2025
Bases Fisiológicas da Atividade Física
Nome: Bases Fisiológicas da Atividade Física
Cód.: DES15020L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o corpo humano, considerando os diferentes sistemas orgânicos, os seus constituintes, as suas funções e o seu comportamento fisiológico.
Desenvolver a capacidade de interpretação dos fenómenos fisiológicos dos sistemas orgânicos do corpo humano, de forma isolada ou em interação uns com os outros, em repouso e em movimento e suas adaptações crónicas.
Promover competências de manipulação e análise de metodologias e instrumentos de avaliação de parâmetros e comportamentos fisiológicos com aplicabilidade prática de investigação e atividade laboral.
Estimular a pesquisa sobre as matérias e conteúdos da disciplina, por recurso a bibliografia diversa e através da utilização multimédia, nomeadamente por recurso a sites e fontes de conhecimento com reconhecimento científico.
Desenvolver a capacidade de interpretação dos fenómenos fisiológicos dos sistemas orgânicos do corpo humano, de forma isolada ou em interação uns com os outros, em repouso e em movimento e suas adaptações crónicas.
Promover competências de manipulação e análise de metodologias e instrumentos de avaliação de parâmetros e comportamentos fisiológicos com aplicabilidade prática de investigação e atividade laboral.
Estimular a pesquisa sobre as matérias e conteúdos da disciplina, por recurso a bibliografia diversa e através da utilização multimédia, nomeadamente por recurso a sites e fontes de conhecimento com reconhecimento científico.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: Fisiologia Geral e Celular
a. Água, eletrólitos e equilíbrio ácido-base
2. Sistema urinário
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
3. Sistema urinário
4. Sistema respiratório
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
b. Respiração
5. Sistema Cardiovascular
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
b. Circulação
c. Atividade elétrica e contração cardíaca
6. Sistema digestivo
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
b. Sistema digestivo, nutrição
7. Metabolismo
a. Metabolismo dos nutrientes, energia
8. Sistema músculo-esquelético
a. Nervo e músculo
i. Potencial de membrana e potencial de ação
ii. Transmissão neuromuscular
iii. Contração muscular
b. Osso
i. Formação, destruição e crescimento ósseo
9. Sistema hormonal
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
10. Relação de todos os sistemas com a pratica de atividade física
a. Água, eletrólitos e equilíbrio ácido-base
2. Sistema urinário
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
3. Sistema urinário
4. Sistema respiratório
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
b. Respiração
5. Sistema Cardiovascular
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
b. Circulação
c. Atividade elétrica e contração cardíaca
6. Sistema digestivo
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
b. Sistema digestivo, nutrição
7. Metabolismo
a. Metabolismo dos nutrientes, energia
8. Sistema músculo-esquelético
a. Nervo e músculo
i. Potencial de membrana e potencial de ação
ii. Transmissão neuromuscular
iii. Contração muscular
b. Osso
i. Formação, destruição e crescimento ósseo
9. Sistema hormonal
a. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
10. Relação de todos os sistemas com a pratica de atividade física
Métodos de Ensino
Aulas Teóricas:
Serão utilizados de recursos visuais (apresentações, vídeos, infográficos) para explicar conceitos fisiológicos complexos. Serão utilizadas discussões em grupo, debates e estudos de caso para explorar aplicações práticas dos conceitos teóricos.
Aulas Teórico-Práticas:
Serão realizadas de experiências práticas para demonstrar conceitos fisiológicos, como medição de frequência cardíaca, capacidade pulmonar ou análise de respostas metabólicas ao exercício. Serão ainda propostos projetos de investigação onde os alunos abordam um tema específico relacionado com fisiologia da atividade física.
Serão utilizados de recursos visuais (apresentações, vídeos, infográficos) para explicar conceitos fisiológicos complexos. Serão utilizadas discussões em grupo, debates e estudos de caso para explorar aplicações práticas dos conceitos teóricos.
Aulas Teórico-Práticas:
Serão realizadas de experiências práticas para demonstrar conceitos fisiológicos, como medição de frequência cardíaca, capacidade pulmonar ou análise de respostas metabólicas ao exercício. Serão ainda propostos projetos de investigação onde os alunos abordam um tema específico relacionado com fisiologia da atividade física.
Avaliação
A Classificação Teórico-Prática tem em consideração a realização dos trabalhos teórico-práticos, a efetuar principalmente em contexto de aulas práticas ou fichas de trabalho. Esta classificação contribui num total de 20% para a nota final.
A Classificação Teórica de caracter contínuo tem em consideração a realização de duas provas escritas (40% e 40%). A classificação teórica contribui num total de 80% para a nota final.
A classificação do processo de avaliação continua será encontrada através da seguinte fórmula:
Classificação Final Unidade Curricular = (Classificação Teórico-Prática x 0.20) + (Classificação Teórica x 0.80)
A Classificação Teórica de caracter contínuo tem em consideração a realização de duas provas escritas (40% e 40%). A classificação teórica contribui num total de 80% para a nota final.
A classificação do processo de avaliação continua será encontrada através da seguinte fórmula:
Classificação Final Unidade Curricular = (Classificação Teórico-Prática x 0.20) + (Classificação Teórica x 0.80)
Bibliografia
Astrand, P.O. & Rodahl, K. (1986). Textbook of work physiology. McGraw-Hill. New York. EEUU.
Brooks, G.A. & Fahey, T.D. (1985). Exercise physiology. Human bioenergetics and its applications. Wiley. New York. EEUU.
Wilmore, J.H. & Costill, D.L. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª edição. Manole. Tamboré Barueri. Brasil
Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. Guanabara Koogan SA.
Fox, S. (2008). Human Physiology. McGraw-Hill
Seeley, Stephens, Tate (2006). Anatomia e Fisiologia. Lusodidacta
Brooks, G.A. & Fahey, T.D. (1985). Exercise physiology. Human bioenergetics and its applications. Wiley. New York. EEUU.
Wilmore, J.H. & Costill, D.L. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª edição. Manole. Tamboré Barueri. Brasil
Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. Guanabara Koogan SA.
Fox, S. (2008). Human Physiology. McGraw-Hill
Seeley, Stephens, Tate (2006). Anatomia e Fisiologia. Lusodidacta