2025

Estágio em Treino Desportivo Específico II

Nome: Estágio em Treino Desportivo Específico II
Cód.: DES14908L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Trata-se de uma U.C. em que os alunos se dividem em diferentes modalidades, centrando-se na realização de estágios, acompanhando equipas técnicas e coadjuvando processos de treino ao longo de uma época desportiva.
Objetivos:
• Desenvolver trabalho, em contexto real de treino, sob supervisão, visando a consolidação de competências técnicas, relacionais e organizacionais;
• Criação de hábitos de reflexão crítica sobre as situações reais de treino e competição vividas com os praticantes desportivos, utilizando esta sua prática como meio e oportunidade de formação;
• Proporcionar uma experiência prática de relacionamento profissional com treinadores mais experientes;
• Participar na vida da instituição desportiva em que o Estágio decorra, envolvendo o relacionamento com os diferentes agentes desportivos;
• Integrar o Treinador Estagiário no sistema desportivo;
• Desenvolver a prática de uma constante atualização nos domínios do conhecimento científico e pedagógico do treino desportivo.

Conteúdos Programáticos

Considerando que a U.C. é lecionada por diversos docentes (especialistas em distintas modalidades desportivas), em que os alunos fazem estágios integrados em equipas técnicas de diversas instituições, os conteúdos programáticos são específicos de cada uma das diferentes opções.
Desta forma, remetemos para os programas de cada opção a consulta dos respetivos conteúdos específicos. São propostos como conteúdos gerais, comuns a todas as modalidades:
- Programação e planeamento desportivo:
- Planeamento da época;
- Planeamento de partes da época;
- Planeamento da sessão de treino;
- Planeamento do exercício de treino.
- A periodização do treino
- Intervenção do treinador durante o treino
- A avaliação da competição e do treino

Métodos de Ensino

De acordo com o modelo pedagógico, pretende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem unificada no desenvolvimento de competências. Assim, nesta UC é proporcionado ao aluno o enquadramento (estágio-120h), numa entidade de acolhimento e apoio de um tutor credenciado pela Federação da respetiva modalidade. Existe igualmente um tutor da UÈvora que apoia todo o processo (15hT). O contexto prático promove no aluno a necessidade de aprofundamento de conhecimentos, sendo as atividades centradas no desenvolvimento de tarefas de ensino e treino.
Por outro lado, esta metodologia de ensino, tendo um caráter prático muito vincado, permite uma articulação com o modelo pedagógico, quer no âmbito da relação com a sociedade (os alunos contactam diretamente com os agentes desportivos locais e nacionais), quer com o desenvolvimento de competências disciplinares e transversais, sendo solicitadas capacidades como a resolução de problemas, o espírito crítico e a criatividade.

Avaliação

De acordo também com o modelo pedagógico da Universidade de Évora, as práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes visam que a avaliação seja colocada ao serviço das aprendizagens, devendo dirigir-se tanto à avaliação da aquisição de conhecimentos como também ao desenvolvimento de capacidades. Neste sentido, a avaliação da UC, sendo distinta dependendo da modalidade abordada, contempla os seguintes pontos comuns:
- Intervenção regular nas tarefas de preparação e orientação das equipas e atletas (35%)
- Relatórios mensais que revelam a operacionalização de todo o trabalho realizado (20%)
- Dossier de Treino (15%)
- Relatório final (15%)
- Comunicação oral subordinada a um tema próprio da modalidade (10%)
- Discussão do relatório final com o professor responsável, em regime de exame oral (5%)
Destacamos a importância da avaliação contínua, onde o aluno tem a oportunidade de adquirir e desenvolver as suas competências profissionais de forma faseada.

Bibliografia

Batalha,N. et al. (2021). The acute effects of a swimming session on the shoulder rotators strength and balance of age group swimmers. International Journal of Environmental Research and Public Health. 18, 8109
Braz, J. et al. (2021). FUTSAL- Fundamentos do jogo. Federação Portuguesa de Futebol, Lisboa.
Mateus, N., Gonçalves, B., & Sampaio, J. (2021). Home Advantage in Basketball. In M. A. Gómez-Ruano, R. Pollard, & C. Lago-Peñas (Eds.), Home Advantage in Sport - Causes and the Effect on Performance: Routledge.
Raposo, A.V. (2019): Planeamento do treino desportivo – Fundamentos, organização e operacionalização. Ed. Visão e contextos.
Serrano, J., et al. (2013). The importance of the sports performance factors and of training contents from the perspective of futsal coaches. Journal of Human Kinetics, 38, 151-160.
Folgado, H. et al. (2019). Towards the use of multidimensional performance indicators in football small-sided games: the effects of pitch orientation. J Sport Sci 37, 1–8.