2025
Controlo Motor e Aprendizagem
Nome: Controlo Motor e Aprendizagem
Cód.: DES14945L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos conheçam/percebam:
a) principais quadros teóricos relacionados com a aprendizagem motora e o controlo motor
b) mecanismos essenciais do controlo do movimento
c) variáveis e fatores que determinam a aprendizagem e a coordenação motora e percebam de que forma são modificáveis ao longo do processo de aprendizagem
d) as aplicações práticas do conhecimento dos processos de controlo motor e aprendizagem
Objetivam-se, ainda, as seguintes aptidões e competências:
e) organização da prática motora em diversos contextos (educativo, reabilitação, treino desportivo) de modo potenciar a aprendizagem motora
f) utilização eficaz dos recursos e métodos de aprendizagem motora, incluindo instrução, aprendizagem por observação, demonstração, feedback, aprendizagem implícita/explícita, prática mental e foco atencional
a) principais quadros teóricos relacionados com a aprendizagem motora e o controlo motor
b) mecanismos essenciais do controlo do movimento
c) variáveis e fatores que determinam a aprendizagem e a coordenação motora e percebam de que forma são modificáveis ao longo do processo de aprendizagem
d) as aplicações práticas do conhecimento dos processos de controlo motor e aprendizagem
Objetivam-se, ainda, as seguintes aptidões e competências:
e) organização da prática motora em diversos contextos (educativo, reabilitação, treino desportivo) de modo potenciar a aprendizagem motora
f) utilização eficaz dos recursos e métodos de aprendizagem motora, incluindo instrução, aprendizagem por observação, demonstração, feedback, aprendizagem implícita/explícita, prática mental e foco atencional
Conteúdos Programáticos
1) Aprendizagem motora
Fases de aprendizagem
Aquisição, retenção e transfer
Relação entre controlo motor, aprendizagem e performance motora
2) Medidas de desempenho de produto e de processo
3) Teorias e modelos de controlo motor
Circuitos fechado e aberto (feedforward)
Teoria do esquema
Abordagem ecológica
Sistemas dinâmicos
4) Bases neurais do controlo motor
5) Propriocetividade e controlo motor
6) Perceção visual e controlo motor
Visão para ação e visão para perceção
7) Classificação das habilidades motoras
8) Relação entre velocidade e precisão
9) Funções neuropsicológicas
Atenção
Memória
Funções Executivas
Velocidade de processamento da informação
10) Promoção e organização da aprendizagem motora
Formas de organização da prática (e.g., interferência contextual, prática distribuída, prática aleatória)
Aprendizagem por observação
Instrução e demonstração
Foco atencional interno e externo
Aprendizagem implícita e explícita
Imagética e prática mental
Prática analítica e global
Fases de aprendizagem
Aquisição, retenção e transfer
Relação entre controlo motor, aprendizagem e performance motora
2) Medidas de desempenho de produto e de processo
3) Teorias e modelos de controlo motor
Circuitos fechado e aberto (feedforward)
Teoria do esquema
Abordagem ecológica
Sistemas dinâmicos
4) Bases neurais do controlo motor
5) Propriocetividade e controlo motor
6) Perceção visual e controlo motor
Visão para ação e visão para perceção
7) Classificação das habilidades motoras
8) Relação entre velocidade e precisão
9) Funções neuropsicológicas
Atenção
Memória
Funções Executivas
Velocidade de processamento da informação
10) Promoção e organização da aprendizagem motora
Formas de organização da prática (e.g., interferência contextual, prática distribuída, prática aleatória)
Aprendizagem por observação
Instrução e demonstração
Foco atencional interno e externo
Aprendizagem implícita e explícita
Imagética e prática mental
Prática analítica e global
Métodos de Ensino
Modelo de ensino centrado no estudante, com estratégias pedagógicas ativas, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacam-se as estratégias:
-Articulação entre momentos expositivos e recursos audiovisuais que facilitem a atenção e a participação ativa dos alunos.
-Utilização de recursos digitais interativos, incluindo a plataforma Moodle e softwares colaborativos (e.g., google sheets e VideoAnt).
-Abordagem colaborativa baseada na metodologia team-based learning.
-Articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos nos mesmos.
-As aulas incluem diversas atividades de aplicação. Muitas delas integram a preparação e implementação na aula de pequenos estudos com as principais fases do método científico: colocação de hipóteses, experimentação (realização de tarefas motoras e coleta de dados), discussão dos resultados e conclusões.
-Articulação entre momentos expositivos e recursos audiovisuais que facilitem a atenção e a participação ativa dos alunos.
-Utilização de recursos digitais interativos, incluindo a plataforma Moodle e softwares colaborativos (e.g., google sheets e VideoAnt).
-Abordagem colaborativa baseada na metodologia team-based learning.
-Articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos nos mesmos.
-As aulas incluem diversas atividades de aplicação. Muitas delas integram a preparação e implementação na aula de pequenos estudos com as principais fases do método científico: colocação de hipóteses, experimentação (realização de tarefas motoras e coleta de dados), discussão dos resultados e conclusões.
Avaliação
Dois testes (50%+50%) (avaliação contínua)
ou
Exame (época normal / recurso)
A nota mínima é de 9.5 valores
ou
Exame (época normal / recurso)
A nota mínima é de 9.5 valores
Bibliografia
Davids, K., Button, C., & Bennet, S. (2008). Dynamics of skill acquisition: a constraints-led approach. Human Kinetics.
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., & Barreiros, J. (2007). Controlo motor e aprendizagem: fundamentos e aplicações (3ª ed.). UTL-FMH.
Magill, R., & Anderson, D. (2016). Motor learning: Concepts and applications (11th ed.). McGraw-Hill education.
Marmeleira, J., Melo, F., Tlemcani, M., & Fernandes, J. (2013). Tennis playing is related to psychomotor speed in older drivers. Perceptual and motor skills, 117(2), 457-469. Doi:10.2466/25.10.PMS.117x20z9.
Marmeleira, J., Pereira, C., Cruz-Ferreira, A., Fretes, V., Pisco, R., & Fernandes, O. (2009). Creative dance can enhance proprioception in older adults. Journal of sports medicine and physical fitness, 49(4), 480-485.
Schmidt, R., Lee, T., Winstein, C., Wulf, G. & Zelaznik, H. (2019). Motor Control and Learning: A Behavioral Emphasis (6th ed.). Human Kinetics.
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., & Barreiros, J. (2007). Controlo motor e aprendizagem: fundamentos e aplicações (3ª ed.). UTL-FMH.
Magill, R., & Anderson, D. (2016). Motor learning: Concepts and applications (11th ed.). McGraw-Hill education.
Marmeleira, J., Melo, F., Tlemcani, M., & Fernandes, J. (2013). Tennis playing is related to psychomotor speed in older drivers. Perceptual and motor skills, 117(2), 457-469. Doi:10.2466/25.10.PMS.117x20z9.
Marmeleira, J., Pereira, C., Cruz-Ferreira, A., Fretes, V., Pisco, R., & Fernandes, O. (2009). Creative dance can enhance proprioception in older adults. Journal of sports medicine and physical fitness, 49(4), 480-485.
Schmidt, R., Lee, T., Winstein, C., Wulf, G. & Zelaznik, H. (2019). Motor Control and Learning: A Behavioral Emphasis (6th ed.). Human Kinetics.