2025
Introdução às Ciências do Desporto
Nome: Introdução às Ciências do Desporto
Cód.: DES14927L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer os conceitos de Atividade Física, Exercício Físico e Desporto, bem como o seu contexto de integração prático;
2. Relacionar a importância das diferentes áreas científicas para o estudo da Atividade Física, Exercício Físico e Desporto;
3. Conhecer fontes de pesquisa de informação específica da Atividade Física, Exercício Físico e Desporto;
4. Conhecer as diferentes seções de um artigo científico;
5. Reconhecer os diferentes tipos de investigação em Atividade Física, Exercício Físico e Desporto;
6. Citar corretamente diferentes fontes de informação;
7. Realizar um estado de arte sobre uma área da Atividade Física, Exercício Físico e Desporto.
2. Relacionar a importância das diferentes áreas científicas para o estudo da Atividade Física, Exercício Físico e Desporto;
3. Conhecer fontes de pesquisa de informação específica da Atividade Física, Exercício Físico e Desporto;
4. Conhecer as diferentes seções de um artigo científico;
5. Reconhecer os diferentes tipos de investigação em Atividade Física, Exercício Físico e Desporto;
6. Citar corretamente diferentes fontes de informação;
7. Realizar um estado de arte sobre uma área da Atividade Física, Exercício Físico e Desporto.
Conteúdos Programáticos
BLOCO I DELIMITAÇÃO CONCEPTUAL DAS CIÊNCIAS DO DESPORTO
1.1.Análise e reflexão acerca dos conceitos de:
1.1.1.Senso comum versus Ciência
1.1.2.Ciências do Desporto
1.1.3.Actividade física
1.1.4.Exercício físico
1.1.5.Desporto
1.2.A importância da Atividade Física
1.3.O exercício como instrumento de intervenção do profissional de desporto
BLOCO II O ESTUDO CIENTÍFICO DO DESPORTO
1.1.Tipos de artigos científicos
1.1.1. Investigação analítica
1.1.2.Investigação descritiva
1.1.3. Investigação experimental
1.1.4.Investigação qualitativa
1.2.Investigação descritiva e experimental
1.2.1.Estrutura de um artigo científico
1.2.2.Avaliação da qualidade metodológica
1.3.Investigação analítica
1.3.1.Revisão da literatura
1.3.2.Revisão sistemática
1.4.Pesquisa de artigos
1.5.Criação de fichas de leitura
1.6.Referências bibliográficas
1.7. Elaboração do estado da arte
1.1.Análise e reflexão acerca dos conceitos de:
1.1.1.Senso comum versus Ciência
1.1.2.Ciências do Desporto
1.1.3.Actividade física
1.1.4.Exercício físico
1.1.5.Desporto
1.2.A importância da Atividade Física
1.3.O exercício como instrumento de intervenção do profissional de desporto
BLOCO II O ESTUDO CIENTÍFICO DO DESPORTO
1.1.Tipos de artigos científicos
1.1.1. Investigação analítica
1.1.2.Investigação descritiva
1.1.3. Investigação experimental
1.1.4.Investigação qualitativa
1.2.Investigação descritiva e experimental
1.2.1.Estrutura de um artigo científico
1.2.2.Avaliação da qualidade metodológica
1.3.Investigação analítica
1.3.1.Revisão da literatura
1.3.2.Revisão sistemática
1.4.Pesquisa de artigos
1.5.Criação de fichas de leitura
1.6.Referências bibliográficas
1.7. Elaboração do estado da arte
Métodos de Ensino
A abordagem dos conteúdos irá centrar-se no desenvolvimento da capacidade de os estudantes aprenderem de forma autónoma e colaborativa na construção do conhecimento, promovendo a capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração. Os alunos serão expostos à investigação mais recente, utilizando ferramentas digitais para a produção e procura de conhecimento, tornando o processo mais eficiente e adaptável às diversas necessidades.
As metodologias de ensino serão centradas na aprendizagem do aluno, mais especificamente, a aprendizagem baseada em grupo através da formação de pequenos grupos de trabalho, sob a supervisão de um tutor, de forma a estimular o pensamento crítico.
As metodologias de ensino serão centradas na aprendizagem do aluno, mais especificamente, a aprendizagem baseada em grupo através da formação de pequenos grupos de trabalho, sob a supervisão de um tutor, de forma a estimular o pensamento crítico.
Avaliação
Avaliação contínuas:
AC1. 30%. Tarefas de aulas: trabalhos teórico-práticos, individuais/grupo, realizados e discutidos nas aulas ou decorrentes dos conteúdos das aulas
AC2. 70%. Trabalho final Realização de um trabalho de grupo que será apresentado e defendido pelos alunos nas últimas aulas da unidade curricular. Os alunos deverão: definir um problema numa área da Atividade Física, Exercício Físico e Desporto; recolher bibliografia científica sobre o tema; desenvolver uma revisão desses artigos; apresentar dos resultados encontrados; redigir um estado da sobre o tema.
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Prova escrita.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC2. Estas componentes de avaliação são comuns ao regime de avaliação continua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
AC1. 30%. Tarefas de aulas: trabalhos teórico-práticos, individuais/grupo, realizados e discutidos nas aulas ou decorrentes dos conteúdos das aulas
AC2. 70%. Trabalho final Realização de um trabalho de grupo que será apresentado e defendido pelos alunos nas últimas aulas da unidade curricular. Os alunos deverão: definir um problema numa área da Atividade Física, Exercício Físico e Desporto; recolher bibliografia científica sobre o tema; desenvolver uma revisão desses artigos; apresentar dos resultados encontrados; redigir um estado da sobre o tema.
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Prova escrita.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC2. Estas componentes de avaliação são comuns ao regime de avaliação continua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
Bibliografia
Goldacre, B. (2009). Ciência da Treta. Lisboa: Editorial Bizâncio.
Thomas, J., Nelson, J., Silverman, S. (2005). Research methods in physical activity - fifth edition. Champaign: Human Kinetics.
Thomas, J., Nelson, J., Silverman, S. (2005). Research methods in physical activity - fifth edition. Champaign: Human Kinetics.