2023
Técnicas de Reeducação Postural
Nome: Técnicas de Reeducação Postural
Cód.: DES10686L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
1. Conhecer a anatomia fundamental da estabilidade postural
2. Dominar os pressupostos básicos do equilíbrio muscular humano
3. Compreender a importância da estabilidade pélvica e escapular
4. Conhecer os tipos de trabalho de força e de flexibilidade
5. Conhecer os princípios de postural ideal
6. Dominar os métodos de avaliação postural
7. Identificar as principais patologias da coluna vertebral
8. Diagnosticar os desalinhamentos dos membros inferiores
9. Prescrever o exercício físico para as diferentes patologias da coluna vertebral e dos
membros inferiores
10. Conhecer diferentes técnicas de reeducação postural
11. Planear e leccionar sessões de reeducação postural
12. Vivenciar técnicas de reeducação postural
13. Ter a capacidade de investigar sobre os técnicas de reeducação postural
14. Realizar e apresentar oralmente fichas de leitura de artigos científicos sobre técnicas
de reeducação postural
Competências a desenvolver:
1. Aquisição de conhecimentos práticos e teóricos que promovam um bom alinhamento
postural.
2. Prescrição de exercício físico que promova um bom alinhamento postural
1. Conhecer a anatomia fundamental da estabilidade postural
2. Dominar os pressupostos básicos do equilíbrio muscular humano
3. Compreender a importância da estabilidade pélvica e escapular
4. Conhecer os tipos de trabalho de força e de flexibilidade
5. Conhecer os princípios de postural ideal
6. Dominar os métodos de avaliação postural
7. Identificar as principais patologias da coluna vertebral
8. Diagnosticar os desalinhamentos dos membros inferiores
9. Prescrever o exercício físico para as diferentes patologias da coluna vertebral e dos
membros inferiores
10. Conhecer diferentes técnicas de reeducação postural
11. Planear e leccionar sessões de reeducação postural
12. Vivenciar técnicas de reeducação postural
13. Ter a capacidade de investigar sobre os técnicas de reeducação postural
14. Realizar e apresentar oralmente fichas de leitura de artigos científicos sobre técnicas
de reeducação postural
Competências a desenvolver:
1. Aquisição de conhecimentos práticos e teóricos que promovam um bom alinhamento
postural.
2. Prescrição de exercício físico que promova um bom alinhamento postural
Conteúdos Programáticos
I. Anatomia básica da Postura
1. Osteologia e Miologia
1.1. Coluna vertebral e membros superiores e inferiores
1.2. Movimentos articulares
1.3. Tipos de contracção muscular
1.4. Papel dos agonistas, antagonistas e sinergistas
1.5. Equilíbrio muscular
1.6. Trabalho da força e da flexibilidade
1.7. Estabilidade pélvica e escapular
2. Alinhamento postural e avaliação postural
2.1. Postura ideal
2.2. Métodos de avaliação postural
II. Patologias e prescrição na Reeducação Postural
1. Patologias do alinhamento postural
1.1. Patologias da coluna vertebral
1.2. Patologias dos membros inferiores
2. Prescrição de exercício físico para patologias posturais
2.1. Estudo teórico de técnicas de reeducação postural
2.2. Planeamento e leccionação de sessões
3. Vivência de técnicas de reeducação postural
1. Osteologia e Miologia
1.1. Coluna vertebral e membros superiores e inferiores
1.2. Movimentos articulares
1.3. Tipos de contracção muscular
1.4. Papel dos agonistas, antagonistas e sinergistas
1.5. Equilíbrio muscular
1.6. Trabalho da força e da flexibilidade
1.7. Estabilidade pélvica e escapular
2. Alinhamento postural e avaliação postural
2.1. Postura ideal
2.2. Métodos de avaliação postural
II. Patologias e prescrição na Reeducação Postural
1. Patologias do alinhamento postural
1.1. Patologias da coluna vertebral
1.2. Patologias dos membros inferiores
2. Prescrição de exercício físico para patologias posturais
2.1. Estudo teórico de técnicas de reeducação postural
2.2. Planeamento e leccionação de sessões
3. Vivência de técnicas de reeducação postural
Métodos de Ensino
Durante um semestre, semanalmente, os alunos terão uma aula teórico-prática de cento e
vinte minutos e uma aula prática de sessenta minutos, prevendo-se a lecionação de trinta
horas teóricas e quinze práticas. As aulas teórico-práticas visam a transmissão de todos os
conteúdos programáticos desta UC, à exceção dos referentes à vivência de técnicas e à
lecionação de sessões de reeducação postural, que serão abordados na aulas práticas.
Será, igualmente, utilizada a plataforma do Moodle para disponibilização de informação,
nomeadamente o programa, normas de funcionamento, datas de avaliação, artigos
científicos, entre outros. O recurso à plataforma do Moodle será, também, um meio de
comunicação eficaz e rápido entre professor e aluno(s) e entre alunos.
A avaliação contínua engloba os seguintes momentos de avaliação:
1. Avaliação teórica, através da realização de uma frequência.
2. Avaliação teórico-prática, que incide sobre a realização de fichas de trabalho e sobre
o planeamento e a lecionação de uma sessão de reeducação postural de uma técnica à
escolha dos alunos.
3. A avaliação final compreende uma avaliação teórica, através de um exame, e uma avaliação
prática. Para concluir a UC com sucesso, todos os alunos deverão ter no mínimo 9,5 valores
em cada uma dos momentos de avaliação, bem como cumprir as normas do regulamento
escolar interno, designadamente a assiduidade a 75% das aulas lecionadas
vinte minutos e uma aula prática de sessenta minutos, prevendo-se a lecionação de trinta
horas teóricas e quinze práticas. As aulas teórico-práticas visam a transmissão de todos os
conteúdos programáticos desta UC, à exceção dos referentes à vivência de técnicas e à
lecionação de sessões de reeducação postural, que serão abordados na aulas práticas.
Será, igualmente, utilizada a plataforma do Moodle para disponibilização de informação,
nomeadamente o programa, normas de funcionamento, datas de avaliação, artigos
científicos, entre outros. O recurso à plataforma do Moodle será, também, um meio de
comunicação eficaz e rápido entre professor e aluno(s) e entre alunos.
A avaliação contínua engloba os seguintes momentos de avaliação:
1. Avaliação teórica, através da realização de uma frequência.
2. Avaliação teórico-prática, que incide sobre a realização de fichas de trabalho e sobre
o planeamento e a lecionação de uma sessão de reeducação postural de uma técnica à
escolha dos alunos.
3. A avaliação final compreende uma avaliação teórica, através de um exame, e uma avaliação
prática. Para concluir a UC com sucesso, todos os alunos deverão ter no mínimo 9,5 valores
em cada uma dos momentos de avaliação, bem como cumprir as normas do regulamento
escolar interno, designadamente a assiduidade a 75% das aulas lecionadas
Bibliografia
Pina, J.A. (1999). Anatomia Humana da Locomoção. Lidel
Souchard, P-E. (2012). Reeducación postural global: el método de la RPG. Elsevier.
Tribastone F.(2001) Tratado de Exercícios Corretivos Aplicados a Reeducação Motora
Postural. São Paulo: Manole.
Souchard, P-E. (2012). Reeducación postural global: el método de la RPG. Elsevier.
Tribastone F.(2001) Tratado de Exercícios Corretivos Aplicados a Reeducação Motora
Postural. São Paulo: Manole.
Equipa Docente
- Ana Isabel Carvalho da Cruz Ferreira Matos [responsável]