2025

Bases da Iniciação à Equitação

Nome: Bases da Iniciação à Equitação
Cód.: DES15018L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana, Medicina Veterinária

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar os alunos das competências teóricas e práticas, que permitam sustentar o conhecimento, proximidade e utilização do estudante referente ao equino:
-Conhecer a origem e evolução da espécie Equus Caballus.
-Conhecer o mundo do cavalo, terminologia e métodos utilizados.
-Identificar as principais raças de equinos.
-Distinguir diferentes características morfológicas.
-Conhecer as especificidades da prática da equitação nas suas diversas áreas disciplinares.
-Conhecer as metodologias de manipulação, higiene e aparelhamento do cavalo.
-Saber implementar e dominar as técnicas de abordagem de equinos em pastoreio ou estabulação, distinguindo o comportamento dos equinos; bem como as metodologias de condução à mão, em exterior e interior, a passo, trote e galope.
-Descobrir e dominar o equilíbrio inerente à iniciação da equitação através do do volteio com cilhão e em sela.
-Saber dominar/conduzir o cavalo, em sela; a passo e trote, realizando algumas figuras de picadeiro.

Conteúdos Programáticos

I. A origem, evolução e utilização do cavalo no Mundo e em Portugal.
II. Etnias equinas alienígenas e suas tendências. Raças de “sangue quente e frio”. Etnias portuguesas.
III. Resenhas e demais métodos de identificação de equinos.
IV. Anatomia funcional do cavalo.
V. Crescimento do poldro.
VI. Estudo dos órgãos locomotores e dos andamentos naturais dos equinos - passo, trote, galope.
VII. Principais atividades equestres: desportivas, culturais e de lazer.
VIII. Higiene equina. Penso, limpeza corporal, limpeza de utensílios e alojamentos.
IX. Aspetos económicos da equinicultura.
X. Organização dos recintos de prova desportiva.
XI. Maneio do cavalo. Comportamento em pastoreio e na cavalariça.
XII. O cuidado dos cascos - ferração.
XIII. Aparelhos e aparelhar o cavalo. Arreios e nomenclatura.
XIV. Educação e ensino (desbaste, trabalho à guia, trabalho de apresentação em pista e em concurso, trabalho montado e atrelado).

Métodos de Ensino

Perante a especificidade desta Unidade Curricular, a metodologia de ensino baseada nas directrizes do modelo pedagógico, procurará que os alunos realizem não só, trabalho autónomo, mas também em grupo. Tal como referido, a especificidade da equitação, requer que o Docente realize momentos de comunicação oral, promovendo discussão e capacidade de argumentação com a turma.
Utilizar recursos digitais como a internet, aplicações, softwares e vídeos, que permitam demonstrar alguns dos conteúdos pretendidos; e o método sofisticada e tecnológico que esta área aproveita na gestão de diversos temas.
O moodle será utilizado como recurso para a organização e acesso aos materiais de aprendizagem, tal como meio de comunicação com o docente e colegas.

Avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Classificação Teórica (40%): realização de 2 provas escritas.
Realizam-se duas frequências. Passará para a 2ª frequência quem obtiver nota igual ou superior a 9.5 valores.
Classificação Teórico-Prática (60%): desempenho individual na realização das tarefas práticas, participação ativa e motivação nas aulas.

Nota Final Unidade Curricular = (Avaliação das Práticas x 0.60) + (1ª Frequência x 0.20) + (2ª Frequência x 0.20)

AVALIAÇÃO FINAL
Passa para avaliação por exame final teórico, quem não obtiver nota igual ou superior a 9.5 valores na 1ª frequência; ou opte por este processo.
Relativamente à prática, os alunos poderão realizar exame final, caso optem ou se não obtiveram aprovação igual ou superior a 9.5 valores durante a avaliação continua.

AVALIAÇÃO TRABALHADOR-ESTUDANTE
O aluno com Estatuto de Trabalhador-Estudante, se não integrar a avaliação continua, deve marcar com o Docente, os momentos de avaliação (teórica e prática) desta UC.

Bibliografia

• British Horse Society and Pony Club (2007). Manual Prático de Equitação. Editorial Presença.
• Coronel Netto de Almeida (2011). Equitação: como e porquê. Dinalivro Editora.
• Morris, D. (2006). Guia essencial do comportamento do cavalo. Publicações Europa América, 2006
• Pombeiro, J., Almeida, E., Sequeira, J. (2005). Manual oficial de formação equestre. Instituto do Desporto de Portugal – IDP.
• Portas, M. (2010). Identificação de equinos - 2ª edição. Alter do Chão: Serviço Nacional Coudélico (2003). ISBN - 972-95957-1-2