2025

Anatomia Funcional Humana

Nome: Anatomia Funcional Humana
Cód.: DES14910L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Reconhecer a terminologia anatómica; Adquirir competências de descrição e de comunicação usando termos e expressões anatómicas; Realizar descrições de anatomia segmentar e topográfica; Conhecer a determinação sexual cromossómica e o efeito na morfologia corporal; Identificar, caracterizar e localizar as estruturas que compõem o aparelho locomotor (ossos, músculos, articulações); Relacionar as estruturas do aparelho locomotor com o seu papel no movimento; Identificar a morfologia e função articular/muscular e o seu papel na amplitude de movimento disponível; Identificar as ações individuais e conjuntas musculares e o seu papel na locomoção; Entender como os tipos de tecidos corporais atribuem características especificas às estruturas que compõem o aparelho locomotor; Reconhecer estruturas anatómicas à superfície da pele por intermédio de palpação; Desenvolver capacidades de interpretação e análise de fenómenos relacionados com a locomoção e movimento corporal.

Conteúdos Programáticos

A terminologia anatómica; Termos de direção e localização anatómica; Posição e planos anatómicos; Eixos de rotação e planos de movimento; Movimentos corporais e movimentos acessórios articulares; Organização topográfica; Proporções corporais; Desenvolvimento sexual cromossómico; Diferenças morfológicas entre fenótipos; Tipos de tecido corporal; O tecido conjuntivo (especificidade, resistência e consistência); O tecido ósseo e os ossos; O esqueleto apendicular e o esqueleto axial; O tecido cartilagíneo e as articulações; Classificação das articulações e a mecânica articular; O tecido muscular e os músculos; A terminologia muscular; Papel dos músculos no movimento; Morfologia e função do músculo esquelético; Tipos de contração muscular; Osteologia, artrologia e miologia do esqueleto axial; Anatomia de superfície do esqueleto axial; Osteologia, artrologia e miologia do esqueleto apendicular superior e inferior; Anatomia de superfície do esqueleto apendicular superior e inferior.

Métodos de Ensino

Dá-se prioridade a uma abordagem integrada onde os estudantes não podem aceder à temática seguinte sem obterem aprovação à temática que a antecede. As horas teóricas são reduzidas e a dissecação anatómica é dispensável. Adicionam-se vídeos de dissecação, a prática com modelos anatómicos e a incorporação de novas tecnologias. Os vídeos permitem, através da participação ativa, elaborar raciocínios que conduzem ao desenvolvimento de competências disciplinares e transversais. Os modelos e o software permitem promover a assimilação de conteúdos e aprendizagem, além de garantir a comunicação entre o docente e os estudantes. Para aumentar a articulação entre ensino e investigação são disponibilizados antecipadamente, artigos científicos sobre os conteúdos. A utilização do moodle é estimulada e a orientação tutorial esclarece dúvidas e orienta o estudo. Os estudantes são estimulados a procurar novas experiências formativas e a desenvolver atividades na comunidade.

Avaliação

A avaliação é sustentada em momentos teóricos, com questões que fomentam o raciocínio analítico e não a simples memorização de conteúdos. Prevê-se a avaliação continua mista ou a avaliação final. Na avaliação continua serão incluídos os resultados da componente T e TP divididos por 6 momentos (1TP, 2TP, 3T, 4TP, 5TP, 6T). Os conteúdos encontram-se organizados por blocos que criam precedências, o que permite uma maior interação entre as duas componentes e um seguimento próximo do estudo e progressão dos estudantes. O estudante não progride na avaliação continua se não obtiver aprovação no bloco prévio. A componente T (60%) é avaliada por 2 provas escritas (30% cada). A componente TP (40%) é avaliada por 4 provas escritas (10% cada). Os estudantes com nota inferior a 9.5 valores em qualquer momento de avaliação, participam em avaliação final. Para obter aprovação, a classificação mínima exigida é de 9.5 valores, quer na avaliação continua mista quer por avaliação final.

Bibliografia

- Cael, C. (2022). Functional Anatomy: Musculoskeletal Anatomy, Kinesiology, and Palpation for Manual Therapists. Estados Unidos: Jones & Bartlett Learning.
- Milner, C. E. (2019). Functional Anatomy for Sport and Exercise: A Quick A-to-Z Reference. Estados Unidos: Taylor & Francis.
- Pina, J. E. (2014). Anatomia Humana da Locomoção, 5o Edição. Lidel, Lisboa. Lidel, Edições Técnicas.
- Palastanga, N., Field, D., Soames, R. W. (2013). Anatomy and Human Movement: Structure and Function. Reino Unido: Elsevier Science.
- Seeley, R.R.; Tate, P.; Stephens, T. (2011) Anatomia & Fisiologia (8ª Edição). Lusociência
- Shulte, E.; Schuenke, M.; Schumacher, U. (2015) General Anatomy and Musculoskeletal System (Thieme Atlas of Anatomy), Latin Nomenclature, Volume 1. (2nd Edition). Thieme Medical Publishers Inc
- The Johns Hopkins Atlas of Human Functional Anatomy. (1997). Reino Unido: Johns Hopkins University Press.