2025
Traumatologia Desportiva e Meios de Intervenção
Nome: Traumatologia Desportiva e Meios de Intervenção
Cód.: DES14911L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Reconhecer os diferentes tipos de lesão; Adquirir competências de identificação dos efeitos nos tecidos músculo-esqueléticos após lesão; Conhecer as fases de reparação tecidular músculo-esquelética após lesão; Delinear procedimentos de controle do processo inflamatório; Otimizar a recuperação dos tecidos músculo-esqueléticos e acelerar o regresso à prática desportiva; Avaliar a dor músculo-esquelética e adaptar a intervenção subsequente; Compreender os efeitos dos diferentes tipos de carga (aguda e crónica) no aumento de risco de lesão; Delinear programas de treino muscular que promovam um aumento da resistência dos tecidos; Elaborar estratégias para controlar fadiga muscular; Identificar as ações mais eficazes para acelerar a recuperação dos tecidos; Conhecer os métodos de intervenção disponíveis para lesões músculo-esqueléticas (tronco, membros superiores e membros inferiores); Desenvolver capacidades de implementação de métodos de prevenção de lesão músculo-esquelética.
Conteúdos Programáticos
As lesões musculoesqueléticas na prática desportiva; Suscetibilidade à lesão do aparelho músculo-esquelético; - As fases de reparação tecidular (músculo, osso, cartilagem, ligamentos); Controle inflamatório na recuperação e reparação tecidular; Papel da crioterapia na recuperação e reparação tecidular; Avaliação da dor músculo-esquelética; Relação da carga aguda e a carga crónica de treino para as lesões musculoesqueléticas; Efeitos de carga reduzida no aparelho musculoesquelético (imobilização, desuso); Fortalecimento muscular e princípios de intervenção em traumatologia; Adaptações musculares e fadiga; Fisiologia da recuperação; Intervenção em lesões musculoesqueléticas (tronco, membros superiores, membros inferiores); Regresso precoce à prática desportiva; Modelos de prevenção de lesão; Implementação de estratégias de prevenção de lesão musculoesquelética; Progressão dos exercícios de prevenção.
Métodos de Ensino
Para a transmissão de conhecimento e aprendizagem, utiliza-se uma abordagem integrada onde os estudantes não podem aceder à temática seguinte sem obterem aprovação à temática que a antecede. As horas teóricas são reduzidas, adicionando vídeos sobre diferentes mecanismos de lesão em contexto desportivo e a incorporação de novas tecnologias. Os vídeos permitem, através da participação ativa, elaborar raciocínios que conduzem ao desenvolvimento de competências disciplinares e transversais. As novas tecnologias permitem promover a assimilação de conteúdos e aprendizagem, além de garantir a comunicação entre o docente e os estudantes. Para aumentar a articulação entre ensino e investigação são disponibilizados antecipadamente, artigos científicos sobre os conteúdos programáticos. A utilização do moodle é estimulada e a orientação tutorial esclarece dúvidas e orienta o estudo. Os estudantes são estimulados a procurar novas experiências formativas e a desenvolver atividades na comunidade.
Avaliação
A avaliação é apoiada em momentos teóricos, onde as questões fomentam o raciocínio analítico e não a simples memorização de conteúdos. São utilizadas a avaliação continua mista ou a avaliação final. Na avaliação continua são incluídos os resultados da componente T e TP divididos por 2 momentos (1T, 2TP). Os conteúdos encontram-se organizados por blocos de conteúdos que criam precedências, o que permite uma maior interação entre as duas componentes e um seguimento próximo do estudo e progressão dos estudantes. O estudante não progride na avaliação continua se não obtiver aprovação no bloco prévio. A componente T (50%) é avaliada por uma prova escrita simples. A componente TP (50%) é avaliada por uma prova escrita com exemplos práticos. Os alunos com nota inferior a 9.5 valores em ambas as componentes, participam em avaliação final. Para obter aprovação, a classificação mínima exigida é de 9.5 valores, quer na avaliação continua mista quer por avaliação final.
Bibliografia
- Bennett R. (2015). Injury prevention and rehabilitation in sport. Crowood Press.
- JoVE. (2023). Inflammatory response ii : inflammatory exudate and tissue repair. https://www.jove.com/science-education/13234/inflammatory-response-ii-inflammatory-exudate-and-tissue-repair.
- Joyce D. & Lewindon D. (2016). Sports injury prevention and rehabilitation: integrating medicine and science for performance solutions. RoutledgeTaylor and Francis Group.
- Roger B. Guermazi A. & Skaf A. (2017). Muscle injuries in sport athletes: clinical essentials and imaging findings. Springer.
- Wendel I. & Wyss J. (2020). Home exercise programs for musculoskeletal and sports injuries: the evidence-based guide for practitioners. Demos Medical an imprint of Springer Publishing Company.
- Zatsiorsky V. M. Kraemer W. J. Fry A. C. & Human Kinetics (Organization). (2021). Science and practice of strength training (Third). Human Kinetics.
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- Wendel I. & Wyss J. (2020). Home exercise programs for musculoskeletal and sports injuries: the evidence-based guide for practitioners. Demos Medical an imprint of Springer Publishing Company.
- Zatsiorsky V. M. Kraemer W. J. Fry A. C. & Human Kinetics (Organization). (2021). Science and practice of strength training (Third). Human Kinetics.