2025
Práticas em Exercício e Saúde I
Nome: Práticas em Exercício e Saúde I
Cód.: DES14914L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimento
1.Conhecer o funcionamento de um health club ou instituição que promova programas de exercício físico e sua relação com a comunidade envolvente;
2.Dominar as orientações para uso de equipamentos, correção de técnicas incorretas e garantia de segurança dos utilizadores.
3.Entender os princípios de construção de aulas de grupo, incluindo periodização, seleção de exercícios e estrutura da aula
4.Conhecer os princípios de avaliação física e prescrição de exercício;
Aptidões:
1.Fornecer orientações e suporte aos utilizadores da sala de musculação
2.Liderar aulas de grupo, instruindo e motivando eficazmente os participantes
3.Realizar avaliações físicas abrangentes e prescrever programas de treino personalizados.
Competências:
1.Lidar com uma variedade de utilizadores, de iniciantes até atletas experientes.
2.Lidar com situações desafiadoras durante as aulas e garantir um ambiente positivo.
3.Gerir o processo de treino, demonstrando capacidade de adaptação ao meio e necessidades
1.Conhecer o funcionamento de um health club ou instituição que promova programas de exercício físico e sua relação com a comunidade envolvente;
2.Dominar as orientações para uso de equipamentos, correção de técnicas incorretas e garantia de segurança dos utilizadores.
3.Entender os princípios de construção de aulas de grupo, incluindo periodização, seleção de exercícios e estrutura da aula
4.Conhecer os princípios de avaliação física e prescrição de exercício;
Aptidões:
1.Fornecer orientações e suporte aos utilizadores da sala de musculação
2.Liderar aulas de grupo, instruindo e motivando eficazmente os participantes
3.Realizar avaliações físicas abrangentes e prescrever programas de treino personalizados.
Competências:
1.Lidar com uma variedade de utilizadores, de iniciantes até atletas experientes.
2.Lidar com situações desafiadoras durante as aulas e garantir um ambiente positivo.
3.Gerir o processo de treino, demonstrando capacidade de adaptação ao meio e necessidades
Conteúdos Programáticos
Sala de exercício
1. Gestão de Instalações: Equipamento, segurança e organização da sala;
2. Segurança: Instruções, prevenção de lesões e uso de equipamento;
3. Anatomia e Fisiologia: Funcionamento do corpo no treino de força;
4. Planos de Treino: Programas individuais para utilizadores da sala;
Aulas de grupo
1. Princípios de construção: Estrutura, sequência e periodização de aulas;
2. Modalidades: Cycling, ioga, treino funcional, etc.;
3. Instrução: Liderança, motivação e instrução;
4. Desempenho: Métodos para avaliar e melhorar o desempenho;
5. Segurança: Prevenção de lesões e ambiente seguro.
Prescrição de exercício
1. Avaliação Física: Técnicas de medição, testes e análise de risco.
2. Prescrição de Exercício: Programas personalizados com base em objetivos;
3. Ética Profissional: Considerações éticas e legais no treino personalizado.
1. Gestão de Instalações: Equipamento, segurança e organização da sala;
2. Segurança: Instruções, prevenção de lesões e uso de equipamento;
3. Anatomia e Fisiologia: Funcionamento do corpo no treino de força;
4. Planos de Treino: Programas individuais para utilizadores da sala;
Aulas de grupo
1. Princípios de construção: Estrutura, sequência e periodização de aulas;
2. Modalidades: Cycling, ioga, treino funcional, etc.;
3. Instrução: Liderança, motivação e instrução;
4. Desempenho: Métodos para avaliar e melhorar o desempenho;
5. Segurança: Prevenção de lesões e ambiente seguro.
Prescrição de exercício
1. Avaliação Física: Técnicas de medição, testes e análise de risco.
2. Prescrição de Exercício: Programas personalizados com base em objetivos;
3. Ética Profissional: Considerações éticas e legais no treino personalizado.
Métodos de Ensino
A realização do estágio em ginásio/health club enfatiza a aprendizagem prática e experiencial, permitindo que os estudantes compreendam o funcionamento do mesmo e adquiram habilidades práticas.
Assim, a abordagem dos conteúdos irá centrar-se no desenvolvimento da capacidade dos estudantes aprenderem de forma autónoma e colaborativa na construção do conhecimento em contexto de realidade profissional, promovendo não só a capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração, mas também o aprofundar das relações com o tecido empresarial, contribuindo para o desenvolvimento e atratividade do curso. O uso de recursos digitais, será incorporado no estágio, para em estreita comunicação com os profissionais do ginásio/health club, para facilitar a administração e o acompanhamento do trabalho dos estudantes.
Assim, a abordagem dos conteúdos irá centrar-se no desenvolvimento da capacidade dos estudantes aprenderem de forma autónoma e colaborativa na construção do conhecimento em contexto de realidade profissional, promovendo não só a capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração, mas também o aprofundar das relações com o tecido empresarial, contribuindo para o desenvolvimento e atratividade do curso. O uso de recursos digitais, será incorporado no estágio, para em estreita comunicação com os profissionais do ginásio/health club, para facilitar a administração e o acompanhamento do trabalho dos estudantes.
Avaliação
A avaliação contínua é o regime aconselhado e considera as seguintes componentes:
AC1. 50%. Desempenho no ginásio: competências manifestadas pelo estudante no seu desempenho no local de estágio
AC2. 50%. Relatório: Descrição e fundamentação das questões pedagógicas e científicas; Coerência e relevância das decisões de planeamento, intervenção e avaliação; capacidade reflexiva e de autoquestionamento; Explicitação das aprendizagens realizadas.
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Relatório.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC1. Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 9,5 valores.
AC1. 50%. Desempenho no ginásio: competências manifestadas pelo estudante no seu desempenho no local de estágio
AC2. 50%. Relatório: Descrição e fundamentação das questões pedagógicas e científicas; Coerência e relevância das decisões de planeamento, intervenção e avaliação; capacidade reflexiva e de autoquestionamento; Explicitação das aprendizagens realizadas.
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Relatório.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC1. Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 9,5 valores.
Bibliografia
American College of Sports Medicine (2022). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11th Edition. Wolters Kluwer.
American College of Sports Medicine (2017). Complete Guide to Fitness & Health. 2nd Edition. Barbara Bushman, Editor.
Haff, G. and Triplett, N. (2016) Essentials of Strength Training and Conditioning (4rd edition). Human Kinetics, Champaign, IL
Suchomel, T. J., Nimphius, S., & Stone, M. H. (2016) The Importance of Muscular Strength in Athletic Performance. Sports Med, 46(10), 1419-1449.
American College of Sports Medicine (2017). Complete Guide to Fitness & Health. 2nd Edition. Barbara Bushman, Editor.
Haff, G. and Triplett, N. (2016) Essentials of Strength Training and Conditioning (4rd edition). Human Kinetics, Champaign, IL
Suchomel, T. J., Nimphius, S., & Stone, M. H. (2016) The Importance of Muscular Strength in Athletic Performance. Sports Med, 46(10), 1419-1449.