2025
Bases da Iniciação à Equitação
Nome: Bases da Iniciação à Equitação
Cód.: DES15018L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana, Medicina Veterinária
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dotar os alunos das competências teóricas e práticas, que permitam sustentar o conhecimento, proximidade e utilização do estudante referente ao equino:
-Conhecer a origem e evolução da espécie Equus Caballus.
-Conhecer o mundo do cavalo, terminologia e métodos utilizados.
-Identificar as principais raças de equinos.
-Distinguir diferentes características morfológicas.
-Conhecer as especificidades da prática da equitação nas suas diversas áreas disciplinares.
-Conhecer as metodologias de manipulação, higiene e aparelhamento do cavalo.
-Saber implementar e dominar as técnicas de abordagem de equinos em pastoreio ou estabulação, distinguindo o comportamento dos equinos; bem como as metodologias de condução à mão, em exterior e interior, a passo, trote e galope.
-Descobrir e dominar o equilíbrio inerente à iniciação da equitação através do do volteio com cilhão e em sela.
-Saber dominar/conduzir o cavalo, em sela; a passo e trote, realizando algumas figuras de picadeiro.
-Conhecer a origem e evolução da espécie Equus Caballus.
-Conhecer o mundo do cavalo, terminologia e métodos utilizados.
-Identificar as principais raças de equinos.
-Distinguir diferentes características morfológicas.
-Conhecer as especificidades da prática da equitação nas suas diversas áreas disciplinares.
-Conhecer as metodologias de manipulação, higiene e aparelhamento do cavalo.
-Saber implementar e dominar as técnicas de abordagem de equinos em pastoreio ou estabulação, distinguindo o comportamento dos equinos; bem como as metodologias de condução à mão, em exterior e interior, a passo, trote e galope.
-Descobrir e dominar o equilíbrio inerente à iniciação da equitação através do do volteio com cilhão e em sela.
-Saber dominar/conduzir o cavalo, em sela; a passo e trote, realizando algumas figuras de picadeiro.
Conteúdos Programáticos
I. A origem, evolução e utilização do cavalo no Mundo e em Portugal.
II. Etnias equinas alienígenas e suas tendências. Raças de sangue quente e frio. Etnias portuguesas.
III. Resenhas e demais métodos de identificação de equinos.
IV. Anatomia funcional do cavalo.
V. Crescimento do poldro.
VI. Estudo dos órgãos locomotores e dos andamentos naturais dos equinos - passo, trote, galope.
VII. Principais atividades equestres: desportivas, culturais e de lazer.
VIII. Higiene equina. Penso, limpeza corporal, limpeza de utensílios e alojamentos.
IX. Aspetos económicos da equinicultura.
X. Organização dos recintos de prova desportiva.
XI. Maneio do cavalo. Comportamento em pastoreio e na cavalariça.
XII. O cuidado dos cascos - ferração.
XIII. Aparelhos e aparelhar o cavalo. Arreios e nomenclatura.
XIV. Educação e ensino (desbaste, trabalho à guia, trabalho de apresentação em pista e em concurso, trabalho montado e atrelado).
II. Etnias equinas alienígenas e suas tendências. Raças de sangue quente e frio. Etnias portuguesas.
III. Resenhas e demais métodos de identificação de equinos.
IV. Anatomia funcional do cavalo.
V. Crescimento do poldro.
VI. Estudo dos órgãos locomotores e dos andamentos naturais dos equinos - passo, trote, galope.
VII. Principais atividades equestres: desportivas, culturais e de lazer.
VIII. Higiene equina. Penso, limpeza corporal, limpeza de utensílios e alojamentos.
IX. Aspetos económicos da equinicultura.
X. Organização dos recintos de prova desportiva.
XI. Maneio do cavalo. Comportamento em pastoreio e na cavalariça.
XII. O cuidado dos cascos - ferração.
XIII. Aparelhos e aparelhar o cavalo. Arreios e nomenclatura.
XIV. Educação e ensino (desbaste, trabalho à guia, trabalho de apresentação em pista e em concurso, trabalho montado e atrelado).
