2025

Fisiologia do Esforço

Nome: Fisiologia do Esforço
Cód.: DES14900L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Compreender os fundamentos fisiológicos do esforço (função muscular, bioenergética e metabolismo)
2.Explicar os princípios cardiovasculares e respiratórios na fisiologia do exercício
3.Analisar adaptações do treino resistido, aeróbico e anaeróbico
4.Identificar os fatores do desempenho desportivo
5.Aplicar o conhecimento para programas de exercício em diversos indivíduos e modalidades
6.Usar técnicas de medição para avaliar as respostas fisiológicas
7.Analisar e interpretar resultados de investigação em fisiologia do exercício
8.Desenvolver estratégias para melhorar o desempenho atlético e abordar considerações específicas
9.Sintetizar informações complexas para tomar decisões informadas relacionadas ao exercício
10.Comunicar de forma eficaz sobre ciência do desporto e do exercício
11.Demonstrar habilidades de resolução de problemas ao enfrentar desafios no desporto e no exercício
12.Promover um compromisso com a saúde e a boa forma, adaptado às necessidades individuais

Conteúdos Programáticos

1. Introdução á fisiologia do esforço
2. Função muscular, bioenergética e metabolismo em esforço
3. Função cardiovascular e respiratória
4. Adaptações fisiológicas ao treino de resistência
5. Adaptações fisiológicas ao treino aeróbio e anaeróbio
6. Otimização do rendimento desportivo
7. Considerações especiais no desporto e exercício:
a. Termorregulação e exercício
b. Exercício em ambientes hipobáricos e hiperbáricos
c. Crescimento e envelhecimento no desporto e exercício
d. Diferenças entre sexos no desporto e exercício

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino desta unidade procuram:
1. facilitar discussões, pensamento crítico e resolução de problemas (Aprendizagem Centrada no Aluno)
2. promover a aprendizagem baseada em problemas para melhorar o conhecimento específico da disciplina e as habilidades de trabalho em equipe
3. atribuir projetos de pesquisa para unir ensino e pesquisa
4. aproveitar recursos digitais para aprendizagem combinada (Recursos de Aprendizagem Digital)
5. incentivar a colaboração online e a comunicação eficaz (Ferramentas Digitais para Comunicação)
6. implementar avaliações formativas para autorregulação dos alunos (Práticas de Avaliação Autorregulatórias)
7. envolver os alunos em projetos de aprendizagem de prestação de serviços na prescrição do exercício e avaliações fisiológicas para vincular a fisiologia do exercício à saúde comunitária (Relacionamento com a Comunidade).

Avaliação

Para aprovar na avaliação contínua o aluno deverá obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores na soma ponderada das tarefas de avaliação propostas. A avaliação contínua compreende 2 momentos teórico-práticos em grupos de trabalho, com a medição das respostas fisiológicas ao exercício de diferentes intensidades (objetivos de aprendizagem 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, e 12 – 25% cada momento) e duas provas escritas individuais sobre as adaptações aos tipos de treino e a prescrição individualizada do exercício (objetivos de aprendizagem 1, 2, 3, 4 e 5 - 25% cada prova). A avaliação por exame e recurso inclui a realização de uma prova escrita individual sobre os construtos teóricos da fisiologia do esforço, adaptação aos tipos de treino e para a prescrição do exercício. Nesta prova teórica são ainda colocadas questões relativas à medição das respostas fisiológicas ao exercício de diferentes intensidades e à prescrição do treino individualizados.

Bibliografia

• Kenney, W. L., Wilmore, J. H., & Costill, D. L. (2021). Physiology of sport and exercise. Human kinetics.
• Pereira, C., & Bravo, J. (2018). Fisiologia e Exercício - Testes laboratoriais para avaliação do rendimento em diferentes condições de esforço. Évora. Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-6-7.
• Pereira, C., & Bravo, J. (2018). Trabalhos Práticos de Fisiologia - Testes históricos para avaliação de parâmetros fisiológicos do exercício e da atividade física. Évora. Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-4-3.