2025

Práticas de Atividade Física e Desportiva na Educação Básica II

Nome: Práticas de Atividade Física e Desportiva na Educação Básica II
Cód.: DES14904L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender os fundamentos educativos da área da atividade física e desportiva (AFD) na educação básica
2. Saber integrar de forma pertinente e adequada na planificação e na intervenção pedagógica em contexto real de ensino, os princípios metodológicos do ensino dos vários conteúdos curriculares da área da AFD no 1º CEB;
3. Saber planificar aulas/sessões de AFD inclusivas e significativas em relação às caraterísticas dos contextos de prática e das crianças que nelas participam, manifestando capacidade de adaptar as estratégias pedagógicas
4. Saber gerir de forma eficaz e pedagogicamente relevante situações de prática pedagógica em contexto real de ensino
5. Saber analisar, refletir e discutir, de forma fundamentada, sobre os efeitos das decisões pedagógicas e comportamentos de ensino nas atitudes e aprendizagens das crianças
6. Cooperar com os membros da comunidade educativa propondo e desenvolvendo ações orientadas para o sucesso pedagógico e educativo.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos educativos e enquadramento da área da AFD no currículo do 1º CEB;
2. Metodologias de ensino dos vários conteúdos curriculares da área da AFD no 1º CEB.
3. Planeamento e avaliação do ensino e das aprendizagens:
Fontes estruturantes do planeamento
O ensino inclusivo e a diferenciação do ensino
Conceção de planos de aula/sessões de AFD
Concepção de instrumentos reguladores da ação pedagógica
Concepção de Instrumentos de avaliação das aprendizagens

4. Intervenção Pedagógica em contexto real de ensino
Fatores determinantes da qualidade da relação pedagógica
A gestão da aula/sessão de AFD na Educação Básica
O clima da aula e a gestão da disciplina
A ludicidade nas tarefas de aprendizagem
Estratégias de intervenção pedagógica nos momentos de informação, organização, prática e acompanhamento da prática.

Métodos de Ensino

A maioria das horas de contacto são em trabalho de campo na(s) escola(s) cooperantes do 1º CEB (ou em outro contexto de Educ.Básica que se revele pertinente), em prática de ensino cooperada com o professor/técnico AFD. Estas horas são articuladas com aulas de seminário onde se procede à partilha de experiências e se promove a discussão de alguns temas ou situações emergentes da prática nas escolas. Os estudantes serão organizados em pares e distribuídos por várias escolas de forma a que cada grupo tenha a possibilidade de realizar a prática em 2 turmas de um mesmo professor. A organização em pares permite um trabalho cooperado ao nível da planificação, intervenção e autoavaliação, bem como avaliações recíprocas. A prática em 2 turmas (se possível de anos ou escolas distintas) permite enriquecer as vivências e as reflexões através da variabilidade e flexibilidade que é exigida por 2 contextos distintos.
Cada grupo de estudantes é supervisionado por um docente da UÉ.

Avaliação

As componentes de avaliação são:
Avaliação contínua: Desempenho na escola (70%) + Relatório (30%)
Avaliação final (relatório entregue na época de recurso ou especial): Desempenho na escola (50%) + Relatório (50%)
Para aprovação na UC, tem que se obter uma classificação mínima de 10 val em cada uma das componentes.
A avaliação do desempenho na escola incidirá sobre as competências de planeamento, intervenção/relação pedagógica, avaliação do próprio ensino e das aprendizagens das crianças; cooperação, autonomia e inovação.
O relatório será um documento onde o estudante elabore, de uma forma sintética e rigorosa, em termos pedagógicos e científicos, uma descrição e uma análise crítica fundamentada das vivências e da prática de ensino:
Aspetos formais (20%) + Aspetos de conteúdo (80%)- Descrição e fundamentação das questões pedagógicas; Coerência e relevância das decisões de planeamento, intervenção e avaliação; capacidade reflexiva e de autoquestionamento; Explicitação das aprendizagens

Bibliografia

Albino, M., & Nunes, M. M. (2007). Atividade física e desportiva: 1.º ciclo do ensino básico – Orientações programáticas. Lisboa: Ministério da Educação – DGIDC
Ennis, C. (Ed.) (2017). Routledge Handbook of Physical Education pedagogies. Taylor & Francis
Martins, G. (Coord.) et al. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME/DGE.
Martins, J., Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2017). Técnicas de ensino para uma educação física de qualidade. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação física escolar: Referenciais para um ensino de qualidade (pp. 53-82). Casa da Educação Física.
Martins, M., Costa, J., Onofre, M. (2020). Os estilos de ensino em Educação Física: Entre a teoria e a prática. Edições FMH.
Ministério da Educação (2018). Aprendizagens essenciais da Educação Física no 1º ciclo
Rosado, A. & Mesquita, I.(2009). Pedagogia do Desporto. Ed.FMH
Siedentop, D. (1991). Aprender a enseñar la educación física. INDE Pub.