Métodos de Ensino
Perante a especificidade desta Unidade Curricular, a metodologia de ensino baseada nas directrizes do modelo pedagógico, procurará que os alunos realizem não só, trabalho autónomo, mas também em grupo. Tal como referido, a especificidade da equitação, requer que o Docente realize momentos de comunicação oral, promovendo discussão e capacidade de argumentação com a turma.
Utilizar recursos digitais como a internet, aplicações, softwares e vídeos, que permitam demonstrar alguns dos conteúdos pretendidos; e o método sofisticada e tecnológico que esta área aproveita na gestão de diversos temas.
O moodle será utilizado como recurso para a organização e acesso aos materiais de aprendizagem, tal como meio de comunicação com o docente e colegas.
Utilizar recursos digitais como a internet, aplicações, softwares e vídeos, que permitam demonstrar alguns dos conteúdos pretendidos; e o método sofisticada e tecnológico que esta área aproveita na gestão de diversos temas.
O moodle será utilizado como recurso para a organização e acesso aos materiais de aprendizagem, tal como meio de comunicação com o docente e colegas.
Avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Classificação Teórica (40%): realização de 2 provas escritas.
Realizam-se duas frequências. Passará para a 2ª frequência quem obtiver nota igual ou superior a 9.5 valores.
Classificação Teórico-Prática (60%): desempenho individual na realização das tarefas práticas, participação ativa e motivação nas aulas.
Nota Final Unidade Curricular = (Avaliação das Práticas x 0.60) + (1ª Frequência x 0.20) + (2ª Frequência x 0.20)
AVALIAÇÃO FINAL
Passa para avaliação por exame final teórico, quem não obtiver nota igual ou superior a 9.5 valores na 1ª frequência; ou opte por este processo.
Relativamente à prática, os alunos poderão realizar exame final, caso optem ou se não obtiveram aprovação igual ou superior a 9.5 valores durante a avaliação continua.
AVALIAÇÃO TRABALHADOR-ESTUDANTE
O aluno com Estatuto de Trabalhador-Estudante, se não integrar a avaliação continua, deve marcar com o Docente, os momentos de avaliação (teórica e prática) desta UC.
Classificação Teórica (40%): realização de 2 provas escritas.
Realizam-se duas frequências. Passará para a 2ª frequência quem obtiver nota igual ou superior a 9.5 valores.
Classificação Teórico-Prática (60%): desempenho individual na realização das tarefas práticas, participação ativa e motivação nas aulas.
Nota Final Unidade Curricular = (Avaliação das Práticas x 0.60) + (1ª Frequência x 0.20) + (2ª Frequência x 0.20)
AVALIAÇÃO FINAL
Passa para avaliação por exame final teórico, quem não obtiver nota igual ou superior a 9.5 valores na 1ª frequência; ou opte por este processo.
Relativamente à prática, os alunos poderão realizar exame final, caso optem ou se não obtiveram aprovação igual ou superior a 9.5 valores durante a avaliação continua.
AVALIAÇÃO TRABALHADOR-ESTUDANTE
O aluno com Estatuto de Trabalhador-Estudante, se não integrar a avaliação continua, deve marcar com o Docente, os momentos de avaliação (teórica e prática) desta UC.
Bibliografia
British Horse Society and Pony Club (2007). Manual Prático de Equitação. Editorial Presença.
Coronel Netto de Almeida (2011). Equitação: como e porquê. Dinalivro Editora.
Morris, D. (2006). Guia essencial do comportamento do cavalo. Publicações Europa América, 2006
Pombeiro, J., Almeida, E., Sequeira, J. (2005). Manual oficial de formação equestre. Instituto do Desporto de Portugal IDP.
Portas, M. (2010). Identificação de equinos - 2ª edição. Alter do Chão: Serviço Nacional Coudélico (2003). ISBN - 972-95957-1-2
Coronel Netto de Almeida (2011). Equitação: como e porquê. Dinalivro Editora.
Morris, D. (2006). Guia essencial do comportamento do cavalo. Publicações Europa América, 2006
Pombeiro, J., Almeida, E., Sequeira, J. (2005). Manual oficial de formação equestre. Instituto do Desporto de Portugal IDP.
Portas, M. (2010). Identificação de equinos - 2ª edição. Alter do Chão: Serviço Nacional Coudélico (2003). ISBN - 972-95957-1-2