2025
Prescrição de Exercício
Nome: Prescrição de Exercício
Cód.: DES14909L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimento
1. Perceber os conceitos subjacentes à capacidade força, bem como os seus mecanismos de manifestação e desenvolvimento;
2. Conhecer as variáveis de treino que permitem a manipulação eficaz do efeito e magnitude da carga em programas de treino de força;
3. Dominar os princípios de periodização e prescrição treino de força;
Aptidões:
1. Aplicar protocolos de avaliação e controlo no treino de força;
2. Criar programas de treino personalizados com base nos objetivos e necessidades dos clientes;
3. Saber manipular variáveis de treino em função do efeito e magnitude da carga pretendidos.
Competências:
1. Desenvolver programas de treino de força que integrem abordagens multidisciplinares e sejam capazes de atender a objetivos específicos;
2. Transmitir orientações metodológicas de forma objetiva para uma execução segura e eficiente de exercícios de força;
3. Fomentar uma atitude de aprendizagem contínua, acompanhando as tendências e as pesquisas mais recentes no treino de força
1. Perceber os conceitos subjacentes à capacidade força, bem como os seus mecanismos de manifestação e desenvolvimento;
2. Conhecer as variáveis de treino que permitem a manipulação eficaz do efeito e magnitude da carga em programas de treino de força;
3. Dominar os princípios de periodização e prescrição treino de força;
Aptidões:
1. Aplicar protocolos de avaliação e controlo no treino de força;
2. Criar programas de treino personalizados com base nos objetivos e necessidades dos clientes;
3. Saber manipular variáveis de treino em função do efeito e magnitude da carga pretendidos.
Competências:
1. Desenvolver programas de treino de força que integrem abordagens multidisciplinares e sejam capazes de atender a objetivos específicos;
2. Transmitir orientações metodológicas de forma objetiva para uma execução segura e eficiente de exercícios de força;
3. Fomentar uma atitude de aprendizagem contínua, acompanhando as tendências e as pesquisas mais recentes no treino de força
Conteúdos Programáticos
1. Materiais e Estratégias para o Treino de Força: Resistências Constantes e Variáveis;
2. Segurança e Eficiência na Execução de Exercícios de Força: Práticas Avançadas;
3. Medidas profiláticas e criação de hábitos
4. Execução de Exercícios Mono e Multiarticulares no Contexto do Treino de Força;
5. O Papel das Pegas, Respiração e Desenvolvimento na Execução de Exercícios de Força;
6. Anatomia e Biomecânica do treino de força
7. Músculos agonistas, antagonistas, sinergistas e estabilizadores
8. Amplitudes e planos do movimento
9. Periodização e planeamento do treino de força
10. Modelos de avaliação (isotónica, isocinética e isoinercial)
11. Modelos de treino lineares e não lineares
12. Adaptações agudas e crónicas ao treino de força
13. Orientações metodológicas para o desenvolvimento da capacidade neuromuscular
14. Força Resistente, Força Máxima, Força Explosiva e Força Rápida
15. Séries, repetições, velocidade de execução, tempos de descanso e sequência dos exercícios
2. Segurança e Eficiência na Execução de Exercícios de Força: Práticas Avançadas;
3. Medidas profiláticas e criação de hábitos
4. Execução de Exercícios Mono e Multiarticulares no Contexto do Treino de Força;
5. O Papel das Pegas, Respiração e Desenvolvimento na Execução de Exercícios de Força;
6. Anatomia e Biomecânica do treino de força
7. Músculos agonistas, antagonistas, sinergistas e estabilizadores
8. Amplitudes e planos do movimento
9. Periodização e planeamento do treino de força
10. Modelos de avaliação (isotónica, isocinética e isoinercial)
11. Modelos de treino lineares e não lineares
12. Adaptações agudas e crónicas ao treino de força
13. Orientações metodológicas para o desenvolvimento da capacidade neuromuscular
14. Força Resistente, Força Máxima, Força Explosiva e Força Rápida
15. Séries, repetições, velocidade de execução, tempos de descanso e sequência dos exercícios
Métodos de Ensino
A abordagem dos conteúdos irá centrar-se no desenvolvimento da capacidade dos estudantes aprenderem de forma autónoma e colaborativa na construção do conhecimento em diversos contextos, promovendo a capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração. Os alunos serão expostos à investigação mais recente, utilizando ferramentas digitais para a produção de conhecimento, tornando o processo mais eficiente e adaptável às diversas necessidades.
As metodologias de ensino serão centradas na aprendizagem do estudante, mais especificamente, a Aprendizagem Baseada em Equipa e/ou Aprendizagem Baseada em Problemas e/ou Aprendizagem Baseada em Projetos, através da formação de pequenos grupos de trabalho para se discutirem e resolverem problemas práticos, sob a supervisão de um tutor, de forma a estimular o pensamento critico.
As metodologias de ensino serão centradas na aprendizagem do estudante, mais especificamente, a Aprendizagem Baseada em Equipa e/ou Aprendizagem Baseada em Problemas e/ou Aprendizagem Baseada em Projetos, através da formação de pequenos grupos de trabalho para se discutirem e resolverem problemas práticos, sob a supervisão de um tutor, de forma a estimular o pensamento critico.
Avaliação
A avaliação contínua é o regime aconselhado e considera as seguintes componentes:
AC1. 30%. Tarefas de aulas: trabalhos teórico-práticos, individuais/grupo, realizados e discutidos nas aulas ou decorrentes dos conteúdos das aulas (40%)
AC2. 50%. Sessões de treino/exercício: planificação, intervenção/dinamização na turma/aluno e posterior análise critica fundamentada de uma aula/sessão de treino. Os critérios de avaliação serão discutidos com os estudantes.
AC3. 20%. Relatório da sessão de treino.
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Prova escrita.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC2 e AC3. Estas componentes de avaliação são comuns ao regime de avaliação continua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 9,5 valores.
AC1. 30%. Tarefas de aulas: trabalhos teórico-práticos, individuais/grupo, realizados e discutidos nas aulas ou decorrentes dos conteúdos das aulas (40%)
AC2. 50%. Sessões de treino/exercício: planificação, intervenção/dinamização na turma/aluno e posterior análise critica fundamentada de uma aula/sessão de treino. Os critérios de avaliação serão discutidos com os estudantes.
AC3. 20%. Relatório da sessão de treino.
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Prova escrita.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC2 e AC3. Estas componentes de avaliação são comuns ao regime de avaliação continua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 9,5 valores.
Bibliografia
American College of Sports Medicine (2022). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11th Edition. Wolters Kluwer.
American College of Sports Medicine (2017). Complete Guide to Fitness & Health. 2nd Edition. Barbara Bushman, Editor.
Haff, G. and Triplett, N. (2016) Essentials of Strength Training and Conditioning (4rd edition). Human Kinetics, Champaign, IL
Suchomel, T. J., Nimphius, S., & Stone, M. H. (2016) The Importance of Muscular Strength in Athletic Performance. Sports Med, 46(10), 1419-1449.
American College of Sports Medicine (2017). Complete Guide to Fitness & Health. 2nd Edition. Barbara Bushman, Editor.
Haff, G. and Triplett, N. (2016) Essentials of Strength Training and Conditioning (4rd edition). Human Kinetics, Champaign, IL
Suchomel, T. J., Nimphius, S., & Stone, M. H. (2016) The Importance of Muscular Strength in Athletic Performance. Sports Med, 46(10), 1419-1449.