UC são os seguintes:
1. Fundamentos Gerais dos Mecanismos Biológicos de Adaptação
2. Bases Operacionais para a Organização do Processo de Treino
3. As Capacidades Motoras Conceito, fatores condicionantes e meios e métodos de treino.
3.1. As Capacidades Coordenativas
3.2. As Capacidades Condicionais
3.2.1. A Resistência
3.2.2. A Força
3.3. As Capacidades Coordenativo-Condicionais
3.3.1. A Velocidade
3.3.2. A Flexibilidade
4. Preparação do Treino
4.1. Fatores de Treino
4.2. O treino físico
4.3. O treino técnico
4.4. O treino táctico
4.5. Abordagem multidimensional
4.6. A Variabilidade nos Processos de Preparação Desportiva
4.7. O Treino da Tomada de Decisão no Desporto
5. Planeamento e Periodização do Treino Desportivo
5.1. Periodização de habilidades e capacidades;
5.2. Planeamento de Sessões de Treino
5.3. Planeamento de ciclos de treino
5.4. Métodos e estratégias de recuperação
5.5. Especificidades em Desportos Cíclicos
5.6. Especificidade
1. Fundamentos Gerais dos Mecanismos Biológicos de Adaptação
2. Bases Operacionais para a Organização do Processo de Treino
3. As Capacidades Motoras Conceito, fatores condicionantes e meios e métodos de treino.
3.1. As Capacidades Coordenativas
3.2. As Capacidades Condicionais
3.2.1. A Resistência
3.2.2. A Força
3.3. As Capacidades Coordenativo-Condicionais
3.3.1. A Velocidade
3.3.2. A Flexibilidade
4. Preparação do Treino
4.1. Fatores de Treino
4.2. O treino físico
4.3. O treino técnico
4.4. O treino táctico
4.5. Abordagem multidimensional
4.6. A Variabilidade nos Processos de Preparação Desportiva
4.7. O Treino da Tomada de Decisão no Desporto
5. Planeamento e Periodização do Treino Desportivo
5.1. Periodização de habilidades e capacidades;
5.2. Planeamento de Sessões de Treino
5.3. Planeamento de ciclos de treino
5.4. Métodos e estratégias de recuperação
5.5. Especificidades em Desportos Cíclicos
5.6. Especificidade
Métodos de Ensino
De acordo com o modelo pedagógico, pretende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante, unificada no desenvolvimento de competências. Assim, a UC organiza-se em aulas teóricas (22.5h) e teórico-práticas (22.5h). As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica.
O contexto teórico-prático promove no aluno a necessidade de aprofundar conhecimentos, com atividades centradas no desenvolvimento de tarefas de aplicação de meios e métodos de treino, bem como no domínio de instrumentos e testes de avaliação das capacidades motoras. Para tal serão propostas tarefas de aplicação dos conteúdos 3 a 6, em grupos de estudantes, da qual resultarão relatórios de sessão. Esta metodologia de ensino, permite igualmente uma articulação com o modelo pedagógico, quer na relação com a sociedade, quer com o desenvolvimento de competências disciplinares e transversais.
O contexto teórico-prático promove no aluno a necessidade de aprofundar conhecimentos, com atividades centradas no desenvolvimento de tarefas de aplicação de meios e métodos de treino, bem como no domínio de instrumentos e testes de avaliação das capacidades motoras. Para tal serão propostas tarefas de aplicação dos conteúdos 3 a 6, em grupos de estudantes, da qual resultarão relatórios de sessão. Esta metodologia de ensino, permite igualmente uma articulação com o modelo pedagógico, quer na relação com a sociedade, quer com o desenvolvimento de competências disciplinares e transversais.
Avaliação
De acordo com o modelo pedagógico da Universidade de Évora, as práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes visam que a avaliação seja colocada ao serviço das aprendizagens, devendo dirigir-se tanto à avaliação da aquisição de conhecimentos como também ao desenvolvimento de capacidades. Neste sentido, a avaliação da UC, contempla o seguinte:
A avaliação, tanto contínua como final, está condicionada ao cumprimento de 75% de presenças efetivas nas aulas teórico-práticas.
Requisito:
- Obter uma classificação parcial igual ou superior a 9,5 valores em todas as tarefas de avaliação propostas;
Tarefas de avaliação:
1. Realização de 2 Frequências (50%)
2. Relatórios de Sessão Aulas Teórico-Práticas (50%)
A avaliação, tanto contínua como final, está condicionada ao cumprimento de 75% de presenças efetivas nas aulas teórico-práticas.
Requisito:
- Obter uma classificação parcial igual ou superior a 9,5 valores em todas as tarefas de avaliação propostas;
Tarefas de avaliação:
1. Realização de 2 Frequências (50%)
2. Relatórios de Sessão Aulas Teórico-Práticas (50%)
Bibliografia
Batalha, N. et al. (2022). Prevention of shoulder disorders in competitive swimmers. In: The science of human motricity. Nova Science Publishers, Inc.
Batalha, N. et al. (2023). S. Effects of an 11-Week Detraining, Imposed by the COVID-19 Confinement, on Handball Players' Shoulder Rotator Isokinetic Profile, Shoulder Range of Motion, and Ball Release Velocity. Medicine, 59, 1548.
Bompa, T., Haff, G. (2018). Theory and Methodology of Training. Champaign, IL. Human Kinetics.
Bompa, T. O., & Sarandan, S. (2022). Training and Conditioning Young Athletes. Human Kinetics.
Uppal, A.K. (2021). Scientific principles of sports training. Friends publications.
Raposo, A.V. (2019): Sports training planning Fundamentals, organization and operationalization. Ed. Vision and contexts.
Batalha, N. et al. (2023). S. Effects of an 11-Week Detraining, Imposed by the COVID-19 Confinement, on Handball Players' Shoulder Rotator Isokinetic Profile, Shoulder Range of Motion, and Ball Release Velocity. Medicine, 59, 1548.
Bompa, T., Haff, G. (2018). Theory and Methodology of Training. Champaign, IL. Human Kinetics.
Bompa, T. O., & Sarandan, S. (2022). Training and Conditioning Young Athletes. Human Kinetics.
Uppal, A.K. (2021). Scientific principles of sports training. Friends publications.
Raposo, A.V. (2019): Sports training planning Fundamentals, organization and operationalization. Ed. Vision and contexts.