2025

Organização do Desporto

Nome: Organização do Desporto
Cód.: DES15019L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Em termos de objetivos de aprendizagem, pretendemos que os alunos consigam:

1) Conhecer o contexto global e as noções gerais da organização desportiva;
2) Compreender conceitos básicos sobre o enquadramento geral da organização do sistema desportivo;
3) Analisar as missões, objetivos e responsabilidades relativas à estrutura institucional que promove as práticas competitivas e recreativas de desporto e actividade física em Portugal;
4) Dominar as características da organização pública, associativa e privada do desporto;
5) Caracterizar os modelos organizacionais dos principais sistemas desportivos internacionais.
6) Identificar as dinâmicas organizacionais do desporto na europa e na CPLP;
7) Adquirir a capacidade crítica de recolher, interpretar e comunicar ideias, informações e conhecimentos científicos, de forma escrita e oral, organizadas de modo coerente e lógico, sobre temas inseridos nesta unidade curricular.

Conteúdos Programáticos

1. Contexto Global das Organizações Desportivas

2. Noções Gerais de Sistema Desportivo
2.1. Características e conceitos de sistema desportivo
2.2. Operadores do sistema desportivo nacional

3. A Organização Pública do Desporto
3.1. A organização internacional do desporto
3.2. As estruturas nacionais do desporto

4. A Organização Associativa do Desporto
4.1. Movimento associativo internacional
4.2. Associativismo desportivo em Portugal

5. A Organização Empresarial do Desporto
5.1. As sociedades anónimas desportivas (SADs)
5.1. As sociedades comerciais

6. Os Sistemas Desportivos Internacionais
6.1. No espaço territorial europeu
6.2. No espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são plenárias e eminentemente expositivas. As aulas teórico-práticas procuram aplicar conhecimentos teóricos e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Modelo de ensino centrado no estudante, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacamos:
a) exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates e visionamento de vídeos;
b) articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos;
c) utilização de recursos digitais interativos;
d) abordagem colaborativa baseada no team-based learning;
e) articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos;
f) aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação.

Avaliação

A avaliação considera na classificação final os seguintes parâmetros:

Contínua:
» 20% para participação e assiduidade (superior a 75%);
» 30% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.

Por exame final:
» 50% para tarefa(s) em grupo ou individual;
» 50% para trabalho individual final.

Em ambos os processos, nota mínima de 9,5 valores na(s) tarefa(s) e no trabalho.

Bibliografia

Barros, C., & Teixeira, M. (2008). The Measurement of Efficiency in Sports Organizations. In B. R. Humphreys & D. R. Howard (Eds.), The Business of Sports (Vol. 3, pp. 129–145). Praeger, Greenwood Publishing Group.

Blanco, E. (2006). Manual de la organización institucional del deporte. Editorial Paidotribo.

Camarada, R., Machado, M., & Teixeira, M. (2021). Sport Management and Fight Against Doping: Football doping and global socio-economic indicators. India: Our Knowledge Publishing – Sciencia Scripts.

Pereira, J., Almeida, N., & Teixeira, M. (2021). Direction and Management of Health & Fitness Clubs: Analysis of business management strategies and services of fitness clubs. Sciencia Scripts - International Book Market Service Ltd.

Teixeira, M. (2008). Portugal, Poder Local e Desporto. Grifos.

Teixeira, M., Rijo, V., & Sesinando, A. (2022). Sports management research: analysis of scientific development in Portugal (2008-2017). Journal of Physical Education, 33(1), Article e3353.