2025

Atividades de Aventura

Nome: Atividades de Aventura
Cód.: DES14898L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Demonstrar compreensão acerca de orientação, desenho de mapas, planeamento de percursos, escalada, rapel e protocolos de segurança
2. Realizar provas de orientação, desenho de mapas e medidas de segurança para atividades de aventura
3. Criar e montar percursos de orientação, incorporar escalada e rapel nas atividades e responder a emergências
4. Compreender a logística de eventos, marketing, gestão de participantes e resposta a crises
5. Monitorizar eventos em tempo real, executar avaliações pós-evento e desenvolver habilidades de liderança e comunicação
6. Organizar, promover e executar eventos de aventura para grupos convidados, construindo parcerias e colaborações

Conteúdos Programáticos

1. Atividades de aventura para pequenos grupos
a. Integrar a aventura nos percursos de orientação
b. Seleção e desenho de mapas
c. Planeamento de percursos e configuração de pontos de controlo
d. Integração de escalada e rapel em percursos de orientação
e. Hand-on: Projetar e configurar um percurso de orientação
f. Protocolos de segurança e resposta a emergências
g. Seleção e inspeção de equipamentos
h. Medidas de segurança em escalada e rapel
i. Técnicas de nós e amarrações
j. Exercícios práticos de escalada e rapel

2. Planeamento de atividades de aventura para a comunidade
a. Logística e organização de eventos
b. Parcerias e colaborações
c. Marketing e promoção
d. Briefing do evento e gestão de participantes
e. Monitorização e comunicação em tempo real
f. Avaliação e debriefing pós-Evento
g. Gestão de crise e resposta
h. Desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação
i. Projeto Final: planear e executar um evento de aventura para grupos convidados

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular procura:
• Envolver os alunos em experiências práticas de orientação, escalada e rapel para promover a aprendizagem ativa e a resolução de problemas, favorecendo a aprendizagem experiencial
• Cultivar capacidades interdisciplinares de comunicação, trabalho em equipa, liderança e tomada de decisão essenciais tanto para atividades de aventura quanto para planos de carreira mais amplos
• Utilização de ferramentas de aprendizagem digital para simulações interativas de mapas, promovendo envolvimento, acessibilidade e flexibilidade
• Implementar avaliação autorregulada por meio de autoavaliação, feedback de colegas e ciclos regulares de feedback, permitindo que os alunos monitorizem o seu progresso e adaptem as suas estratégias de aprendizagem
• Integrar componentes de aprendizagem de prestação de serviços para a comunidade, permitindo aos alunos aplicar as suas competências em benefício da comunidade, promovendo um sentido de responsabilidade e relacionamento comunitário.

Avaliação

Para aprovar na avaliação contínua o aluno deverá obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores na soma ponderada das tarefas de avaliação propostas. A avaliação contínua compreende uma avaliação prática do desenho de mapas, planeamento de percursos e procedimentos de segurança para escalada e rappel (objetivos de aprendizagem 1 e 3 - cotação de 30%). A segunda avaliação prática assenta na capacidade do aluno para executar e acompanhar a atividade de aventura (objetivos de aprendizagem 2 e 5 - cotação de 30%). A par destas avaliações práticas, para a avaliação contínua os alunos deverão elaborar um relatório escrito em grupo que englobe o planeamento, acompanhamento e avaliação do evento (objetivos de aprendizagem 4, 5 e 6 - cotação de 40%). A avaliação por exame e recurso inclui exclusivamente a entrega de relatório, não sendo possível a repetição da atividade. As componentes práticas de avaliação deverão ser realizadas em avaliação contínua.

Bibliografia

• Bravo, J., Laranjo, L., Pereira, C., & Batalha, N. (2018). Atividades de Exploração da Natureza: cordas, nós e ancoragens. Évora. Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-3-6.
• Bravo, J., Laranjo, L., Parraça, J., & Batalha, N. (2018). Atividades de Exploração da Natureza: As Bases do Montanhismo. Évora, Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-2-9.
• Brown, M., Jones, M. (2021). Adventure and Risk in Outdoor Environmental Education. In: Thomas, G., Dyment, J., Prince, H. (eds) Outdoor Environmental Education in Higher Education. International Explorations in Outdoor and Environmental Education, vol 9. Springer, Cham.
• Thomas, G. Traditional adventure activities in outdoor environmental education. Journal of Outdoor and Environmental Education 9, 31–39 (2005).
• Jenkins, I. (2019). Adventure tourism and outdoor activities management: A 21st century toolkit. CABI.