2025

Práticas em Exercício e Saúde II

Nome: Práticas em Exercício e Saúde II
Cód.: DES14916L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimento
1.Aprofundar conhecimento sobre gestão e administração de ginásios.
2.Explorar abordagens avançadas na construção de aulas de grupo.
3.Desenvolver habilidades avançadas na avaliação física, incluindo o uso de tecnologias e aprimorar a capacidade de prescrição de exercício.

Aptidões:
1.Fornecer orientações a utilizadores da sala de musculação com necessidades específicas.
2.Desenvolver habilidades avançadas de liderança em aulas de grupo.
3.Realizar avaliações físicas mais especializadas, e prescrever programas de treino mais especializados.

Competências:
1.Cooperar para o desenvolvimento de ações orientadas para o sucesso da política desportiva e empresarial do ginásio.
2.Desenvolver a capacidade de lidar com casos clínicos, atletas de alto desempenho e populações especiais.
3.Lidar com situações desafiadoras durante as aulas, como emergências médicas, e manter um ambiente positivo mesmo em contextos mais complexos.

Conteúdos Programáticos

Sala de exercício
1. Princípios financeiros em ginásios
2. Estratégias de marketing digital para ginásios.
3. Estratégias para atender utilizadores com necessidades especiais.
4. Protocolos avançados para prevenção de lesões.
5. Spotting: Estratégias de interação e atuação junto do cliente
Aulas de grupo
1. Construção Avançada de Aulas de Grupo
2. Utilização de tecnologia inovadora em aulas presenciais e virtuais.
3. Integração de elementos motivacionais e lúdicos nas aulas.
4. Música: Estrutura da aula e sequências coreográficas.
Prescrição de exercício
1. Avaliação Física: Conceção de instrumentos de avaliação da aptidão física
2. Avaliação de populações especiais.
3. Utilização de wearables e outras tecnologias avançadas.
4. Interpretação de dados para otimização do programa de treino.

Métodos de Ensino

A realização do estágio em ginásio/health club enfatiza a aprendizagem prática e experiencial, permitindo que os estudantes compreendam o funcionamento do mesmo e adquiram habilidades práticas.
Assim, a abordagem dos conteúdos irá centrar-se no desenvolvimento da capacidade dos estudantes aprenderem de forma autónoma e colaborativa na construção do conhecimento em contexto de realidade profissional, promovendo não só a capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração, mas também o aprofundar das relações com o tecido empresarial, contribuindo para o desenvolvimento e atratividade do curso. O uso de recursos digitais, será incorporado no estágio, para em estreita comunicação com os profissionais do ginásio/health club, para facilitar a administração e o acompanhamento do trabalho dos estudantes.

Avaliação

A avaliação contínua é o regime aconselhado e considera as seguintes componentes:
AC1. 50%. Desempenho no ginásio: competências manifestadas pelo estudante no seu desempenho no local de estágio
AC2. 50%. Relatório: Descrição e fundamentação das questões pedagógicas e científicas; Coerência e relevância das decisões de planeamento, intervenção e avaliação; capacidade reflexiva e de autoquestionamento; Explicitação das aprendizagens realizadas.

A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Relatório.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC1. Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.

A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 9,5 valores.

Bibliografia

American College of Sports Medicine (2022). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11th Edition. Wolters Kluwer.

American College of Sports Medicine (2017). Complete Guide to Fitness & Health. 2nd Edition. Barbara Bushman, Editor.

Haff, G. and Triplett, N. (2016) Essentials of Strength Training and Conditioning (4rd edition). Human Kinetics, Champaign, IL

Suchomel, T. J., Nimphius, S., & Stone, M. H. (2016) The Importance of Muscular Strength in Athletic Performance. Sports Med, 46(10), 1419-1449.