2025

Atividade de Exploração da Natureza

Nome: Atividade de Exploração da Natureza
Cód.: DES14899L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Explicar a importância das competências de orientação nas atividades ao ar livre e na educação
2. Descrever as componentes dos mapas topográficos
3. Identificar normas e equipamentos de segurança relacionados com o montanhismo e escalada
4. Reconhecer e descrever nós básicos utilizados na escalada e rapel
5. Explicar os conceitos de sistemas de segurança e manutenção de cordas
6. Resumir os elementos-chave da orientação
7. Interpretar e explicar o uso de bússolas e dispositivos GPS
8. Compreender os procedimentos de segurança em ginásios de escalada indoor
9. Compreender a integração da escalada e do montanhismo nas atividades escolares
10. Aplicar competências de orientação e técnicas de leitura de mapas em cenários reais
11. Demonstrar trabalho seguro com cordas, amarrações e nós em escalada e rapel
12. Execute técnicas de escalada indoor, incluindo boulder, escalada em top-rope e rapel
13. Integrar os princípios da escalada e do montanhismo nos contextos educativos

Conteúdos Programáticos

1. Orientação e Mapeamento
a. Introdução à Orientação
b. Definição e história da orientação.
c. Importância das competências de orientação nas atividades ao ar livre e na educação
d. Leitura e interpretação de mapas:
e. Compreendendo mapas topográficos
i. bússolas e dispositivos GPS
ii. linhas de nível, símbolos, escala e legenda
f. Orientação em ambientes controlados
g. Realização de uma prova de orientação em grupo para currículos escolares

2. Montanhismo e Escalada
a. Introdução ao montanhismo e escalada
b. História e significado do montanhismo e escalada
c. Normas e equipamentos de segurança
d. Amarração de nós e trabalho com corda
e. Nós e engates básicos para escalada e rapel
f. Sistemas de segurança e manutenção de cordas
g. Técnicas de escalada indoor
h. Boulder e escalada em top-rope
i. Rapel com meios expeditos e mecânicos
j. Procedimentos de segurança em ginásios de escalada indoor
k. Integração da escalada e do montanhismo nas atividades escolares

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular promove:
• vivências práticas em orientação e montanhismo para capacitar os alunos a assumirem um papel ativo na sua aprendizagem, promovendo competências de resolução de problemas e de pensamento crítico, enquanto ligam a teoria à prática
• o desenvolvimento de habilidades específicas da disciplina e transferíveis, promovendo a adquisição de habilidades de comunicação, trabalho em equipa, liderança e tomada de decisão
• uso de recursos digitais para análise de mapas digitais apoiando a aprendizagem flexível e o desenvolvimento de habilidades, alinhando-se com o uso de recursos digitais na pedagogia
• a autoavaliação e feedback dos colegas, capacitando os alunos a monitorizar o seu progresso e adaptar estratégias de aprendizagem
• a aprendizagem através da prestação de serviços, onde os alunos aplicam as suas competências em atividades de aventura na comunidade, fortalecendo o seu sentido de responsabilidade e relacionamento com a comunidade local.

Avaliação

Para obter aprovação na avaliação contínua o aluno deverá obter nota final igual ou superior a 9,5 valores na soma ponderada das tarefas de avaliação propostas. A avaliação contínua compreende uma avaliação prática da orientação cartográfica no campo, combinando conhecimentos teóricos e aplicação prática para integrar a leitura do mapa nas características reais do terreno (objetivos de aprendizagem 2, 7 e 10 - cotação de 25%). A segunda avaliação prática solicita aos alunos que equipem a sua própria estrutura de rapel e realizem um rapel em baixas alturas (objetivos de aprendizagem 4, 9, 11 e 12 - cotação de 25%). A terceira avaliação prática inclui uma competição de escalada indoor e monitorização de escalada (objetivos de aprendizagem 3, 4, 5, 9, 12 - cotação de 25%). Uma avaliação teórica integra a maioria dos resultados de aprendizagem (cotação de 25%). A avaliação por exame e recurso segue os mesmos critérios da avaliação contínua para ambas as componentes teórica e prática.

Bibliografia

• Cataldi, S., Bonavolontà, V., & Fischetti, F. (2021). Starting a sport as outdoor education in infancy: Orienteering, visual spatial memory for empowering school learning. Journal of Physical Education and Sport, 21, 696-701.
• Fornasiero, M., Malucelli, F., Pazzi, R., & Schettini, T. (2021). Empowering optimization skills through an orienteering competition. INFORMS Transactions on Education, 22(1), 1-8.
• Huikko, P., & Raus, S. (2020). Online orienteering guide for teachers.
• Bravo, J., Laranjo, L., Pereira, C., & Batalha, N. (2018). Atividades de Exploração da Natureza: cordas, nós e ancoragens. Évora. Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-3-6.
• Bravo, J., Laranjo, L., Parraça, J., & Batalha, N. (2018). Atividades de Exploração da Natureza: As Bases do Montanhismo. Évora, Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-2-9.