2025

Desenvolvimento Motor

Nome: Desenvolvimento Motor
Cód.: DES14946L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos conheçam/percebam:
1.As componentes fundamentais do processo de desenvolvimento motor, seguindo uma abordagem interdisciplinar de desenvolvimento humano.
2.O desenvolvimento motor como um processo dinâmico e ecológico.
3.As mudanças ao longo da vida das habilidades motoras, percetivo-motoras, das capacidades físicas e dos sistemas orgânicos.
4. A variabilidade do processo de desenvolvimento, bem como as principais influências intrínsecas e extrínsecas.

Objetivam-se, ainda, as seguintes aptidões e competências:
5.Planear e implementar (em diversos contextos) programas de desenvolvimento de competências motoras, ajustados às caraterísticas dos participantes.
6.Capacidade de analisar fatores e contextos de desenvolvimento e propor mudanças nos mesmos que melhorem as práticas lúdico-motoras.
7.Utilização de diversas técnicas de avaliação motora, numa perspetiva de caraterização e de intervenção no domínio do comportamento motor.

Conteúdos Programáticos

1.Conceitos fundamentais: crescimento, maturação, aprendizagem e desenvolvimento
2.Perspectivas teóricas: maturacional, normativa-descritiva, informacional e ecológica/dinâmica
3.Desenvolvimento dos sistemas corporais
4.Desenvolvimento das habilidades motoras
4.1.Movimentos reflexos e espontâneos
4.2.Habilidades adaptativas/rudimentares
4.3.Habilidades motoras fundamentais
5.Constrangimentos no desenvolvimento motor (DM)
5.1.Individuais
5.2.Ambientais
5.3.Tarefa
6.Affordances
6.1.O espaço exterior
7.Literacia e competência motora
7.1.Relações com a atividade física e saúde
8.DM e envelhecimento
8.1.Aptidão física e capacidade funcional
9.Intervenções desenvolvimentais em diversos contextos e idades
9.1.Domínios educativo, comunitário, desportivo e de reabilitação
10. Avaliação em DM
10.1.Referenciada a critérios e a normas
10.2.Validade e fiabilidade
10.3.Desenhos e tipos de estudo
10.4.Teste TGMD-2
10.5.Teste KTK
10.6.Avaliação motora de pessoas idosas

Métodos de Ensino

Modelo de ensino centrado no estudante, com estratégias pedagógicas ativas, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacam-se as estratégias:
-exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates, visionamento de vídeos
-articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos
-utilização de recursos digitais interativos, incluindo a plataforma Moodle e softwares colaborativos (e.g., Google sheets e Padlet).
-abordagem colaborativa baseada no team-based learning, para se analisarem/discutirem diversos problemas/casos
-articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos nos mesmos
-aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação com crianças na comunidade

Avaliação

Avaliação (contínua ou por exame final)

>70%, 2 testes (avaliação contínua) ou exame (época normal / recurso)
>30%, trabalho de aplicação

-Testes ou exame sobre os conteúdos lecionados.
-Trabalho de aplicação, com avaliação da competência motora em crianças. Tem um documento orientador próprio.

O trabalho de aplicação é realizado em grupo (max 4 estudantes).

A nota mínima é de 9.5 valores tanto nos testes / exames como no trabalho.

Bibliografia

Archer, C., & Siraj, I. (2015). Encouraging physical development through movement-play. Sage.

Gallahue, D., Goodway, J. & Ozmun, J., (2019). Understanding motor development: infants, children, adolescents, adults. Jones & Bartlett Learning.

Haywood, K. & Getchell, N. (2019). Live span motor development. 7th edition. Human Kinetics

Marmeleira, J., Veiga, G., Cansado, H., & Raimundo, A. (2017). Relationship between motor proficiency and body composition in 6‐to 10‐year‐old children. Journal of Paediatrics and Child Health, 53(4), 348-353. doi:10.1111/jpc.13446

Spirduso, W.W., Francis, K.L., & MacRae, P.G. (2005). Dimensões físicas do envelhecimento. São Paulo: Manole.

Veiga, G., Laranjo, L., Marmeleira, J., Almeida, G., & Küçükturan, A.G. (Eds.) (2021). Taking the best from outdoor play: A practical book for parents and practitioners of early childhood education. Évora: Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-180-5