2025

Atividade Física Adaptada

Nome: Atividade Física Adaptada
Cód.: DES14944L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre:
1.Principais vertentes da Atividade Física Adaptada (AFA)
2.Conceptualização de deficiência e funcionalidade
3.Deficiência física, sensorial e intelectual – limitações e funcionalidade
4.Organização nacional/internacional do desporto para pessoas com deficiência
5.Classificação funcional no desporto adaptado
6.Modelos de adaptação (e.g, modelo STEP) em AFA
7.Desportos adaptados para pessoas com deficiência

aptidões/competências:
8.Sejam capazes de definir, de acordo com os interesses e necessidades dos participantes, estratégias para inclusão nas atividades físicas e desportivas
9.Selecionem e implementem adaptações em diversas variáveis (e.g., equipamento, regras e instrução)
10.Dominem regras e skills específicos de vários desportos adaptados
11.Sejam capazes de identificar as principais barreiras para a participação em programas de movimento e implementem medidas transformadoras dessa realidade

Conteúdos Programáticos

1.Enquadramento das vertentes da AFA
Educação inclusiva, desporto de rendimento, recreação/lazer e reabilitação e saúde
2.Conceptualização de deficiência e funcionalidade
CIF-OMS
Modelos conceptuais (médico, social e moral)
3.Caraterização de vários tipos de deficiência física, inteletual e sensorial
Relação com a prática de atividade física e desportiva
4.Educação Inclusiva
Educação Física e Desporto Escolar
Organização da Educação Especial
5.Desporto de alto rendimento
História e organização nacional e internacional
Movimento Paralímpico e Surdolímpico
Participação portuguesa
Elegibilidade e classificação desportiva
6.Barreiras e facilitadores para a prática de atividade física em pessoas com deficiência
Diagnóstico e intervenção
7.Modelos de adaptação em AFA
8.Desportos adaptados
Slalom em cadeira de rodas, atletismo, paraciclismo, natação, boccia, goalball, basquetebol em CR, kinball adaptado, voleibol sentado, futebol para pessoas cegas, futebol para pessoas amputadas, etc

Métodos de Ensino

Modelo de ensino centrado no estudante, com estratégias pedagógicas ativas, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacam-se as estratégias:
-Atividades de consciencialização baseadas na vivência de atividades físicas adaptadas.
-Articulação entre momentos expositivos e recursos audiovisuais que facilitem a atenção e a participação ativa dos alunos.
-Utilização de recursos digitais interativos, incluindo a plataforma Moodle e softwares colaborativos (e.g., google sheets e VideoAnt).
-Abordagem colaborativa baseada na metodologia team-based learning.
-Articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos nos mesmos.
-Interação com pessoas com deficiência de clubes e associações da região.
-Formações de complemento curricular e convidados da área da AFA.

Avaliação

Avaliação (contínua ou por exame final)

>70%, 2 testes (avaliação contínua) ou exame (época normal / recurso)
>30%, trabalho de aplicação

-Testes ou exame. Incide sobre os conteúdos lecionados.
-Trabalho de aplicação. Em grupo (max 5 alunos), os alunos planeiam e implementam uma sessão prática de AFA para pessoas com deficiência. Em fase de recurso, os alunos que não realizaram esta tarefa, realizam um trabalho individual.

A nota mínima é de 9.5 valores tanto nos testes / exames como no trabalho.

Bibliografia

Davis, R. W. (2011). Teaching disability sport: A guide for physical educators. Champaign: Human Kinetics.

Marmeleira, J., Laranjo, L., Bravo, J., & Menezes, D. (2019). Physical activity patterns in adults who are Deaf. European Journal of Adapted Physical Activity, 12(1), 3. doi:10.5507/euj.2019.002

Marmeleira, J., Laranjo, L., Marques, O., & Pereira, C. (2014). Physical activity patterns in adults who are blind as assessed by accelerometry. Adapted Physical Activity Quarterly, 31(3), 283-296. doi:10.1123/apaq.2013-0039

Marmeleira, J. F. F., de Azevedo Fernandes, J. M. G., Ribeiro, N. C., de Araújo Teixeira, J., & Gutierres Filho, P. J. B. (2018). Barreiras para a prática de atividade física em pessoas com deficiência visual. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 40(2), 197-204. 10.1016/j.rbce.2017.12.001

Winnick, J., & Porretta, D. L. (2016). Adapted physical education and sport. Champaign: Human Kinetics.