2025
Atividades de Aventura
Nome: Atividades de Aventura
Cód.: DES14898L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Demonstrar compreensão acerca de orientação, desenho de mapas, planeamento de percursos, escalada, rapel e protocolos de segurança
2. Realizar provas de orientação, desenho de mapas e medidas de segurança para atividades de aventura
3. Criar e montar percursos de orientação, incorporar escalada e rapel nas atividades e responder a emergências
4. Compreender a logística de eventos, marketing, gestão de participantes e resposta a crises
5. Monitorizar eventos em tempo real, executar avaliações pós-evento e desenvolver habilidades de liderança e comunicação
6. Organizar, promover e executar eventos de aventura para grupos convidados, construindo parcerias e colaborações
2. Realizar provas de orientação, desenho de mapas e medidas de segurança para atividades de aventura
3. Criar e montar percursos de orientação, incorporar escalada e rapel nas atividades e responder a emergências
4. Compreender a logística de eventos, marketing, gestão de participantes e resposta a crises
5. Monitorizar eventos em tempo real, executar avaliações pós-evento e desenvolver habilidades de liderança e comunicação
6. Organizar, promover e executar eventos de aventura para grupos convidados, construindo parcerias e colaborações
Conteúdos Programáticos
1. Atividades de aventura para pequenos grupos
a. Integrar a aventura nos percursos de orientação
b. Seleção e desenho de mapas
c. Planeamento de percursos e configuração de pontos de controlo
d. Integração de escalada e rapel em percursos de orientação
e. Hand-on: Projetar e configurar um percurso de orientação
f. Protocolos de segurança e resposta a emergências
g. Seleção e inspeção de equipamentos
h. Medidas de segurança em escalada e rapel
i. Técnicas de nós e amarrações
j. Exercícios práticos de escalada e rapel
2. Planeamento de atividades de aventura para a comunidade
a. Logística e organização de eventos
b. Parcerias e colaborações
c. Marketing e promoção
d. Briefing do evento e gestão de participantes
e. Monitorização e comunicação em tempo real
f. Avaliação e debriefing pós-Evento
g. Gestão de crise e resposta
h. Desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação
i. Projeto Final: planear e executar um evento de aventura para grupos convidados
a. Integrar a aventura nos percursos de orientação
b. Seleção e desenho de mapas
c. Planeamento de percursos e configuração de pontos de controlo
d. Integração de escalada e rapel em percursos de orientação
e. Hand-on: Projetar e configurar um percurso de orientação
f. Protocolos de segurança e resposta a emergências
g. Seleção e inspeção de equipamentos
h. Medidas de segurança em escalada e rapel
i. Técnicas de nós e amarrações
j. Exercícios práticos de escalada e rapel
2. Planeamento de atividades de aventura para a comunidade
a. Logística e organização de eventos
b. Parcerias e colaborações
c. Marketing e promoção
d. Briefing do evento e gestão de participantes
e. Monitorização e comunicação em tempo real
f. Avaliação e debriefing pós-Evento
g. Gestão de crise e resposta
h. Desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação
i. Projeto Final: planear e executar um evento de aventura para grupos convidados
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular procura:
Envolver os alunos em experiências práticas de orientação, escalada e rapel para promover a aprendizagem ativa e a resolução de problemas, favorecendo a aprendizagem experiencial
Cultivar capacidades interdisciplinares de comunicação, trabalho em equipa, liderança e tomada de decisão essenciais tanto para atividades de aventura quanto para planos de carreira mais amplos
Utilização de ferramentas de aprendizagem digital para simulações interativas de mapas, promovendo envolvimento, acessibilidade e flexibilidade
Implementar avaliação autorregulada por meio de autoavaliação, feedback de colegas e ciclos regulares de feedback, permitindo que os alunos monitorizem o seu progresso e adaptem as suas estratégias de aprendizagem
Integrar componentes de aprendizagem de prestação de serviços para a comunidade, permitindo aos alunos aplicar as suas competências em benefício da comunidade, promovendo um sentido de responsabilidade e relacionamento comunitário.
Envolver os alunos em experiências práticas de orientação, escalada e rapel para promover a aprendizagem ativa e a resolução de problemas, favorecendo a aprendizagem experiencial
Cultivar capacidades interdisciplinares de comunicação, trabalho em equipa, liderança e tomada de decisão essenciais tanto para atividades de aventura quanto para planos de carreira mais amplos
Utilização de ferramentas de aprendizagem digital para simulações interativas de mapas, promovendo envolvimento, acessibilidade e flexibilidade
Implementar avaliação autorregulada por meio de autoavaliação, feedback de colegas e ciclos regulares de feedback, permitindo que os alunos monitorizem o seu progresso e adaptem as suas estratégias de aprendizagem
Integrar componentes de aprendizagem de prestação de serviços para a comunidade, permitindo aos alunos aplicar as suas competências em benefício da comunidade, promovendo um sentido de responsabilidade e relacionamento comunitário.
Avaliação
Para aprovar na avaliação contínua o aluno deverá obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores na soma ponderada das tarefas de avaliação propostas. A avaliação contínua compreende uma avaliação prática do desenho de mapas, planeamento de percursos e procedimentos de segurança para escalada e rappel (objetivos de aprendizagem 1 e 3 - cotação de 30%). A segunda avaliação prática assenta na capacidade do aluno para executar e acompanhar a atividade de aventura (objetivos de aprendizagem 2 e 5 - cotação de 30%). A par destas avaliações práticas, para a avaliação contínua os alunos deverão elaborar um relatório escrito em grupo que englobe o planeamento, acompanhamento e avaliação do evento (objetivos de aprendizagem 4, 5 e 6 - cotação de 40%). A avaliação por exame e recurso inclui exclusivamente a entrega de relatório, não sendo possível a repetição da atividade. As componentes práticas de avaliação deverão ser realizadas em avaliação contínua.
Bibliografia
Bravo, J., Laranjo, L., Pereira, C., & Batalha, N. (2018). Atividades de Exploração da Natureza: cordas, nós e ancoragens. Évora. Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-3-6.
Bravo, J., Laranjo, L., Parraça, J., & Batalha, N. (2018). Atividades de Exploração da Natureza: As Bases do Montanhismo. Évora, Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-2-9.
Brown, M., Jones, M. (2021). Adventure and Risk in Outdoor Environmental Education. In: Thomas, G., Dyment, J., Prince, H. (eds) Outdoor Environmental Education in Higher Education. International Explorations in Outdoor and Environmental Education, vol 9. Springer, Cham.
Thomas, G. Traditional adventure activities in outdoor environmental education. Journal of Outdoor and Environmental Education 9, 3139 (2005).
Jenkins, I. (2019). Adventure tourism and outdoor activities management: A 21st century toolkit. CABI.
Bravo, J., Laranjo, L., Parraça, J., & Batalha, N. (2018). Atividades de Exploração da Natureza: As Bases do Montanhismo. Évora, Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-2-9.
Brown, M., Jones, M. (2021). Adventure and Risk in Outdoor Environmental Education. In: Thomas, G., Dyment, J., Prince, H. (eds) Outdoor Environmental Education in Higher Education. International Explorations in Outdoor and Environmental Education, vol 9. Springer, Cham.
Thomas, G. Traditional adventure activities in outdoor environmental education. Journal of Outdoor and Environmental Education 9, 3139 (2005).
Jenkins, I. (2019). Adventure tourism and outdoor activities management: A 21st century toolkit. CABI.